Buscar

PENAL II prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PENAL II
1° prova
(Gabarito no final)
1) Assinale a única alternativa falsa entre as que se seguem.
a) É possível o cumprimento de pena em prisão domiciliar até que surja vaga em estabelecimento prisional com as condições necessárias ao adequado cumprimento da pena em regime aberto.
b) Tratamento menos gravoso para o cumprimento de pena em regime aberto ofende princípios constitucionais, tais como o da dignidade da pessoa humana (art. 1°, III), o da humanidade da pena (art. 5°, XLVII) e o da individualização da pena (art. 5°, XLVI e XLVIII).
c) Passando a administração penitenciária a tratar igualmente presos com direito a regimes de cumprimento de pena distintos e submetendo aqueles com direito ao regime aberto a condições mais gravosas constitui constrangimento ilegal.
d) Casas de albergado que mostram inobservância dos princípios da autodisciplina e do senso de responsabilidade do preso, basilares do cumprimento de pena do regime aberto, descumprem as determinações da lei em regência.
2) Assinale a única alternativa falsa entre as que se seguem.
a) Observada a legislação posterior mais benéfica, nos termos do disposto no art. 217-A do Código Penal (Art. 217-A). Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos: Pena – reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos, com a redação dada pela Lei n. 12.015/2009, deve o Juízo da Vara das Execuções Criminais realizar nova dosimetria da pena.
b) Havendo nova legislação mais favorável ao condenado, deve ser ela aplicada retroativamente, alcançando os fatos anteriores à sua vigência, inclusive os decididos definitivamente, nos termos do disposto no art. 2°, parágrafo único, do CP.
c) Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução dos efeitos penais da sentença condenatória. A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, desde que ainda não decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
d) Transitada em julgada a condenação é da competência do Juízo da Execução a aplicação da norma mais benigna nos termos do art. 66, I, da LEP e verbete da Súmula 611 do STF.
3) Segundo o comando estabelecido no Código Penal, verificando-se a reincidência (artigo 63), agrava-se a pena. Sobre tal fato é possível afirmar-se o seguinte:
I – O uso da reincidência como agravante obrigatória não encontra acordo entre os doutrinadores. Alguns entendem que tal aplicação constitui-se bis in idem.
II – O princípio constitucional da legalidade vedando a duplicidade de apenação desaconselha a aplicação obrigatória da reincidência como elemento de agravação de pena, conforme pregam alguns autores.
III – É necessária a aplicação da agravante obrigatória gerada pela reincidência, tendo em vista que indica ela ser o infrator irrecuperável.
IV – A reincidência como agravante obrigatória implica em dupla valoração fática.
V – Um bom juiz deve sobrepor o interesse da sociedade ao interesse do indivíduo, daí a aplicação necessária da reincidência como agravante da reprimenda.
Agora, responda. Considerando os princípios que regem um Estado Democrático de Direito são mais aceitáveis as proposições indicadas nos números:
a) I, III e V
b) I, IV e V
c) I, II e IV
d) I, III e IV
4) Leia atentamente as afirmativas que se seguem acerca da extrapolação dos limites estabelecidos nos tipos penais.
I – Parte dos doutrinadores pregam que os limites cominados ao tipo legal não podem ser excedidos pelas circunstâncias atenuantes e agravantes.
II – O Código Penal, após a reforma introduzida pela Lei n° 7.209/84, nenhuma vedação traz a respeito da extrapolação dos referidos limites, diversamente da primitiva Parte Geral.
III – O Código Penal não determina um quantum para atenuação ou agravação decorrente das circunstâncias legais, o que fica inteiramente ao critério da consciência, da prudência e da sabedoria do Magistrado sentenciante.
IV – A extrapolação para menos não fere o princípio da legalidade, porque aquilo que se encontra implícito na lei e vem em favor do réu, por princípio assente em nosso direito, é de ser utilizado.
Agora, responda. Dentre as afirmativas apresentadas são verdadeiras:
a) uma
b) duas
c) três
d) quatro
5) O artigo 59 do Código Penal cuida da fixação da pena. Sobre isso é possível afirmar que:
I – A pena é orientada pelos princípios da legalidade e da anterioridade, equivalendo dizer que não existe crime sem lei que o defina e nem pena sem prévia cominação legal.
II – É correto afirmar que princípio nula poena sine culpa tem sua aplicação específica no momento da dosimetria da pena.
III – A culpabilidade estabelece limite à dosimetria, não permitindo pena acima do indicado para a reprovação suficiente e necessária ao cometimento do delito.
IV – Somente a definição da pena-base está influenciada pelo Juízo de reprovação da culpabilidade.
V – Uma vez fixada a pena-base o Juiz não fica obrigado a analisar agravantes e atenuantes.
Agora, responda. São verdadeiras as afirmativas:
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) II, III e V
d) III, IV e V
6) Atente para as afirmativas adiante sobre a pena de multa.
I - A pena pecuniária consiste em pagamento em dinheiro, determinada pelo Juiz, para aplicação em obras sociais ou do próprio Judiciário.
II – A pena de multa é calculada em dias-multa de acordo com o valor estabelecido na figura penal.
III – A multa deve ser paga até 10 dias após a sentença condenatória.
IV – A pena de multa não pode ser aplicada em conjunto com pena de reclusão.
V – A pena de multa sempre poderá ser descontada diretamente do vencimento ou salário do condenado.
Agora, responda. Dentre as afirmativas indicadas são falsas apenas:
a) duas
b) três
c) quatro
d) cinco
7) Assinale a alternativa correta sobre a aplicação de penas:
a) As penas previstas no Código Penal são de reclusão, de detenção, de multa, acessórias e privativas de direitos.
b) A pena restritiva de direitos será aplicada direta e originalmente pelo Juiz, em casos de condenação do réu, quando entender ser ela suficiente como reprimenda.
c) A pena de multa não paga pelo condenado solvente será convertida em detenção.
d) As penas restritivas de direitos são autônomas e, em determinadas circunstâncias, substituem as privativas de liberdade.
8) Considerando o instituto da detração penal é possível afirmar que:
a) Trata-se de redução, pelo trabalho prisional, de parcela do tempo de pena privativa de liberdade a ser cumprida pelo apenado primário e de bons antecedentes, assim reconhecido na sentença penal condenatória.
b) Não se encontra subordinada a nenhuma outra condição, exceto que o apenado tenha permanecido privado da liberdade provisoriamente durante o curso do processo para que faça jus à mesma.
c) É direito subjetivo do apenado à pena privativa de liberdade, desde que tenha permanecido privado da liberdade no curso do processo e possua bom comportamento prisional.
d) O apenado perde o direito à detração se durante o cumprimento da pena privativa de liberdade, for punido por falta grave ou seja, condenado pela prática de crime doloso ou frustre a execução da pena de multa cumulativamente imposta.
9) Assinale a alternativa correta em relação ao cumprimento da pena.
a) O condenado ao cumprimento da pena pelo regime inicialmente fechado fica submetido ao trabalho no período diurno, podendo ser ele realizado externamente em obras públicas ou particulares.
b) A contagem de tempo para a remição da pena será feita à razão de 1 dia de pena para cada 2 de trabalho.
c) O condenado encontrando-se em cumprimento de pena pelo regime semi-aberto fica sujeito ao trabalho, durante o período diurno, sendo admissível a frequência a cursos de segundo grau ou superior.
d) O reeducando em regime aberto fica legalmente obrigado apenas ao comparecimento, uma vez por mês, ante a Autoridade Judiciária.
10) Analiseas afirmativas que se seguem relativamente ao instituto da pena.
I – As penas são tratadas exclusivamente pelo artigo 32 do Código Penal e onde se encontra estabelecido que são elas privativas de liberdade, restritivas de direitos e de multa.
II – A pena representa-se como medida de caráter preventivo, reparador e sócio-educativo, objetivando a reintegração social do infrator.
III – Para algumas correntes doutrinárias o Direito Penal é o instrumento de enfrentamento formal, simbólico e direto entre o Estado e o infrator.
IV – A Constituição Federal prevê a pena de morte, a qual poderá ser aplicada, em caso de guerra, contra qualquer pessoa que venha cometer crime.
V – A Pena fica adstrita aos princípios da reserva legal, da anterioridade, da legalidade e da individualização, os quais encontram-se estabelecidos na Carta Magna.
Agora, responda. São verdadeiras apenas as afirmativas:
a) I, II e III
b) II, III e IV
c) II, III e V
d) III, IV e V
GABARITO
1 – B
2 – C
3 – C
4 – D
5 – A
6 – D
7 – D
8 – D
9 – C
10 - C

Outros materiais