Buscar

BQD ELETROTERMOFOTOTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201409346690)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O uso da termoterapia, em muitos casos, é importante para a cicatrização dos tecidos lesionados. De acordo com seus conhecimentos, marque a alternativa INcorreta.
		
	
	O PRICE é muito utilizado nas lesões agudas esportivas.
	
	O gelo pode ser combinado com o calor de forma alternada, na tentativa de melhorar o edema em regiões distais como o tornozelo.
	
	O calor profundo deve ser utilizado nas fases crônicas das lesões.
	
	A crioterapia pode ser útil para evitar a hipóxia secundária.
	 
	O calor superficial pode atingir até 2 centímetros e é melhor utilizado nas fases agudas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408843162)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A qual fenômeno físico a absorção da radiação terapêutica está intimamente ligada ?
		
	
	Reflexão
	
	Lei do Quadrado Inverso
	
	Dilatação Molecular
	
	Contração Térmica
	 
	Refração
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409241408)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Tens é uma modalidade de corrente de baixa frequência que é comumente utilizada para promoção do alívio de dor. Em caso de promoção de alívio de dor por um período de tempo mais prolongado, utilizamos o tens no modo burst ou acupuntural. Qual a teoria justifica os efeitos dessas modalidades de Tens:
		
	
	Teoria da Co-contração Muscular
	 
	Teoria da Comporta da Dor.
	 
	Teoria dos Opiódes Endógenos
	
	Teoria da Bioletricidade.
	
	Teoria do Alívio da Dor
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408843160)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual importância é atribuída ao mecanismo de vasodilatação periférica referente à aplicação de recursos hipertérmicos?
		
	 
	É uma resposta orgânica com a finalidade de dissipar o calor recebido
	
	Consiste no aumento do tônus endotelial
	
	É importantíssima em Fase Aguda para promover cicatrização
	
	É a tentativa do organismo em reter o calor absorvido
	
	É um mecanismo de aquecimento do tecido
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408856120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação à hipertermoterapia, a partir de quantos graus Celsius ocorre dano tecidual?
		
	
	53°
	 
	45°
	
	42°
	
	39°
	
	65°
	CREFITO 8 - Paraná/2008) - A termoterapia profunda é um recurso terapêutico bastante utilizado em clínicas de ortopedia, com diversos modos de aplicação. Logo, cabe ao Fisioterapeuta responsável definir, por meio de conhecimento prévio, o melhor método de administrar esse recurso. Sendo assim, ao utilizar o ondas curtas como recurso terapêutico, é correto afirmar que:
		
	
	no método longitudinal, uma grande distância eletrodo-pele produzirá uma carga térmica alta no tecido muscular e será necessária uma intensidade alta para atravessar os tecidos no sentido escolhido.
	 
	durante a aplicação coplanar, os eletrodos estão em um mesmo plano, devido à alta carga térmica do tecido gorduroso, e não há fluxo transverso através de todas as camadas de tecido, pois, nas camadas mais profundas, a absorção de energia é mais baixa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409320304)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação à corrente contínua, também conhecida como corrente galvânica, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Ela se diferencia da corrente alternada por manter a polaridade durante todo o tempo, por isso também é conhecida como monofásica ou monopolar, predominando a geração de efeitos polares.
	 
	É uma corrente que se pode utilizar para facilitar a permeação de princípios ativos que tenham polaridades definidas, chamados de ativos ionizáveis, essa técnica é conhecida como Iontoforese.
	
	NDA
	 
	É uma corrente que se pode utilizar para facilitar a permeação de princípios ativos que tenham polaridades definidas, chamados de ativos ionizáveis, essa técnica é conhecida como Fonoforese.
	
	A corrente galvânica apresenta fluxo constante de elétrons em uma só direçãO
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409066828)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC - TRT 15ª Região/2005) - Os parâmetros mais adequados para utilização do ultrassom terapêutico na fase aguda das lesões músculo esqueléticas (i=intensidade), são:
		
	
	.
	 
	i= até 0,5w/cm2, modo pulsado, área de 2 a 3 vezes o tamanho do cabeçote por 5 minutos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408523647)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Os efeitos do ultrassom pulsado aceleram a regeneração de fibras musculares mediante uma intensa neoformação vascular, acelerando a reparação da necrose..." (Bassoli, D. 2001) Sobre essa afirmação e com seus conhecimentos, marque a proposição que NÃO condiz com os efeitos do ultrassom.
		
	 
	O ultrassom diminui o metabolismo, favorecendo a regeneração celular.
	
	
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408354222)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A termólise representa a capacidade do organismo em dissipar o calor recebido. Ocorre por quatro diferentes mecanismos, dentre eles a CONDUÇÃO, onde a vibração molecular é aumentada por uma fonte hipertêrmica. Podemos observar que a condução está presente nos seguintes recursos:
		
	 
	Bolsas de Água Quente e Banho de Parafina
		
A teoria das comportas é uma outra forma de explicar a neurofisiologia da TENS. Os impulsos da TENS são transmitidos através de fibras de grosso calibre, do tipo A, que são de rápida velocidade, já os estímulos da dor são transmitidos através de fibras de calibre menor, do tipo C, que são lentas.
Desta forma os estímulos da TENS chegam primeiro ao corno posterior da medula, e despolarizam a substância gelatinosa de Holando, impedindo que os estímulos da dor passem para o tálamo. Sendo assim, as comportas ou portões da dor são fechados, daí o nome: Teoria das Comportas ou Porta da dor.
A característica da teoria das comportas inclui neurônios sensoriais (A-Beta), neurônios sensoriais (A-delta-C), a substância gelatinosa que corresponde a lamina II e III do corno posterior da substância cinzenta da medula e uma célula de transmissão T, também conhecido como uma célula-tracto (via) ou neurônio de 2ª ordem. Ambas (A-Beta) e (A-delta-C) fazem conexão com a substância gelatinosa e no neurônio de 2ª ordem. A substância gelatinosa age como um "modulador" pré-sináptico das fibras largas e finas antes da função com a célula T. O controle foi descrito para ocorrer pelos mecanismos neurofisiológicos nomeados inibição pré-sináptica.
Quando a substância gelatinosa está ativa um aumento de controle pré-sináptico nos axonios de 1ª ordem acontece e o "portão" está relativamente fechado, isto é, diminuindo no número de quantidade sensorial chegando ao 2º neurônio. Por outro lado, a redução na atividade da substância gelatinosa resulta na diminuição do controle pré-sináptico e o portão é considerado "aberto" ,isto é, o número de informações sensitivas chegando a célula T é relativamente não alterada. O equilíbrio de atividade nos neurônios sensitivos largos e finos determina a posição do "portão".
Se as fibras largas aferentes são ativadas, um aumento inicial na atividade da célula T acontece e é seguido por uma redução da atividade. Esse aumento inicial e devido uma ativação direto da célula T pelas fibras aferentes. A redução é um resultado indireto trazido pelas próprias fibras largas que acabam ativando as células da substância gelatinosa, o que consequentemente levará a uma inibição pré-sináptica das fibras aferentes. Isso faz com que o "portão" se feche.
Se entretanto, as fibras (finas) são ativadas, o aumento inicial na célula T é devido a atividade aferente primária. As fibras finas aferentes também atuam interneurônios inibitórios que inibem a atividade da substância gelatinosa. O resultado é de diminuição do controle pré-sináptico nas"largas e finas" fibras e abre o portão. 
Melzah e Wall propuseram quando o equilíbrio de finas e largas não se mantém e chega a um valor crítico, a célula T é ativado. A ativação ascende e há a percepção de dor e respostas comportamentais. Um componente do sistema que foi brevemente mas não totalmente descrito foi o controle descendente. Wall propôs que eventos centrais assim como emoção e experiência passada provocam respostas descendentes que atuam no mecanismo do portão para bloquear a sensação no nível espinhal.

Outros materiais