Buscar

topicos interdiciplinares2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Do ponto de vista da Filosofia, destaca-se como um dos seus ramos uma ciência que tem por objeto o estudo dos valores e princípios morais de uma sociedade e de seus grupos sociais próprios. Essa ciência filosófica que investiga os valores e princípios morais é a:
	
	
	
	 
	Ética
	
	
	Moral
	
	
	Religião
 
	
	
	Educação
	
	
	Pedagogia
	
	
	
		
	
		2.
		Como podemos diferenciar "moral" e "ética"?
	
	
	
	
	Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
	
	 
	Moral é sinônimo de "ética aplicada".
	
	 
	Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
	
	
	Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
	
	
	Ética é sinônimo de ¿moral aplicada¿.
	
	
	
		
	
		3.
		O sociólogo inglês  Thomas Marshall fez um estudo histórico do desenvolvimento da cidadania moderna, dividindo-a em três partes. Assinale, corretamente, as três fases da cidadania moderna.
	
	
	
	
	Civil, econômica e moral
	
	
	Econômica, trabalhista e política
	
	
	Política, social e econômica
	
	 
	Civil, política e social
	
	
	Social, trabalhista e mora
 
	
	
	
		
	
		4.
		Quanto ao Comitê de Diretores Humanos instituído com base no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a norma determina que:
	
	
	
	
	poderá cada Estado¿parte indicar duas pessoas, sendo que essas pessoas deverão ser nacionais do Estado que as indicou, e a mesma pessoa não poderá ser indicada mais de uma vez.
	
	 
	será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	 
	é proibido de ter mais de um nacional de um mesmo Estado, e os seus membros serão eleitos para um mandato de quatro anos.
	
	
	não será composto de cinco membros permanentes, que possuem direito a veto, além de dez membros não permanentes, indicados com mandatos de dois anos.
	
	
	será integrado por nacionais dos Estados¿parte do Pacto, os quais deverão ser representados por pessoas de elevada reputação moral e reconhecida competência, com um mandato de dois anos.
	
	
	
		
	
		5.
		(TJ-AL)Nos termos do regime constitucional brasileiro destinado à ciência, tecnologia e inovação,
	
	
	
	 
	a lei apoiará e estimulará as empresas que invistam em pesquisa, criação de tecnologia adequada ao país, formação e aperfeiçoamento de seus recursos humanos e que pratiquem sistemas de remuneração que assegurem ao empregado, desvinculada do salário, participação nos ganhos econômicos resultantes da produtividade de seu trabalho.
	
	 
	fica vedada a concessão de meios e condições especiais de trabalho àqueles que desenvolvam atividades de extensão tecnológica, assegurando-se condições e parâmetros similares de trabalho aos que se dediquem com exclusividade à ciência, tecnologia e inovação.
	
	
	fica vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros nas atividades de ciência, pesquisa, tecnologia e inovação desenvolvidas no país, ressalvados os casos previstos em lei complementar.
	
	
	o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação − SNCTI será estruturado em lei federal, bem como organizado em regime de colaboração entre instituições públicas federais, estaduais, distritais e municipais, com vistas a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação.
	
	
	a pesquisa científica básica voltar-se-á preponderantemente para a solução dos problemas brasileiros e para o desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional.
	
	
	
		
	
		6.
		Determinadas ações dos poderes públicos são forjadas especialmente por iniciativa de um dos poderes do Estado como executivo, ou legislativo, isolada ou conjuntamente, a partir das reivindicações e propostas derivadas da sociedade civil organizada. Essas ações pensadas, planejadas e executadas pelos poderes públicos são chamadas de:
	
	
	
	
	Ações instrumentavas
 
	
	
	Medidas judiciais
	
	
	Ações afirmativas
	
	 
	Políticas públicas
	
	
	Direitos humanos
	
	
	
		
	
		7.
		A ética investiga aqueles valores que a sociedade elegeu para serem seguidos e serve para que haja uma harmonia e bom funcionamento social, possibilitando uma ordem social. Nesse sentido, tais valores são:
	
	
	
	
	Econômicos
 
	
	
	Civis
	
	
	Sociais
	
	 
	Morais
	
	 
	Políticos
	
	
	
		
	
		8.
		Sobre o conceito de Ética, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	 
	Nem toda sociedade ou grupo possuem códigos de ética.
	
	
	Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
	
	
	Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.
	
	 
	Embora Ética não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social que aquela determinada sociedade elege como verdadeiro.
	
	
	A ética serve para que haja equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Outros materiais