Buscar

Questões do TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de 4 questões discursivas (em média 10 linhas de resposta para cada questão).
A partir do que você pesquisou para a formulação de seu TCC, desenvolva os aspectos abaixo adequando-os ao seu trabalho. Ao comentar o solicitado tenha sempre em mente que estará falando especificamente do trabalho que realizou. O objetivo não é a conceituação dos aspectos metodológicos de um trabalho científico e sim sua aplicabilidade em seu TCC.
 
a)           Informe o título do Trabalho de Conclusão de Curso e, em seguida, apresente e explique o objeto de investigação delimitado para a pesquisa. A delimitação do trabalho se refere ao aspecto específico que você definiu para trabalhar dentro da temática ampla. 
 
b)           Apresente e explique o problema científico formulado em sua pesquisa a partir da delimitação do objeto de investigação. O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. Dele é que se originam as hipóteses.(Não esqueça: o problema é sempre uma pergunta e devem explicitá-la)
 
c)           Apresente a metodologia aplicada ao seu trabalho e justifique a adequação da mesma em função de seu objeto de investigação. A metodologia de um trabalho pode ser definida quanto aos objetivos como exploratória, descritiva ou explicativa.  Quanto aos procedimentos como bibliográfica, documental, experimental, estudo de campo ou de caso, pesquisa-ação e de levantamentos.
 
d)           Descreva a justificativa de seu trabalho considerando que esta se refere à sua pesquisa em particular e não ao tema em si. Ao fazer esta justificativa correlacione-as às aplicações e/ou resultados que pretende obter com seu trabalho. Concentre seu texto na relevância que sua pesquisa tem para sua área de conhecimento e para a sociedade em geral.
 
e)           Descreva resumidamente seu referencial teórico explicando o processo de definição de autores, obras e modelos teóricos selecionadas para sua pesquisa. Qualifique estes em termos de qualidade, quantidade e pertinência em relação ao seu tema. É importante que sua resposta contenha os motivos da escolha dos autores ou modelos teóricos que utilizou para fundamentar suas colocações.
 
f)            Escreva resumidamente sobre as considerações finais do seu trabalho. Examine suas conclusões, seus resultados obtidos e faça uma análise crítica sobre o quanto você obteve sucesso e coerência entre seus objetivos e seus resultados.
 
g)           Descreva os objetivos de seu trabalho vinculando-os ao seu problema de pesquisa. O problema da pesquisa se refere ao que você pretende responder com seu trabalho. Dele é que se originam as hipóteses. Este problema, naturalmente, precisa estar em harmonia com seus objetivos. Todo problema é uma pergunta, explicite essa pergunta que seu artigo procurou responder.
 
h)           Em suas conclusões você apresenta resultados que devem estar associados à proposta inicial desenvolvida nos objetivos do trabalho. Descreva esta associação e comente sobre o quanto você efetivamente atingiu este resultado.
Gostaria de saber por qual motivo as aulas foram modificadas, tanto o conteúdo quanto o professor. Como é possível haver coerência desta forma? Estava estudando um conteúdo na semana passada e hoje me deparo com um conteúdo completamente diferente.  Um assunto na aula 8 que não está correlacionado com a aula 7, que inclusive foi modificada também. A única contribuição que posso dar para este fórum é minha completa indignação.

Outros materiais