Buscar

A INFLUÊNCIA DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A INFLUÊNCIA DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DO BRASIL
A influência da cultura negra no Brasil deu-se principalmente a partir do século XV, no qual o tráfico negreiro assumiu enormes proporções em vista da proibição pela igreja católica à escravidão indígena. Desse modo, são perceptíveis os traços das práticas culturais africanas tanto na religião quanto na economia, política, culinária, dança, música e até na própria linguagem brasileira.
Como já destacado anteriormente, é impossível falar da influência dos africanos sem lembrar a herança que eles deixaram para a nossa culinária. Acarajé, mungunzá, quibebe, farofa e vatapá são pratos originalmente utilizados como comidas de santo, ou seja, comidas que eram oferecidas às divindades religiosas cultuadas pelos negros. Atualmente, porém, são dignos representantes da culinária brasileira.
Além disso, os escravos vindos da África traziam consigo o candomblé. Proibidos de praticar sua religião, os africanos associaram a cada orixá um ou mais santos católicos para poderem exercer sua religião sem serem perseguidos. Dos orixás de origem africana, se tornaram mais populares os seguintes: oxalá, xangô, yemanjá, e exu. Ainda nessa perspectiva, o “Atlântico Negro” é um documentário que mostra as afinidades culturais existentes dos dois lados do Atlântico, entre Brasil e África, indicando quais foram as principais rotas do tráfico de escravos e destacando as grandes contribuições que os africanos incorporaram à cultura brasileira em seu período de formação. O filme também aborda o tema das origens das religiões afro-brasileiras, como o candomblé e o vodu, trazendo para o espectador imagens surpreendentes de rituais religiosos filmados em Keto, Abomei e Uidá.
Já a influência africana na linguagem portuguesa do Brasil, que em alguns casos chegou também à Europa, veio do idioma iorubá, falado pelos negros provenientes da Nigéria, e observada principalmente no vocabulário relacionado à culinária, à religião e também do quimbundo angolano, em palavras como caçula, cafuné, moleque, maxixe e samba, entre centenas de outros vocábulos.
Além da contruibuição no desenvolvimento da língua portuguesa,a riquíssima literatura popular de origem africana contribuiu para a formação do folclore brasileiro, contendo uma vasta série de contos e lendas, a exemplo dos contos totêmicos, ou seja, conjuntos de animais tais como a tartaruga, lebre, sapo, antílope, elefante, crocodilo etc.
Nos dizeres de Moura (1989), a história do negro no Brasil se mescla quase em sua totalidade na formação da nação brasileira, por meio de sua evolução histórica e social. O negro, considerado um objeto não raro como uma força animal de trabalho, auxiliou de forma decisiva para o desenvolvimento da economia  brasileira, entretanto, mesmo contribuindo de forma bastante significativa, ele não pode usufruir de seu próprio trabalho.
Além de desenvolver a riqueza nacional e disseminar sua cultura, o negro atuou politicamente. São vários os movimentos sócio-políticos na trajetória social e histórica brasileira em que participaram o negro escravo ou o negro livre. Vale ressaltar também os quilombos, que foram vistos como movimentos políticos independentes dos escravos, em quase todas as lutas ocorridas ou planejadas o povo negro esteve presente.
A herança dos costumes e tradições africanas é de notável importância para a compreensão das origens da cultura brasileira e das raízes étnicas existentes no Brasil, sendo de igual necessidade a implantação de políticas públicas e campanhas esclarecedoras a respeito da história, cultura e lutas dos negros, para honrar com o devido mérito essa raça tão merecedora!
Referências:
https://influencianegranobrasil.wordpress.com

Outros materiais