Buscar

GESTÃO DE BENEFICIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	No seu entendimento quais são as melhores práticas em Gestão de Benefícios?
		
	
	Qualidade duvidosa de prestação de serviços aos empregados.
	
	Não criar práticas para oferecer benefícios aos empregados.
	 
	Equilíbrio entre valor para os funcionários, custos e riscos e melhoria com aumento da competitividade para as empresas.
	
	Não oferecer benefícios aos empregados.
	
	Diminuição na qualidade de benefícios oferecidos aos empregados.
	
	 
	Ref.: 201601300539
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os benefícios ofertados aos empregados podem ser provenientes de diferentes políticas ou programas, dentro ou fora do contexto da organização. Qual das opções a seguir NÃO estaria corretA tomando-se como base o que fora estudado em Gestão de Benefícios?
		
	
	Podem resultar de uma negociação dos empresários com os sindicatos dos trabalhadores como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho de uma determinada categoria.
	
	Os benefícios, além de serem concedidos pelas empresas, pelos sindicatos, por entidades sociais, são também concedidos aos trabalhadores pelo Estado através da Previdência Social.
	 
	Benefícios podem ser oferecidos por empresas concorrentes, por órgãos consultivos do governo (municipal, estadual ou federal), bem como por organismos internacionais vinculados às áreas de saúde e educação;
	
	Podem decorrer de um direito a que o trabalhador faz jus, por força da legislação trabalhista e previdenciária, como, por exemplo, o recebimento do salário, do 13º salário, do repouso semanal remunerado, do adicional de horas extras, do adicional noturno, do pagamento das férias, da aposentadoria, do auxílio-doença entre tantos outros.
	
	Podem decorrer da mera liberalidade de uma empresa, como, por exemplo, a concessão de folga no dia do aniversário do empregado.
	
Explicação:
Os benefícios são concedidos pelas empresas, sejam elas com ou sem fins lucrativos. Não há qualquer interferência das concorrentes.
	
	 
	Ref.: 201601685340
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Araújo, Luis César G. (2006) a remuneração é vista com enfoque contemporâneo, ou seja, foco na pessoa, onde a remuneração é variável, conforme o seu desempenho ou cumprimento de metas por parte dos colaboradores sua remuneração pode aumentar ou decrescer. Pode-se elencar as seguintes medidas: - Remuneração por habilidades: remunera as pessoas com base naquilo que elas demonstram saber, baseada no conhecimento e em multi-habilidades; - Remuneração por competências: competência essencial (habilidades, conhecimentos, capacidades, características comportamentais e outros atributos que equilibrados predizem o desempenho superior); e - Remuneração por resultados: atendimento de metas (participação nos lucros ou resultados e participação acionária). Diante disto, os benefícios estão associados a quais processos da Administração de Recursos Humanos?
		
	 
	Remuneração e Qualidade de Vida.
	
	Remuneração e Gestão da Performance e da Carreira.
	
	Remuneração e Gestão do Clima Organizacional.
	
	Remuneração e Captação dos Recursos Humanos.
	
	Remuneração e Desenvolvimento dos Recursos Humanos.
	
	 
	Ref.: 201601671325
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje, precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento. Sendo assim, como as empresas tratam os benefícios sociais quanto aos objetivos e quais são as respectivas modalidades?
		
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e carta de fiador), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e seguro de vida), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e quadras de esporte).
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e caixa eletrônico na empresa), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e transporte), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	 
	Assistencial (assistência médico-hospitalar e seguro de vida), recreativo (grêmio e colônia de férias) e supletivo (restaurante no local de trabalho e estacionamento).
	
Explicação:
Transporte é supletivo e não assistencial, quadra de esporte é recreativo e não supletivo, carta de fiador é supletivo e  não assistencial, caixa eletrônico é supletivo e não assistencial.
	
	 
	Ref.: 201601252498
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com R. Luz, autor do livro Gestão de Benefícios: uma experiência brasileira, a flexibilização dos benefícios no Brasil é uma alternativa a ser considerada. Qual das alternativas a seguir melhor justificaria a adoção de tal abordagem?
		
	 
	Flexibilizar é o mesmo que permitir que cada empregado opte pelos benefícios que melhor atenda sua necessidade. Os custos serão menores, mas a satisfação será, provavelmente, muito maior;
	
	A imagem da empresa fica melhor para a comunidade quando a flexibilização dos benefícios ocorre. Existe estímulo do governo para a flexibilização, particularmente nos aspectos fiscais e trabalhistas.
	 
	A flexibilização dos benefícios pode ampliar a percepção de valor por parte dos empregados, na medida em que diversos benefícios estarão mais alinhados às necessidades e expectativas dos profissionais;
	
	A flexilização reduziria o passivo trabalhista das empresas, além do custo direto, uma vez que não haverá reclamações onde os empregados fizeram as próprias opções;
	
	A flexibilização irá reduzir os custos administrativos da organização, na medida em que os benefícios serão adquiridos em menor quantidade, o que irá gerar redução dos custos;
	
	 
	Ref.: 201601891404
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Beneficios são vantagens oferecidas aos funcionários a fim de atrair, reter e manter motivada a força de trabalho. São classificados quanto a exigibilidade, natureza e objetivos. Como podem ser divididos os benefícios quanto a sua natureza?
		
	
	legal ou espontaneo
	
	assistenciais, recreativos e plano supletivo
	
	Fiosiológicas ou de segurança
	
	Obrigatorio ou voluntario
	 
	monetários e não monetários
	
Explicação:
Podemos dar como exemplo  13º salário que é um benefício monetário, enquanto o caixa eletrônico instalado na empresa é um benefício não monetário.
	
	 
	Ref.: 201601640859
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As empresas oferecem vários tipos de benefícios para seus funcionários. São benefícios não-monetários oferecidos no mercado brasileiro:
		
	
	13º salário;
	
	Complementação salarial em caso de doença
	
	férias;
	 
	Refeitório;
	
	Gratificação;
	
Explicação:
O refeitório se refere ao local onde o empregado irá tomar suas refeições, portanto um benefício não monetário diferente dos demais apresentados.
	
	 
	Ref.: 201601146535
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Gabriel conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar administrativo na Seguradora Grandes Amigos, mas não se sente entusiasmado com suas tarefas. Comumente se atrasa, falta e não cumpre suas obrigações. Assim mesmo, a gerente de Gabriel mantém os elogios e prêmios, em uma tentativa de mudar o seu comportamento,mas o que está conseguindo é o descontentamento de sua equipe. A atitude dessa gerente está correta?
		
	
	Sim, pois, se ela premiasse o comportamento indesejado, Gabriel acabaria por entender seus erros e mudaria o seu comportamento.
	
	Não, pois ela deveria incentivá-lo a estudar assuntos que de fato lhe interessem, mesmo não sendo relacionados ao trabalho atual
	 
	Não, pois o reforço dado ao comportamento errado aumenta a probabilidade de esse comportamento ocorrer em situações semelhantes.
	
	Sim, pois a atitude da gerente acabará por influenciar os outros funcionários a ter uma atitude mais compreensiva em relação a ele.
	
	Sim, pois ela conseguirá ao longo do tempo adquirir a confiança do funcionário e mudar seu comportamento.

Outros materiais