Buscar

Desafio Profissional Técnologia x Metodologia

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp 
Centro De Educação A Distância
Polo Jacareí
Curso: Licenciatura Pedagogia
Disciplinas norteadoras: Didática, Língua Brasileira de Sinais, Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem, Redes Sociais e Comunicação e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
 Bárbara da Silva Granado Colaço 
 Ra: 6037557805
Desafio Profissional
Nome Do Tutor A Distância: Nelly Carla Reis Barros
Jacareí/SP 
2017
Sumário
Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------ 3
Passo 1----------------------------------------------------------------------------------------------- 4
Passo 2 ---------------------------------------------------------------------------------------------- 5
Passo 3----------------------------------------------------------------------------------------------- 6
Considerações Finais------------------------------------------------------------------------------ 7
Referências Bibliográficas ----------------------------------------------------------------------- 9
Introdução
No texto “Tecnologia ou Metodologia? O Grande desafio para o século XXI”, a autora faz uma abordagem simples que nos surpreende, pois em contexto geral tendemos a relacionar tecnologia e informática como equivalentes. Na realidade percebemos por meio do texto que a tecnologia vai bem além de recursos midiáticos e não está ligada necessariamente as TIC’s – Tecnologia de Informação e Comunicação – Na realidade a tecnologia é “tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho e em sua vida” (PIROZZI, 2013, p. 03).
Essa resposta pode ser considerada simplista, mas a autora traz muitos exemplos de tecnologia que são percebidas desde a antiguidade, o aperfeiçoamento na maneira de caçar é um exemplo pois, a partir do momento em que se transforma uma pedra comum em uma ponta de lança ou de flecha pode -se considerar como uma inovação tecnológica. Já a informática está diretamente ligada ao computador e aos programas de softwares, que também podem ser considerados uma inovação tecnológica. 
Na educação a tecnologia, como afirma a autora, está ligada a ferramentas que “permeiam o trabalho pedagógico como: o livro, a lápis, o giz, a lousa, o retroprojetor, o projetor de slides, as enciclopédia, [...] os computadores, e -books, as esferográficas, a lousa digital, o notebook, os projetores multimídia, os sites da internet.” (PIROZZI, 2013, p.04). Percebemos então que a tecnologia é o aprimoramento da técnica que envolve a organização de conhecimentos que facilitam e trazem melhorias para a vida do ser humano, não apenas em relação ao trabalho, mas tudo que melhore sua qualidade de vida, assim, “que todo instrumento a serviço da melhoria da qualidade dos serviços e do aprimoramento da ação humana é considerado uma tecnologia ”. (PIROZZI, 2013, p.11).
PASSO 1. 
No texto a autora apresenta uma sequência lógica que atinge a aprendizagem significativa utilizando o conceito de dados como registros soltos que são dispostos aleatoriamente em sala de aula, quando “o professor que transmite conhecimento é aquele que trabalha com informações organizadas e que permite utilizá-las de modo significativo no cotidiano por meio de uma aprendizagem ”, chega-se ao conhecimento. A autora faz menção à Cortes (2008) apud Perini (2009) em que mostram que a informação é gerada a partir da “organização dos dados”.
Com um cenário global de grande desenvolvimento tecnológico e acesso a informação de em velocidade extraordinária, vale ressaltar que as informações estão em todos os lugares e não mais de maneira estática como era antes em escolas, jornais, enciclopédias, enfim, hoje é possível ter informação de todo o mundo em segundos. 
Levando em consideração os conceitos aqui tratados observa-se que conhecimento e informação não são sinônimos, segundo Luckesi (1996), adquirir conhecimentos não é reter informação para assim compreender a realidade, mas utilizando-se desta para desvendar o novo e avançar, porque quanto mais competente for o entendimento do mundo, mais satisfatória será a ação do sujeito que a detém. E o conhecimento vai além da informação, Cortes (2008) faz uma analogia em que: “ o dado é um tijolo, a informação é uma parede construída por vários tijolos e o conhecimento é um cômodo construído a partir da organização e correto relacionamento de várias paredes”. (PIROZZI, 2013, p.08).
PASSO 2.
Pensando na utilização das tecnologias como importante recurso no processo de ensino aprendizagem, pode se considerar que o papel do professor como mediador das informações é extremamente importante para a construção do conhecimento dos alunos, considerando ser fundamental a participação cooperativa das pessoas na dinâmica do conhecimento. Para assumir seu papel como mediador é importante que o professor esteja aberto a novas formas de atuar em aula, conhecer os recursos que estão à sua disposição, experimentando e analisando o impacto que será gerado. Ao fazer o seu Plano de Aula, o educador indica o resultado esperado para determinada atividade com as ferramentas utilizadas.
O uso de recursos não garante a aprendizagem, esta garantia esta na adequação à idade e características pessoais do aluno e a forma como esta tecnologia irá contribuir para a formação do conhecimento.
O professor deve observar sua turma e fazer uma avaliação sobre o contexto em que está inserido, buscando ferramentas que possam atender aos seus alunos em suas especificidades. Segundo Fernandes (2001), “acesso, informação e conhecimento são entidades cada vez mais vitais em um mundo altamente competitivo e conectado, e quem não as conseguir estará inexoravelmente à margem de oportunidades”. Muitas vezes, o professor fica preocupado em inovar, com seus aparelhos e recursos tecnológicos e, apresentando muitas dificuldades, ocorre um efeito contrário.
Vale ressaltar que os educadores tem valiosos recursos tecnológicos em mãos, que facilitam o acesso às informações e trazendo grandes benefícios para o processo de apreensão de conhecimentos. Mas a participação compartilhada destes é indispensável, para que a informação seja transformada em conhecimento, favorecendo a aprendizagem significativa.
PASSO 3. 
 A aprendizagem significativa é alcançada degrau por degrau, assim, a escola deve trabalhar além dos dados, da informação e do conhecimento e chegar à inteligência visando à sabedoria , a sociedade necessita de cidadãos que saibam usar os conteúdos aprendidos em sala de aula no dia a dia. “Vale ressaltar que Libâneo especifica que a aprendizagem só acontece de fato quando há uma assimilação ativa ou uma apropriação de conhecimentos e demais habilidades”. (PIROZZI, 2013, p. 09). Percebe -se assim que a informação e o conhecimento tem o objetivo primordial na aprendizagem. 
A construção do conhecimento é uma tarefa muito importante para a educação do século XXI, a aprendizagem significativa acontece no momento em que o aluno se torna um sujeito participativo na construção do conhecimento e não a penas um expectador. A tarefa do professor vai além de transmitir conhecimento, implica em orientar, a atitude do professor em questionar e instigar o aluno é uma das maneiras de torná-lo participante na construção do conhecimento.
 O que a sociedade moderna exige é que as informações aprendidas possam ser entendidas em sua maneira prática de aplicação, há muito questionamento sobre “em qual momento da minha vida irei utilizar este conhecimento” em diversas matérias passadas nas salasde aula, estes questionamentos são válidos, pois para os alunos se aquele conhecimento não tem sentido prático torna-se irrelevante dedicar tempo para as aprendizagem, nesse momento o papel do professor se torna crucial para organizar os conteúdos de maneira que se tornem significativo s no cotidiano do aluno.
Nunca estivemos tão diante da necessidade de criar, construir, mudar e redimensionar quanto nos encontramos na era atual. A promoção da aprendizagem significativa se fundamenta num modelo dinâmico, no qual o aluno é levado em conta, com todos os seus saberes e interconexões mentais.
Considerações Finais 
RESENHA CRÍTICA PIROZZI, Giani Peres. Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI. Revista Pitágoras – ISSN 2178-8243, v.4, n.4. FINAN - Nova Andradina/MS, dez/mar 2013. 
O Artigo: T tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI, da autora Giani Peres Pirozzi, apresenta os conceitos sobre a tecnologia e informática, além de diferenciá-los a autora também traz uma importante concepção sobre o papel do professor frente aos desafios de incorporar as TIC’s como uma tecnologia aliada à educação. 
Mostra o método de transmissão de informação como um conceito defasado diante de um aluno que não é mais passivo, mas, ativo na construção do seu próprio conhecimento buscando uma educação mais significativa. 
O artigo apresenta-se dividido de forma simples, é introduzido por meio do questionamento que é o Título do mesmo: Tecnologia ou Metodologia? O texto inicia apresentando argumentos sobre as inovações tecnológicas, apresentando conceitos próprios e embasados em outros autores como Perrenoud (2000), Tiba (2006) entre outros. 
A autora descreve sobre os imigrantes digitais e o s nativos digitais, sendo os imigrantes aqueles que tem que se adaptar aos novos recursos que estão surgindo e os nativos os que já nascem com acesso às tecnologias sejam digitais ou não, na classe de imigrantes, enquadram-se os professores. 
O texto mostra que tecnologia não é necessariamente o que está relacionado à informática, mas a todo “mecanismo” que facilite o trabalho ou mesmo a vida cotidiana dos indivíduos, assim é apresentada uma desvinculação entre tecnologia e informática. Os professores são desafiados na utilização destas tecnologias objetivando aprimorar a pratica pedagógica, os alunos já estão familiarizados com esses recursos o que causa um distanciamento entre os imigrantes e os nativos “digitais”. 
As tecnologias físicas são instrumentos materiais que tenham sido aprimorados, qualquer objeto: caneta, livros, quadro negro e giz, telefone, computador e etc, as tecnologias simbólicas são as linguagens, as formas de comunicação, a escrita, o vocabulário, os símbolos e etc, já as tecnologias organizadoras são as que permitem agilidade nos processos de relações. 
O professor se depara com o desafio de inovar em suas estratégias de ensino. Dessa maneira é introduzido no artigo questionamentos sobre o perfil do aluno e o perfil do professor, apresentando assim as mudanças que as tecnologias oferecem com suas inovações. Chegando-se assim ao termo INFORMAÇÃO X CONHECIMENTO, são apresentados os dados, as informações e o conhecimento como passos para alcançar a aprendizagem significativa e a sabedoria. 
Foi resgatado a forma como a educação já foi, com uma sala de aula, em que o professor era detentor do conhecimento e os alunos receptores, e em comparação com os avanços permitidos pela tecnologia é apresentado um aluno ativo que não espera pelo professor. O professor organiza os dados e as informações para que se chegue ao conhecimento significativo. 
O Artigo se conclui apresentando os diferentes recursos tecnológicos que estão a serviço do professor e a didática como grande aliada no processo educacional, mostrando que no século XXI precisa-se voltar para a busca do conhecimento e não mera aquisição de informação. É muito importante desvincular a tecnologia da informática e ao mesmo tempo compreender que as informações por si só não constituem conhecimento, mas que se organizadas podem produzir o conhecimento significativo. 
Referências Bibliográficas
Liste todo o material bibliográfico, visual ou de áudio que foi consultado para a elaboração de seu projeto. Caso haja dúvida sobre como organizar as referências, consulte http://www.normasabnt.net/referencias-bibliograficas-abnt/.
BRISO, C.B., BARBOSA, K., BARRUCHO, L.G., KRAUSE, S. Quem vai ensinar – e o quê – aos alunos do século XXI? Revista Veja online. 25/03/2010. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/conheca-escola-ensino-futuro-430546.shtml. Acesso em 09/03/2010.
BRITO, G. S. e PURIFICAÇÃO, I. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: Ibpex, 2006.
EDUCARED. Ensinar com a Internet: o que é webquest. 2006. Disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal &id_inf_escola=233 Acesso em: 13/12/12.
KENSKI, Vani Moreira. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Didática: o ensino e suas relações. São Paulo: Papirus, 2001. p. 127-147.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. (Coleção Trans). 10ª impressão – 2001.

Continue navegando