Buscar

C.Concreto 03 Direito do Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO II
Nome: Regina Sonia Aragão Góes
Matrícula: 201502138484
CASO CONCRETO 03
Maria foi contratada em 17/05/2010 pela Indústria Automobilística Vitória S/A. Em 25/03/2016 sofreu acidente d e trabalho ficando incapacitada para o trabalho até 01/04/2016, quando obteve alta médica e retornou ao serviço . Em 03/06/2016 foi dispensada sem justa causa. Maria entende ser detentora da estabilidade acidentária, razão pela qual ajuizou ação trabalhista postulando su a reintegração no emprego . Diante do caso apresentado, responda se as seguintes indagações:
 A) Quais os requisitos necessários para a concessão da estabilidade acidentária? Justifique indicando o prazo da garantia de emprego.
Resposta:
 Os requisitos são:
 
Ter ocorrido um acidente de trabalho ou doença por ele equiparado.
Ter recebido o auxílio doença ( que tem direito o empregado que foi afastado por 15 dias consecutivos)
Ter obtido alta médica (Art. 118 da Lei 8213/91 c/c súmula 378 do TST)
Quanto ao tempo:
“ È constitucional o artigo 118 da Lei n° 8.213/1991 que assegura o direito a estabilidade promissória por período de 12 meses após cessação do auxilio-doença ao empregado acidentado”.
( Súmula 378, I TST). O prazo é de 12 meses se preencher, todos os requisitos.
 B) No caso apresentado, Maria terá êxito na ação trabalhista? Justifique.
 
Resposta:
No caso concreto em questão Maria não terá êxito, pois ela não cumpriu com um dos requisitos para estabilidade que seria, o recebimento do auxílio doença, que só tem direito quem mais de 15 dias consecutivos, ela passou apenas 6, assim não preenche este requisito da estabilidade.
QUESTÃO OBJETIVA: 
Mônica celebrou contrato de trabalho com Construtora Aurora Ltda. em 19/10/2014. Em 12/04/2016 foi dispensada imotivadamente, com aviso prévio indenizado, sem receber qualquer valor rescisório ou indenizatório. No dia 19/04/2016 obteve os resultados dos exames que confirmaram sua gravidez de 2 (dois) meses. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta. 
A) Caso Mônica ajuíze ação trabalhista após o período da estabilidade garantido à gestante, não terá direito a qualquer efeito jurídico referente à estabilidade.
 B) Não há direito da empregada gestante à estabilidade provisória na hipótese de admissão mediante contrato de experiência, uma vez que a extinção da relação de emprego, em face do término do prazo, não constitui dispensa arbitrária ou sem justa causa.
 C) O desconhecimento, pelo empregador, do estado gravídico de Mônica afasta o direito ao pagamento da indenização decorrente da estabilidade.
x D) Na hipótese de ajuizamento de ação trabalhista no último dia do prazo prescricional, Mônica terá direito apenas aos salários e demais direitos correspondentes ao período de estabilidade garantido à gestante.

Outros materiais