Buscar

Discursivas exame Gestão da Tecnologia e da Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1- Gestão da Tecnologia e da Inovação 
Pelo fato do processo criativo ter como base as pessoas, afinal , sem pessoas não existe processo de criação, a empresa deve investir e capacitar o seu Capital intelectual, e gerenciar essa competência, por exemplo, através do Engajamento criativo. 
ENUNCI A DO 
Descreva o que é esse tipo de engajamento. 
Engajamento criativo significa que as pessoas realmente entendem que podem crescer junto a um processo de inovação, uma vez que este traz um conjunto de habilidades extremamente importantes para seu momento atual . Poderíamos ter pessoas genuinamente engaja das em um movimento criativo que resulta de seus melhores esforços. É um engajamento verdadeiro com processos de criação, sem o qual os projetos vão perder muito em originalidade e impacto no mercado. Rota 5, Tema 2 
Questão 2 - Gestão da Tecnologia e da Inovação 
 Leia o trecho a baixo: 
 Nokia processa Apple por patentes em celulares e tablets – Revista Veja
A Nokia informou nesta quarta-feira que apresentou queixas contra a Apple na Alemanha e nos Estados Unidos, alegando que os produtos da companhia infringiram várias patentes da empresa finlandesa. Os processos foram entregues nas Cortes Regionais de Dusseldorf, Mannheim e Munique, na Alemanha, e na Corte Distrital do Texas, nos Estados Uni os. 
De acordo com a Nokia, o processo aborda 32 patentes, entre elas a tela, a interface do usuário, o software, a antena e a codificação de vídeo. Disponível em:. Acesso e m 17 Mar.2017. 
ENUNCIA DO 
Nesse trecho de matéria que foi publicada na revista Veja vemos que há uma iniciativa de processo sobre patentes de produtos oriundos da inovação. Descreva qual a importância (proteção) de se ter uma patente, e se no caso a Nokia não ter as patentes o que poderá ocorrer nesse processo. 
Resposta 1- Quando uma empresa tem o registro de uma patente a permite segurança sobre os investimentos realizados em P&D, porque evita- se que os concorrentes venham a copiar e vender a invenção, usufruindo de todo o esforço e investimento feitos. Nesse caso, se a Nokia não tiver os registros de patente, provavelmente ela irá perder essa ação. Rota 6.
Resposta 2- Ter uma patente de um determinado produto, nesse caso, oriundos da inovação, trás a empresa a segurança de que seu produto não será copiado e comercializado sem que tenha autorização para isso. A patente garante o seu direito sobre a lei. As empresas estão sempre em busca de inovações, produtos novos para se comercializar e que tragam retorno financeiro, ao inovar uma empresa lança no mercado novos produtos e se ela não fizer o registro (patente) de duas novas ideias e produtos, ficará vulnerável, pois o mercado poderá copiar ou até mesmo roubar um produto inovador criado por ela e assim, patenteando antes.
Questão 3 – Gestão da Tecnologia e da Inovação
Observe a figura abaixo:
Fonte: Disponível em: . Acesso em 21 Mar. 2017. Texto 1: 
Vantagens do LED: De precisão luminosa – Praticamente não altera o brilho com seu uso.
Uma Flurescente compacta chega a perder 84% do seu fluxo luminoso após duas mil horas de uso; 
Ecologicamente Correta: Essas lâmpadas não contêm vapor de mercúrio, chimbo, não emitem raio ultravioleta, o que consequentemente, não atraem mosquitos e insetos. O seu descarte pode ser feito diretamente em lixo comum, sendo posteriormente encaminhado para a reciclagem sem nenhum procedimento especial.
ENUNCIADO 
Elabore um texto que explique que tipo é esse modelo de inovação da figura. 
Esse é um modelo de inovação tecnológica, esse modelo visa a melhoria contínua do produto, fazendo com que ele tenha resultado de eficiência melhor que o anterior. Um dos pontos fortes dessa inovação é o fato de ele ser ecologicamente correto em relação ao anterior, podendo assim descartar em lixos comuns sem maiores preocupações e custos adicionais. 
Inovação Radical: algo que é novo para o mercado e que traz uma grande mudança tecnológica, estrutural ou operacional; Modelo de ruptura. É a introdução de um novo produto, processo ou forma de organização da produção inteiramente nova. 
Gabriel a Eyng. Gestão da inovação e do conhecimento. Curitiba: InterSaberes, 2012. Capítulo 1.

Outros materiais