A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
PROJETO INTEGRADOR I PRONTO

Pré-visualização | Página 2 de 3

para o consumidor e ser reconhecida como excelência em todos os produtos que oferece.
3.3.2 - Missão
Comercializar uma diversidade de alimentos, preservando o meio ambiente, contribuindo para a qualidade de vida e a satisfação de nossos consumidores, clientes, colaboradores, fornecedores e sócios.
2.3.2 – Valores
Confiabilidade: Somos uma empresa íntegra e confiável, trabalhamos com ética e transparência, sempre honrando com nossos compromissos para assim construirmos relações de respeito com nossos consumidores, clientes, colaboradores e fornecedores. 
Qualidade: Prezamos pela qualidade e segurança alimentar, contribuindo para o bem-estar dos nossos consumidores. 
Colaboradores: Investimos e valorizamos nossos colaboradores, pois são os principais responsáveis pela qualidade e sucesso.
Inovação: Estamos sempre em busca da inovação, atentos às necessidades do mercado.
Meio Ambiente: Respeitamos a preservação do meio ambiente, utilizando processos sustentáveis na extração da nossa matéria prima. 
Responsabilidade Social: O armazém São Pedro não contrata, nem apoia o trabalho infantil e definiu uma política interna para contratação de jovem trabalhador. 
2.4 – O Mercado
2.4.1 – Principais Clientes
 1. Moradores do bairro.
2.4.2 – Principais Concorrentes
 1. Mercado imperador
 2. Supermercado Sacolão bom preço
2.4.3 – Principais Fornecedores
 1. Imperial Alimentos Ltda
 2. MARVALE indústria e Comércio Ltda
2.5 – Funcionamento Operacional
2.5.1 – Funcionários e respectivas funções
 Rozevaldo Bezerra Rabelo – Gerente
3. OBJETIVO GERAL: 
Organizar o estoque de produtos acabados da Empresa Mercadinho Rabelo II, buscando alcançar o padrão ideal de qualidade, minimizando os erros de inventário e os riscos de contaminação.
3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer o método de entrada e saída de estoques da empresa;
- Identificar as perdas industriais e propor soluções viáveis;
- Ministrar capacitação para equipe de produção;
- Analisar os resultados obtidos.
3.2 JUSTIFICATIVA
Entendendo que gerenciar estoque é uma tarefa complicada, e que este é um item de grande importância, pois se não for bem organizado pode levar o empresário a perder vendas ou super lotar o estoque, optamos por fazer o Projeto Integrador I voltado para o estudo da Gestão de Estoques na empresa Mercadinho Rabelo II, objetivando conhecer este processo da empresa e contribuir em sua melhoria. 
3.3. DESCRIÇÃO DO PRODUTO: 
O produto escolhido é Estoque alimentícios na área comercial na empresa Mercadinho Rabelo II, que envolve uma grande variedade de produtos, como cereais, produtos de higiene e bebidas. 
3.4. PLANO ESTRATÉGICO
 Os estudos logo mais apresentados foram analisados em cima de um plano na qual se observou erros contínuos durante o processo do produto e assim dirigimos nossas estratégias até os líderes da organização, apresentamos meios de controles na qual nossos resultados demonstraram satisfação para a organização.
O Mercadinho Rabelo II possui um espaço bom, nesse espaço tem uma entrada de MP (Matéria-prima) ou também chamada de recebimento dos produtos onde acontece a conferência de peso e produto conforme Nota Fiscal de entrada, separação de lotes por fornecedores e caso tenha chegado muito produto. Nesse espaço temos também o caixa localizado na parte direita da empresa, o responsável é orientado a dia-a-dia a fazer retirada de insumos conforme solicitação do setor de produção e tem uma pessoa responsável na empresa pelo setor de compras (sacos de diversos tamanhos, fita adesiva, etiquetas, etc). 
Atentamos para visualizarmos os registros que acontecem de forma comum, o estoquista responsável faz a anotação em um caderno manualmente e o produto aguarda pedido de venda para a expedição, nossa equipe atentou que pode ocorrer erros e sugerimos uma máquina que registra pelo código de barras toda as especificações do produto e quantidade por caixa e o seu custo aquisitivo é de bom acesso e já utilizado em empresas de armazenagens além de evitar erros nos volumes.
Na empresa existe um acompanhamento de um Fiscal e assim todos os procedimentos ocorrem conforme padrões legais quanto aos alimentos ingeridos.
4. DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO INICIAL
O comércio de alimentos e bebidas estão entre as principais atividades de qualquer economia e, nas mais desenvolvidas, são usualmente o mais significativo setor industrial (GOMEZ, MCLAUGHLIN e WITTINK, 2003). No Brasil, o varejo alimentar representou em 2014 um mercado de R$ 324 bilhões (SUPERMERCADO MODERNO, 2015). Em um ambiente competitivo com margens de lucro estreitas, como é o caso do varejo alimentar (BEN-NER, KONG e BOSLEY, 1999) a operação é um fator crítico e aspectos como nível de satisfação de clientes e funcionários são amplamente estudados. Como previsto por Yuen e Chan, 2010, é justo assumir que os resultados de uma empresa varejista serão altamente influenciados por quão satisfeitos seus consumidores estão. A qualidade do atendimento, garantida por funcionários atenciosos, prestativos, bem informados e habilidosos é um fator importante para satisfação do cliente, e representa um desafio para um setor caracterizado por alto turnover e baixos salários.
	FORÇAS
	FRAQUEZAS
	- Possui clientes antigos e fieis, 
- Equipe de funcionários experientes;
-Atendimento de ótima qualidade;
- Possui um funcionário exclusivo para Controle de Qualidade;
	- Falta de espaço do Armazém;
-Falta de inovação, atrativos para novos clientes.
- Falta de capacitação para o funcionário responsável pelo Estoque.
	OPORTUNIDADES
	AMEAÇAS
	- Aumento considerável do mercado consumidor nacional e internacional;
 - Aumento no investimento na área de comercio alimentícios pelo governo Brasileiro(como construção de infraestruturas portuárias de apoio ao ramo).
	- Concorrência com outras mercados de alimentos em Juazeiro Bahia.
5. TAREFAS 
Neste item, encontra-se o detalhamento das tarefas realizadas na elaboração do Projeto Estudo na Gestão de Estoques na Empresa Armazém São Pedro e definição dos responsáveis. Conforme especificado abaixo:
Tarefa 01: Escolher campo de atuação do Projeto Integrador I – Equipe;
Tarefa 02: Visitar a empresa escolhida na tarefa 01 – Equipe;
Tarefa 03: Reunião da equipe para análise dos dados coletados durante a visita realizada na tarefa 02 – Equipe;
Tarefa 04: Montar o Projeto (formatação dos dados, diagnóstico situacional, definição de objetivos, metodologia de execução, etc) – Ana Caroline;
Tarefa 05: Montar modelo de mapa de Recebimento de Matéria-Prima – Rozevaldo;
Tarefa 06: Ministrar capacitação para o setor de produção da empresa Mercadinho Rabelo II – Rozevaldo;
Tarefa 07: Acompanhar o desenvolvimento das atividades propostas durante capacitação, no cotidiano do responsável por estoque (envolvidos) da empresa –Ana caroline;
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO 
	Mês
	Fevereiro
	Março
	Abril
	Maio
	Junho
	Tarefa 01
	
	
	
	
	
	Tarefa 02
	
	
	
	
	
	Tarefa 03
	
	
	
	
	
	Tarefa 04
	
	
	
	
	
	Tarefa 05
	
	
	
	
	
	Tarefa 06
	
	
	
	
	
	Tarefa 07
	
	
	
	
	
	Finalização do Projeto
	
	
	
	
	
7. INDICADORES DE COMPETENCIA 
Indicador de impacto: Objetiva avaliar se o objetivo geral do Projeto foi alcançado. Dar-se-á no final do projeto, com a análise e comparação dos inventários e relatórios contábeis.
Indicador de efetividade: Objetiva identificar quais foram as contribuições do Projeto para a empresa. Dar-se-á no final do projeto, onde com a análise dos dados coletados identificaremos questões como: se o projeto ajudou a aumentar o faturamento da empresa, a fidelizar o cliente, a diminuir o número de devoluções e etc.
Indicadores de desempenho: Objetiva ajudar a evidenciar se os resultados planejados foram alcançados. Será analisado ao final de cada tarefa, para avaliar se os prazos propostos foram cumpridos. E ao final do projeto através do ROI

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.