Buscar

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Atividade Proposta 1 a 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS – ATIVIDADES PROPOSTAS AULAS 1 a 10
1 - Escolha a alternativa correta.
I- Administração do conflito por um terceiro imparcial. Este tem a prerrogativa de poder sugerir um possível acordo, após a avaliação das vantagens e desvantagens que tal proposição traria a ambas as partes.
II- É o caminho natural nas relações humanas para a resolução de conflitos. A todo momento, em nossas vidas, temos algumas questões para serem resolvidas dessa forma.
III- Já estava prevista em nossas leis há muito tempo, mas ganhou força apenas em 1996, quando foi editada a Lei n.º 9.307.
IV- As partes têm total controle do procedimento, mantendo a autonomia para decidir os aspectos em questão.
I- Arbitragem; II- Negociação; III- Conciliação; IV-Mediação.
I- Conciliação; II- Negociação; III- Arbitragem; IV-Mediação.
I- Arbitragem; II- Mediação; III- Conciliação; IV-Negociação.
I- Negociação; II- Conciliação; III- Arbitragem; IV-Mediação.
2 - A Comunidade Europeia vêm recomendando as RAD’s (Resoluções Alternativas de Disputas) em seus estados-membros. Podemos enfatizar nesse sentido:
a) O acesso para países latino-americanos e africanos participarem das mediações internacionais, respeitando a soberania local.
b) A criação de um tribunal internacional de arbitragem para composição de litígios judiciais na Europa.
c) A padronização dos procedimentos de mediação familiar para todos os estados-membros, alterando a legislação interna deles.
d) A publicação dos princípios europeus sobre a mediação familiar cujo texto foi elaborado pelos representantes dos estados-membros.
e) A possibilidade de mediação empresarial nas diferentes empresas em diferentes países.
5 - Leia com atenção este diálogo entre a Sra. Sara, chefe de um Departamento de Vendas e sua subordinada, Amélia.
	Sra. Sara: Está claro, então, de que forma o trabalho tem de ser realizado?
	Amélia: Mas, Dona Sara, a equipe já apontou algumas falhas nesse processo...
	Sra. Sara: Eu sei o que estou dizendo. Vai ser assim e ponto final.
Na sua opinião, a Sra. Sara é uma boa negociadora? Justifique sua resposta.
GABARITO: Não. A Sra. Sara não deve ser considerada uma boa negociadora, uma vez que, ao assumir uma postura típica daqueles que pensam ser “donos da verdade”, ela demonstra não estar disposta ao diálogo e à busca de uma solução que se mostre interessante para todos, em especial para a organização.
6 - Em uma briga entre vizinhos, foi sugerida a participação em uma mediação. As pessoas foram encaminhadas para uma Câmara de Mediação, onde foi esclarecido o procedimento a ser realizado. Ao saírem do estabelecimento, uma delas comentou com um amigo que o acompanhava: “A próxima mediação ocorrerá em uma semana. O mediador disse que nos trará uma solução para o caso”. Esse comentário:
a) Procede, porque, na pré-mediação, o mediador já pode ir compreendendo o conflito e preparando a sua solução ao escutar as partes;
b) Não procede, porque o procedimento realizado não foi uma mediação, no entanto, se fosse, o mediador poderia dar a solução para o conflito;
c) Não procede, porque o procedimento realizado foi uma pré-mediação, apesar de o mediador já ter colhido informações suficientes para a sua solução;
d) Não procede, porque não foi realizada uma mediação, e sim a pré-mediação, além disso, o mediador não dá solução para os conflitos;
e) Procede este comentário porque, na mediação realizada, os conflitos ficaram claros e o mediador apenas deverá trazer a solução;
7 - Qual é o objetivo da sessão privada, denominada de Caucus (conselho)?
a) Dar oportunidade para a parte, com o auxílio do mediador, rever sua posição em relação ao conflito, decidindo a solução para o litígio.
b) Dar oportunidade para a parte desabafar e rever, com o auxílio do mediador, sua posição em relação ao conflito, estabelecendo uma estratégia de convencimento da outra parte.
c) Dar oportunidade para a parte desabafar, abrandar as emoções decorrentes da vivência do conflito e rever sua posição em relação ao conflito, avaliando as propostas do mediador.
d) Dar oportunidade para a parte desabafar, abrandar as emoções decorrentes da vivência do conflito e esclarecer alguma questão.
e) Dar oportunidade para a parte conversar com o medidor, buscando deste soluções para a resolução do conflito.
8 - Correlacione as colunas de acordo com os modelos de mediação aprendidos nesta aula:
( ) O trabalho é feito com a comunicação, modificando as narrativas para, assim, conseguir a mudança da realidade.
( ) As versões dos fatos são consideradas como construções particulares de cada sujeito.
( ) A desconstrução do conflito e a reconstrução da relação são estágios anteriores à tomada de decisão.
( ) Os procedimentos são aplicados como técnicas de negociação e priorizam o conflito objetivo, visando ao acordo negociado.
( ) O modelo tem como objetivo enfrentar o conflito por meio do fortalecimento próprio e do reconhecimento dos outros.
a) Mediação circular-narrativa, Mediação narrativa, Mediação estratégica, Mediação satisfativa, Mediação transformativa.
b) Mediação narrativa, Mediação estratégica, Mediação circular-narrativa, Mediação satisfativa, Mediação transformativa.
c) Mediação transformativa, Mediação circular-narrativa, Mediação narrativa, Mediação estratégica, Mediação satisfativa.
d) Mediação circular-narrativa, Mediação satisfativa, Mediação narrativa, Mediação circular-narrativa, Mediação estratégica.
e) Mediação circular-narrativa, Mediação satisfativa, Mediação estratégica, Mediação narrativa, Mediação transformativa.
 9 - Alguns autores, ao tratarem de mediação, conceituam esse processo de resolução de conflitos e buscam esclarecer o papel do profissional enquanto mediador. Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I. A mediação familiar tem por objetivo ajudar as partes em controvérsia ou disputa a alcançar a aceitação mútua e a concordância voluntária. II. A mediação familiar é um processo preventivo que tenta evitar o divórcio através da intervenção firme do mediador, que orienta as partes sobre as consequências jurídicas do divórcio. III. O mediador é um profissional com capacitação específica, que deve se manter neutro em todo o processo. IV. A mediação não é uma arbitragem, na medida em que não tem como encargo descobrir e prover soluções para as partes.
a) Somente as proposições I, III e IV estão corretas. b) Somente a proposição III está correta.
c) Somente as proposições I e II estão corretas. d) Somente as proposições I e III estão corretas.
e) Somente a proposição I está correta.
10 - Analise as opções seguintes e marque a que não corresponde à regra.
a) Ao mediador, é vedado estabelecer compromissos com os mediandos.
b) Na mediação, ocorre a impossibilidade de o mediador conseguir algum benefício com uma das partes em razão do papel que ocupa.
c) O mediador não deve mediar um conflito quando não se sentir competente, mesmo que seja escolhido pelas partes.
d) O mediador não deve mediar um conflito quando suas crenças puderem prejudicar uma das partes.
e) Aqueles que participarem do procedimento da mediação devem manter o sigilo sobre todo o conteúdo trabalhado nessa situação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes