Buscar

ATIVIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4. Elaborar uma orientação ao seu adir, proprietário da empresa altas bordas, abordando os estilos de liderança. Relacionar os estilos de liderança com a tomada de decisão, discorrendo sobre a influência do estilo de liderança na tomada de decisão e o impacto nos resultados organizacionais.
Liderança é uma palavra muito citada em todos os âmbitos da sociedade. Segundo Basso (2006) “Liderar é ser capaz de influenciar pessoas a fazerem de boa vontade o que tem que ser feito em favor do coletivo”. Significa incentivar os membros de um grupo para agirem em torno de um objetivo comum e que todos possam crescer como resultado dos esforços de seus membros.
Estudos apontam que existem quatro Estilos de Liderança que influenciam de modo diferente o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais.
Liderança Autocrática
A liderança autocrática é um tipo de liderança autoritária, na qual o líder não ouve a opinião do grupo. Este tipo de líder organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização e normalmente usa ameaças e punições.
 Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo, o líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo, o líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho. O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Geralmente verifica-se este estilo de liderança em organizações de mão-de-obra intensiva, não especializada e com pouca tecnologia. Segundo Maximiano (2007), a liderança autocrática centraliza o poder de decisão no chefe, ou seja, quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático é seu comportamento ou estilo. De acordo com Chiavenato (2004), o líder impõe suas ideias e suas decisões sobre o grupo sem nenhuma participação deste, sendo que a ênfase está nele.
Liderança Liberal
Liderança liberal é onde há liberdade completa para as decisões grupais sem qualquer participação do líder nas mesmas, onde não há nenhuma tentativa de avaliar o grupo ou as atividades propostas a ele.
Na liderança liberal (laissez-faire) a participação do líder é mínima e o grupo é enfatizado. Há liberdade e total confiança no grupo onde as decisões são totalmente delegadas. Neste estilo de liderança, o líder delega as atividades ao grupo, e não faz acompanhamento das tarefas, onde a produção é baixa, há desperdício de tempo com problemas pessoais, sendo que, as pessoas são muito individualistas e não respeita o líder (CHIAVENATO 2004). 
Ainda segundo Chiavenato (2004), este estilo é indicado à grupos com alta maturidade e responsabilidade, gerando assim inspiração criativa e iniciativa, instigando o sentimento de importância dos mesmos na organização. 
De acordo com Banov (2008), a atuação do líder fica muito reduzida, há liberdade para grupos e indivíduos tomarem decisões independentes, quer o líder ou não, e, não há imposição de regras. Esse ambiente favorece o desrespeito, a confusão, a impunidade, onde a falta de uma voz ativa que impulsione os processos, determine funções e resolva conflitos, culmine no fracasso de qualquer organização.
Liderança Democrática
Liderança democrática ao contrário do líder anterior este tem a participação do grupo ao quais todos podem opinar e decidir o melhor para todos, acompanhado de aconselhamento técnico quando preciso. Na liderança democrática todos participam democraticamente nas decisões e existe boa comunicação entre liderados e líder que estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto. Segundo Maximiano (2004), quanto mais às decisões forem influenciadas pelos integrantes do grupo, mais democrático é o comportamento do líder. Este estilo de liderança segundo Banov (2008), possibilita a integração entre os liderados, pois, promove um maior engajamento das pessoas, uma vez que elas se sentem motivadas e importantes para execução de tarefas e objetivos da empresa. Produz maiores resultados, atribuídos ao bom relacionamento interpessoal entre o líder e os subordinados. Outra característica deste estilo é que apoia seus liderados, desenvolvendo laços de amizade e cordialidade para com os mesmos. Chiavenato (2004) afirma que o líder se comunica espontaneamente e forma grupos de amizades e um bom relacionamento entre sua equipe.

Outros materiais