Buscar

TRABALHO DA AGUA BIOQUIMICA

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
MARIELY BARCELOS DE MORAIS
A COMPOSIÇÃO DA ÁGUA
CAMPO GRANDE MS 
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
MARIELY BARCELOS DE MORAIS
RA: 9025453554
A COMPOSIÇÃO DA ÁGUA
Trabalho para a disciplina de Bioquímica e Biofísica ao curso de enfermagem do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande
Profª Amanda Ganassin 
CAMPO GRANDE
2014
SUMÁRIO
 INTRODUÇÃO 03
A COMPOSIÇÃO DA ÁGUA 04
ÁGUA COM GÁS 05
ÁGUA TÔNICA 06
ÁGUA ARDENTE 07
 REFERÊNCIAS 08
A Composição da Água
A água é composta por dois elementos químicos: Hidrogênio e Oxigênio, representados pela fórmula H2O. Como substância, a água pura é incolor, não tem sabor nem cheiro.
Quimicamente, nada se compara à água. É um composto de grande estabilidade, um solvente universal e uma fonte poderosa de energia química. No que diz respeito a uma série de propriedades físicas e químicas, a água é uma verdadeira exceção à regra. 
A Terra está a uma distância do sol que permite a existência dos três estados da água: sólido, líquido e gasoso. Esse líquido precioso está nas células, nos vasos sanguíneos e nos tecidos de sustentação. Nossas funções orgânicas necessitam da água para o seu bom funcionamento. Em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo. Diariamente, ele deve repor cerca de 2 litros e meio. Todo o nosso corpo depende da água, por isso, é preciso haver equilíbrio entre a água que perdemos e a água que repomos. 
Quando o corpo perde líquido, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Ao perceber esse aumento, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se não beber água, o ser humano entra em processo de desidratação e pode morrer de sede em cerca de dois dias. 
ÁGUA COM GÁS
A água gaseificada artificialmente tem um processo industrial idêntico ao dos refrigerantes: retira-se o oxigênio presente no líquido e injeta-se, em seu lugar, gás carbônico. A água tem de ser resfriada para absorvê-lo. Gases a baixas temperaturas têm menor movimento molecular. Isso torna mais fácil agregá-los ao líquido. Já o processo natural de formação de água carbogasosa ou carbonatada como é chamada pelos cientistas, surge do aquecimento subterrâneo. As fontes estão situadas em regiões onde ocorreram vulcões ou onde a camada de magma está mais próxima da superfície. Nesses locais, os condutos de magma atravessam as rochas até alcançarem os aquíferos, reservatórios subterrâneos de água. O calor intenso quebra as moléculas dos minerais contidos na água, liberando vapores e incorporando os gases ao líquido. Existe ainda outra possibilidade O gás carbônico também pode ser formado pela oxidação da matéria orgânica presente no aquífero. De qualquer forma, muitas águas gasosas naturais podem apresentar teor de gás carbônico baixo para as convenções comerciais e, nesse caso, recebem artificialmente um reforço de CO2.
ÁGUA TÔNICA
Água tônica é um refrigerante que contém cerca de 10% de açúcar e até 85 mg de quinina. O açúcar além da função de adoçar propicia o corpo á bebida. Inicialmente, a quinina era adicionada como sendo um composto com efeitos benéficos contra a malária. Atualmente é utilizada apenas para conferir o gosto amargo, características sensoriais marcante deste produto. Á agua tônica é muito usada como uma bebida de mistura para coquetéis, especialmente os que são feitos com gim. A quinina é um tipo de álcool, o primeiro derivado da casca da árvore cinchona do século 19. Ela serve para vários fins medicinais, como o tratamento de cólicas. No entanto, se usada de forma inadequada pode comprometer seriamente a saúde das pessoas e pode até mesmo levar á morte em algumas circunstâncias extremas. 
ÁGUA ARDENTE
 A produção de brasileira de cachaça é estimada em 1,7 bilhão de litros, sendo que cerca de 400 milhões são produzidas em alambiques. A cadeia produtiva não é tecnologicamente homogênea, havendo necessidade do desenvolvimento de tecnologias para aperfeiçoar e controlar a qualidade e a padronização da bebida. O objetivo do trabalho é avaliar as curvas de volatilização dos principais compostos presentes em agua ardente de cana, ao longo de um processo de dupla destilação, realizado em alambique simples, e quantificar a formação e recuperação de compostos voláteis típicos, utilizando a metodologia da produção de whisky. Foram estudadas as curvas de volatilização dos componentes químicos do destilado ao longo da primeira e da segunda destilação, além da composição química das frações cabeça, coração (aguardente) e cauda produzidas durante o processo, seguindo as metodologias e critérios da legislação vigente no Brasil
REFERÊNCIAS.
COMPOSIÇÃO DA ÁGUA 
<http://aguaplaneta.pbworks.com/w/page/1546311/Composi%C3%A7%C3%A3o%20da%20%20%C3%81gua>
ÁGUA COM GÁS
<http://super.abril.com.br/ciencia/como-se-produz-agua-gas-443439.shtml>
ÁGUA TÔNICA
<http://www.ehow.com.br/perigos-agua-tonica-quinina-lista_135675/
http://www.scielo.br/pdf/cta/v29n3/a18v29n3>
ÁGUA ARDENTE
< http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11141/tde-15032010-145621/pt-br.php >

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes