Buscar

QUESTÕES SOBRE OS PCN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES SOBRE OS PCN’s MEIO AMBIENTE E SAÚDE:
O que são “elementos produzidos pela ação humana” e “elementos adaptados pela sociedade humana”?
No Brasil há leis estabelecendo Áreas de Proteção Ambiental (APAs). Defina o que são essas áreas e como se pode utilizar os recursos naturais nela existentes: 
O Código Florestal Brasileiro estabelece áreas de preservação permanente, ao longo dos cursos d’água, que ficam impedidas de qualquer uso. A que se destinam essas áreas e por que é importante preservá-las? 
4) “Embora possa ser causada por efeitos naturais, a forma de degradação que mais preocupa governos e sociedades é a causada pelo homem”. Explique essa afirmação e relate quais são os desequilíbrios ambientais que a ação humana pode causar. 
Uma sociedade sustentável, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), é aquela que vive em harmonia com alguns princípios interligados. Entre esses princípios, estão os de melhorar a qualidade da vida humana e construir uma aliança global. O que significam esses termos? 
 “É um luxo e um despropósito defender, por exemplo, a vida do mico-leão-dourado, enquanto milhares de crianças morrem de fome ou de diarreia na periferia das grandes cidade, no Norte ou no Nordeste”. Explique por que essa afirmação está equivocada, considerando-se, como já vimos anteriormente, que a extinção da biodiversidade traz inúmeras consequências práticas para a vida de toda a população. 
Por que é um equívoco associar qualidade de vida somente com riqueza material? P. 34.
No ambiente escolar devem ser tratados conteúdos referentes a valores e atitudes. De acordo com o texto, qual é a tarefa essencial do professor, associada ao tema meio ambiente, que deve ser trabalhada com os alunos? 
R: É importante que o professor trabalhe com o objetivo de desenvolver, nos alunos, uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa. Para tanto, o professor precisa conhecer o assunto e, em geral, buscar junto com seus alunos mais informações em publicações ou com especialistas. Cabe o professor planejar sus aulas para uma educação para o pensamento crítico que leve o aluno ampliar a compreensão do problema. A educação que não é adestramento tem o comprometimento de não ser apenas reflexo da sociedade, e que desperte nos indivíduos a necessidade de mudança e o comprometimento ético com o meio ambiente.
O texto menciona que não basta ter valores e compreendê-los, precisamos saber como agir e como adequar tudo isso à nossa realidade. Quais são os conteúdos procedimentais que é possível trabalhar com os estudantes no contexto escolar? 
RESPOSTAS:

Outros materiais