Buscar

CONSTITUCIONAL AULA 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROCESSO LEGISLATIVO
Medida Provisória
(Aula 15)
Profº Osni Moritz
CONCEITO
“Em casos de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar Medidas Provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional” (Art. 62 da CF/88)
ATENÇÃO! Governador e Prefeito também podem?! Somente se houver a previsão na Constituição Estadual ou na Lei Orgânica Municipal (Regra de repetição permitida ou facultativa)
ATENÇÃO! O que seriam essas Medidas de relevância e urgência? – Caráter político (Poderes Executivo e Legislativo), não passíveis de apreciação pelo Poder Judiciário (RE 62.739-SP)
PRAZO DE VIGÊNCIA
“A Medida Provisória perde a eficácia, desde a sua edição, se não for convertida em lei no prazo de 60 dias” (EC 32/2001)
Admite-se a prorrogação automática por mais 60 dias, uma única vez, caso o prazo original se esgote sem a apreciação da MP pelas duas Casas do Congresso Nacional.
“Os prazos são contados da publicação da MP e ficam suspensos durante os períodos de recesso do Congresso Nacional” (Art. 62, §4º da CF/88)
PRAZO DE VIGÊNCIA
“Havendo MP em vigor na data da Convocação Extraordinária, elas serão automaticamente incluídas na pauta de votação” (Art. 57, §8º da CF/88)
A MP rejeitada pelo Congresso Nacional ou que perder a sua eficácia pelo decurso do prazo, não poderá ser novamente editada na mesma sessão legislativa.
A MP declarada inconstitucional pelo STF não poderá ser novamente editada pelo presidente da República, sob pena de crime de responsabilidade (Art. 85, II e VII da CF/88)
As MPs editadas até a data da EC 32/2001 continuam em vigor até serem revogadas expressamente por MP posterior ou até a deliberação definitiva do Congresso Nacional. 
TRAMITAÇÃO DA MP
Editada a MP pelo Presidente da República, este deverá submetê-la de imediato ao Congresso Nacional.
No Congresso nacional, inicialmente será analisada sua constitucionalidade por Comissão Mista (Deputados e Senadores) e em seguida será votada em sessão separada, nos plenários de cada uma das Casas Legislativas. (Não se sujeita à votação por Comissões!)
Caso, em 45 dias, não seja apreciada, a MP entrará em regime de urgência, sobrestando a deliberação das Casas até o fim das votações.
APROVAÇÃO E REJEIÇÃO DA MP
Aprovação sem Emendas
Será promulgada pelo presidente do Senado, que encaminhará o texto (em autógrafos) ao presidente da República para Publicação
Considera-se convertida em lei com a APROVAÇÃO
Rejeição
Pode ser Expressa ou Tácita (pelo decurso do tempo)
O Congresso Nacional terá o prazo de 60 dias para disciplinar (por Decreto Legislativo) as relações jurídicas decorrentes da MP rejeitada.
Não observado o prazo, as relações jurídicas continuarão regidas pela MP (Caráter de Lei Temporária)
Aprovação com Emendas
O Congresso deverá elaborar projeto de lei de conversão e submetê-lo à sanção e veto do Presidente da República
Sancionado o projeto de lei de conversão com as alterações, o Congresso Nacional deverá fazer e apresentar um projeto de decreto-legislativo , em 60 dias, disciplinando as relações jurídicas decorrentes da redação original da MP
Vetado o projeto de lei de conversão, a MP será considerada rejeitada.
MATÉRIAS QUE NÃO PODERÃO SER DISCIPLINADAS POR MP
Nacionalidade, Cidadania, Direitos Políticos, Partidos Políticos e Direito Eleitoral;
Direito Penal, Processual Penal e Processual Civil;
Organização do Poder Judiciário e do MP, a carreira e a garantia dos seus membros;
Planos Plurianuais, Diretrizes Orçamentárias, Orçamento e Créditos Adicionais e Suplementares, ressalvado as despesas imprevisíveis e urgentes do Art. 167, §3º da CF/88;
Que vise à detenção ou sequestro de bens, de poupança popular ou de qualquer outro ativo financeiro;
Reservadas à Lei Complementar;
Já disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sanção ou veto do Presidente da República;
Relativa às competências exclusivas do Congresso Nacional e suas Casas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais