Buscar

n1.2 T3docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FACULDADE SÃO LUCAS
 Recredenciada pela Port. Min. nº 1444, de 07/10/2011
Prova da Disciplina de Introdução à Medicina – N1/2 - T1
Prof: E. Rocha Data: 07/04/2014 Valor: 50 ptos
Aluno:
Orientações: Tentativa de cola implica em nota zero. Dispositivos eletrônicos como celulares são absolutamente proibidos durante a prova. Escrever só à caneta. Responder as questões escritas na última página. Boa prova.
Segundo os conceitos discutidos em sala durante as aulas, responda as seguintes questões:
Quem é o gerador das políticas públicas? 
Qual a finalidade das políticas públicas? 
A quem devem se direcionar as políticas públicas?
O Golpe militar de 1964, responsável por uma ditadura implantada no Brasil, levou a assistência médica ao modelo Médico Assistencial Privatista. O que caracterizava esse modelo?
O que quer dizer as expressões grifadas na seguinte frase: “O Movimento Sanitário criticava o modelo hospitalocêntrico e propunha a ênfase em cuidados primários e a prioridade do setor público”.?
Em relação à saúde pública, qual o fato mais importante trazido pela Constituição Federal de 1988? 
Dentre as inovações introduzidas na medicina, a anestesia tornou-se uma grande arma para a medicina. Cite uma situação na qual a anestesia faz a diferença no tratamento médico (terapêutica) e outra situação em que faz a diferença no diagnóstico (propedêutica).
A primeira república compreende o período da história brasileira entre os anos 1889 e 1930. Qual o grande cientista brasileiro que estava à frente da diretoria Geral de Saúde Pública durante a Primeira República?
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta em relação a ele.
“A política de saúde de uma época reflete o momento histórico no qual foi criada, a situação econômica, os avanços do conhecimento científico, a capacidade das classes sociais influenciarem a política etc." (CEFOR, s.d.).
O momento histórico no qual a atual política de saúde foi implantada no Brasil através do SUS, ocorreu durante a implantação de um sistema político de exceção e cerceamento dos direitos democráticos.
O momento histórico no qual a atual política de saúde foi implantada no Brasil através do SUS, está relacionado diretamente a um momento de expansão econômica do país.
O momento histórico no qual a atual política de saúde foi implantada no Brasil através do SUS, está relacionado diretamente a um momento de grandes avanços científicos, os quais eram acessíveis a toda a população.
O momento histórico no qual a atual política de saúde foi implantada no Brasil através do SUS, está relacionado diretamente à retomada da capacidade das classes sociais influenciarem a política.
O momento histórico no qual a atual política de saúde foi implantada no Brasil através do SUS, está relacionado diretamente a um momento de completo desinteresse do país pelas questões relacionadas aos rumos da política brasileira.
Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta relacionada ao mesmo:
"(...) As diversas definições de políticas públicas atendem a diversos objetivos de estudo. Para os estudos sobre a história das políticas, pode ser útil adotar definições bastante genéricas, como a de Lemieux, que a concebe como '(...) tentativas de regular situações que apresentam problemas públicos, situações essas afloradas no interior de uma coletividade ou entre coletividades' (apud Vianna, 1997:207).
Ao falar em tentativa, Lemieux pretende enfatizar que:
O ato de normatizar uma situação pode ser visto de diferentes formas pelos atores sociais envolvidos com uma determinada política e cada um deles deseja ver sua forma de pensar manifestada nas prioridades aplicadas a essas políticas.
Há uma agenda de problemas públicos, isto é, problemas que devem ser alvo de políticas públicas, sempre percebidos pelo Estado, alvo primeiro de suas consequências, e que por isso mesmo sempre toma a iniciativa na busca da solução.
Políticas públicas devem ser vistas como a busca do Estado por uma resposta a um conjunto de demandas postas pela sociedade.
Ressalta, como vimos ao longo do estudo da história das políticas de saúde no Brasil, que as políticas públicas são sempre estabelecidas de forma serena, não sendo objeto de disputa entre os diversos grupos de atores sociais.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas I, II e III estão corretas
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas
Apenas I e III estão corretas 
Leia o texto abaixo:
No SUS as ações de saúde devem estar voltadas, ao mesmo tempo, para o indivíduo e para a comunidade, para a prevenção e para o tratamento, respeitando a dignidade humana (1). As ações e serviços que atendem à população de um município devem ser municipais; as que servem e alcançam vários municípios devem ser estaduais; e aquelas que são dirigidas a todo o território nacional devem ser federais. As decisões devem ser tomadas por uma autoridade de saúde no nível local (2). Não pode haver, financiado pelo SUS, serviços hospitalares sem serviços básicos de saúde; ou um especialista com um aparelho altamente sofisticado, sem suprimento das especialidades básicas (3). A estrutura organizacional do SUS deve assegurar o direito de participação de todos os seguimentos envolvidos com o sistema - dirigentes institucionais, prestadores de serviços, trabalhadores de saúde e, principalmente, a comunidade, a população, os usuários dos serviços de saúde (4). As prioridades para a atuação do SUS devem ser definidas e fiscalizadas através da organização dos Conselhos de Saúde - nacional, estaduais e municipais. Devendo os mesmos respeitar o critério de composição paritária: participação igual entre usuários e os demais; além de ter poder de decisão (não ser apenas consultivo) (5). 
Cada uma das frases numeradas no texto sintetiza uma das características principais do SUS. Numere cada uma das características abaixo de acordo com a numeração de cada frase ou sentença que define uma destas características.
( ) deve ter controle social
( ) descentralizado
( ) racional
( ) assistência integral
( ) democrático
De acordo com os princípios doutrinários do SUS:
A universalidade determina que todos devem ser atendidos, só podendo haver cobrança dos serviços prestados por um serviço “particular” credenciado, apenas para complementar o valor pago pelo SUS.
A equidade determinada que todos são iguais perante o SUS, por isso, independente do problema apresentado pelo paciente, ele será atendido de acordo com a ordem de chegada.
O controle social determina que os Conselhos de Saúde devem ser composto pelo mesmo número de representantes dos usuários do serviço, dos gestores e dos prestadores de serviço.
Apesar da integralidade dar prioridade para as atividades preventivas, as atividades assistenciais têm que funcionar no mesmo nível de excelência. 
O controle social atua auxiliando os gestores a decidir as prioridades nas quais se deve aplicar o dinheiro nas situações definidas pela prefeitura, portanto na homologação das decisões tomadas pelo prefeito.
Todas estão corretas
Todas estão incorretas
Apenas uma das alternativas está correta.
As alternativas I e II estão corretas.
As alternativas III, IV e V estão corretas

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes