Buscar

Exercícios Gestão de Projetos N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Exercícios 1º. Bim. Gerenciamento de Projeto de Software – Profa. Priscila Facciolli
Questões:
Conseguirmos gerenciar projetos em qualquer área empresarial, independente do porte do projeto e da organização e do cliente solicitante. Podem ser de baixa, média ou de alta complexidade, seu investimento varia de baixo custo até milhões de dólares. Segundo o PMI, qual é a definição para Gerenciamento de Projetos?
Quais são as características de um projeto? Cite um projeto.
Descreva problemas típicos de projetos e itens de sucessos em projetos. 
Quais são os tipos de estrutura organizacional e explique-as. Descreva suas vantagens e desvantagens para cada tipo.
Como é representado o Ciclo de Vida de um projeto? Desenhe-o com seus relacionamentos e explique cada etapa.
O que significa dizer o termo: “Identificar partes interessadas” em Gestão de Projetos? Quais são os principais envolvidos? Qual é o seu nome técnico? Descreva suas funções.
O que significa a acrônimo EAP? Qual a sua finalidade? Quais são as formas de apresenta-la?
Qual é a finalidade de um cronograma? Em qual etapa do ciclo de vida de projeto ele encontra-se? Quais são seus principais atributos?
9) Para o PMBOK, os Recursos Humanos são imprescindíveis para o funcionamento de qualquer projeto, pois é a partir da necessidade dos clientes/usuários finais que originam-se os requisitos a serem analisados e desenvolvidos e que serão o foco da Gestão de Projetos. Quais são os principais envolvidos em um projeto? Cite-os e diferencie-os. 
Fonte: Adaptado de PMI (2008).
11) O Termo de Abertura do Projeto é um documento interno que reconhece e comunica o escopo aprovado do projeto aos Gerentes funcionais, a seu pessoal em forma de contrato entre Gerente de projeto e Gerentes funcionais, estabelecendo responsabilidades para todos, inclusive para o Cliente. Possui uma estrutura padronizada pelo PMBOK. Descreva quais são os tópicos do Termo de Abertura do Projeto seguindo a sequência ordenada indicada pelo PMBOK e explique cada etapa. 
11) Explique o quais as principais habilidades requeridas para um gerente de projetos. De exemplos.
12) Quais são os principais riscos que podem inviabilizar um projeto?
Um importante programa do governo federal que previa a construção de uma usina hidrelétrica teve suas atividades paralisadas, pois uma tribo indígena se recusou a sair do local onde será o novo curso do rio. O gestor do programa informou que cada dia parado custará em torno de meio milhão aos cofres públicos.
São partes interessadas desse programa: 
a) Governador do Estado.
b) Cidadão.
c) Tribo Indígena.
d) Todas estão corretas.
14- Uma empresa mantém um serviço de software que atende a centenas de clientes pelo mundo. O serviço é bastante complexo e requer um esforço contínuo de manutenção. Para melhor gerenciar a manutenção do sistema, a empresa decidiu implantar um programa de medição, em que várias métricas foram agregadas, cada uma delas associada a determinada questão que se desejava responder. A tabela a seguir apresenta as questões e suas métricas associadas.
O objetivo atual da empresa é reduzir o prazo de suas entregas, sem comprometer o que foi acordado com o cliente. A métrica que permite avaliar se esse objetivo está sendo atingido é o: 
a) custo por entrega 
b) número de mudanças por tipo 
c) número de solicitações de mudanças
d) número de recursos computacionais utilizados 
e) tempo entre levantamento do problema e a aceitação das mudanças
15- Podemos estimar um projeto por Análise de Ponto de Função ou por experiências em projetos semelhantes. Para estes métodos, temos três tipos de objetos de estimativas e medição. Assinale a única alternativa correta: 
a) Tempo, Valor e Produto. 
b) Esforço, Custo e Pessoas. 
c) Pessoas, Processos e Custo.
d) Esforço, Prazo e Custo. 
e) Nenhuma das alternativas.
16- No desenvolvimento de um certo produto de software, foi determinado que um dos requisitos do produto seria a exibição de informações em planilhas eletrônicas. Contudo, durante uma reunião de revisão, a equipe do projeto verificou que esse formato não facilitava a interpretação das informações e sugeriu que fosse construído um gráfico, que permitiria a identificação mais rápida de informações importantes. Diante desse fato, o gerente do projeto deve: 
a) autorizar a equipe do projeto a implementar o gráfico e registrar a mudança
b) solicitar á equipe do projeto que ignore a sugestão, uma vez que ela está fora do escopo definido
c) analisar o impacto da modificação e submetê-la á aprovação do cliente, independentemente da relevância do impacto.
d) analisar o impacto da modificação e, somente se o impacto no projeto for grande, submetê-las á aprovação do cliente.
e) autorizar a equipe do projeto a implementar o gráfico e desprezar o registro da mudança, atendendo á recomendação de que sejam rastreadas apenas mudanças cujo impacto seja significativo no custo ou nos prazos do projeto.
17- Conforme definido pelo Corpo de Conhecimento para Gerenciamento de Projeto de Software PMBOK, um dos artefatos de maior importância dentro do planejamento de um projeto de software é a Estrutura Analítica do Projeto (EAP).
A EAP apresentada na figura a seguir mapeia o processo de produção de um software de uma empresa e os pacotes de trabalho que fazem parte desse projeto de software. Percebe-se eu as atividades de codificação e teste não possuem pacotes de trabalho. A empresa Alfa optou por terceirizá-las para uma parceira em uma operação de outsourcing. 
Analisando-se a EAP da empresa, conclui-se que as atividades de codificação e teste: 
a) devem ser inseridas no planejamento do projeto, uma vez que a empresa é a responsável pela implantação do software (a terceirização foi uma opção da própria empresa).
b) devem ser inseridas no planejamento do projeto porque é obrigatório que um processo de software tenha as atividades de codificação e teste3s dentro de seu conjunto de atividades.
c) não devem ser inseridas no planejamento do projeto, porque, como elas foram terceirizadas, não é necessário realizar o controle de qualidade dessas atividades.
d) não devem ser inseridas no planejamento do projeto porque, como elas foram terceirizadas, não é necessário realizar o controle de produção – tempo, esforço e custo – dessas atividades.
e) não devem ser inseridas no planejamento do projeto, porque em um processo de software, não é obrigatório que as atividades de codificação e testes estejam dentro de seu conjunto de atividades.
18. “A estrutura organizacional é um fator ambiental da empresa que pode afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a maneira como os projetos são conduzidos” (PMI, 2013). Desta forma:
a) O nível de autoridade que o gerente de projetos vai ter será definido de acordo como tipo de estrutura organizacional
b) Independente da estrutura organizacional o gerente de projetos tem sempre plenos poderes sobre o projeto
c) A estrutura organizacional é definida de acordo com o tipo do projeto
d) Em estruturas organizacionais funcionais o gerente de projetos tem máxima autonomia sobre os projetos
e) Em estruturas organizacionais projetizadas o gerente de projeto tem autonomia mínima sobre os projetos
19. Considerando-se uma empresa que tenha estrutura organizacional projetizada, pode-se afirmar que a maior parte dos recursos da organização está envolvida no trabalho do projeto e os gerentes de projetos possuem grande independência e autoridade. Neste contexto não é uma característica da estrutura organizacional projetizada:
a) A autoridade máxima é o gerente de projetos;
b) O enfoque é no projeto;
c) Os recursos dos departamentos são compartilhados entre os projetos e as atividades funcionais de acordo com uma prioridade pré-determinada
d) Lealdade ao projeto e não ao gerente funcional;
e) Equipes são dissolvidas no término do projeto.
20. A maneira como uma organização está estruturada pode interferirdiretamente nos resultados dos projetos, uma vez que a autoridade do papel do gerente de projetos é determinada de acordo com a estrutura da organização executora do projeto. Organizações funcionais trazem alguns problemas a serem enfrentados pelos gerentes. Entre eles pode-se citar: 
a) O cargo de gerente de projetos existe e tem autoridade máxima sendo responsável pelo sucesso ou fracasso dos projetos.
b) O tempo de dedicação do gerente de projetos no projeto é total
c) Muitas vezes neste tipo de organização o papel de gerente de projeto fica com o gerente do departamento e a autoridade sobre o projeto também, limitando a autoridade do gerente de projetos.
d) Os integrantes da equipe de projetos trabalham em período integral nos projetos e não desempenham bem suas atividades funcionais
e) Os integrantes da equipe de projetos são leais ao projeto e não ao gerente funcional
21. A Gestão de Projetos cada vez mais é utilizada no dia-a-dia das empresas, além de estar sendo mais valorizada como instrumento para se atingir o sucesso dos projetos. Busca-se sempre o sucesso do projeto, seja em termos de prazo, em termos de custos, em termos de qualidade entre outros. Diante disso é incorreto afirmar que um projeto pode ter fracassado porque:
a) Excedeu os custos que foram inicialmente estimados
b) Não estava adequado à missão, aos objetivos e às metas da empresa
c) Cumpriu exigências, mas não resolveu as necessidades de negócio
d) Foram aplicados processos inadequados de gerenciamento de projetos
e) Teve apoio da alta administração da organização
22. Projetos existem e são gerenciados a muito tempo mesmo sem receber o nome formal de projetos. Na história da humanidade existem inúmeras passagens que podem ser destacadas como exemplos de projetos, sejam eles bem sucedidos ou não. Com base nestas considerações, quais dos exemplos abaixo não se encaixa como exemplo de projeto?
a)	Construção do canal de Suez no Egito
b)	Construção das muralhas na china
c)	Gestão da Organização das Nações Unidas (ONU)
d)	Desenvolvimento e envio do primeiro satélite artificial a ser posto em órbita na terra, o Sputnik.
e)	Desenvolvimento da bomba atômica
23. Segundo o PMI (2013) "um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos. O término é alcançado quando os objetivos tiverem sido atingidos ou quando se concluir que esses objetivos não serão ou não poderão ser atingidos e o projeto for encerrado, ou quando o mesmo não for mais necessário. Temporário não significa necessariamente de curta duração. Além disso, geralmente o termo temporário não se aplica ao produto, serviço ou resultado criado pelo projeto; a maioria dos projetos é realizada para criar um resultado duradouro. Por exemplo, um projeto para a construção de um monumento nacional criará um resultado que deve durar séculos. Os projetos também podem ter impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.” 
Considerando o conceito proposto, pode-se citar como exemplo de projeto:
a) Fabricação de veículos
b) Venda de produtos
c) Administração de recursos humanos
d) Faturamento e emissão de notas fiscais
e) Lançamento de uma nova marca de cerveja
24. É muito comum em gestão de projetos a confusão entre os conceitos de projeto e operações de rotina, que podem ser entendidas como procedimentos contínuos e repetitivos em uma organização. São as operações de rotina que dão continuidade e sustentação aos negócios da empresa. Desta maneira, como exemplo de operação de rotina pode-se citar:
a) Lançamento de uma nova marca de produtos
b) Construção de uma casa
c) Realização de uma viagem
d) Publicação de um livro
e) Administração de recursos humanos
25. Uma empresa de telefonia opera há muitos anos no segmento de telefonia celular com bastante sucesso. Esta empresa sempre se mostrou pioneira na implantação de novos produtos e serviços e mantém um alto grau de satisfação dos usuários. Percebendo uma queda significativa nos índices de satisfação com relação ao serviço Pré-Pago, sua diretoria constituiu um grupo para acompanhamento dos níveis de satisfação deste serviço. Este grupo será foi constituído como uma unidade da organização, em caráter definitivo e com uma estrutura de inicial e fixa de 5 funcionários. Considerando a situação acima é correto afirmar.
a)	Esta iniciativa é um projeto pois objetiva a implantar uma área nova na empresa.
b)	Esta iniciativa não pode ser considerada um projeto visto que não constitui um esforço temporário para criar um produto ou serviço.
c)	Mesmo sendo uma ação que será contínua, pode ser considerada um projeto por sua preocupação com a estratégia corporativa da empresa.
d)	Depende do ponto de vista observado a situação pode ser considerada como um projeto.
e)	A iniciativa é considerada um projeto visto que tem objetivo e escopo bem definidos.
26. O PMI (2013) define Stackholder como “pessoas e organizações, como clientes, patrocinadores, organizações executoras e o público, que estejam ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses possam ser afetados de forma positiva ou negativa pela execução ou término do projeto. Elas podem também exercer influência sobre o projeto e suas entregas”. 
Considere a situação descrita abaixo:
Uma distribuidora de veículos (concessionária) de médio porte no interior paulista resolve participar de uma feria agropecuária em sua cidade. A feira agropecuária é um evento anual que a cidade promove para mostrar e premiar animais e criadores da região, além de expor produtos agrícolas e outros produtos de diversas áreas. Normalmente neste tipo de evento são comercializados espaços demarcados ao céu aberto, dentro do centro de exposições agropecuárias da cidade. As empresas interessadas em participar do evento e expor seus produtos, devem alugar estes espaços e montar uma espécie de show room para demonstração e comercialização de seus produtos. Eventos como este são considerados projetos, visto serem um esforço temporário com um fim específico. Para este projeto, a distribuidora de veículos em questão, precisou primeiramente definir um orçamento, para em seguida fazer um planejamento de como seria organizado o espaço, considerando o orçamento. A partir deste planejamento inicial foi definido pela empresa que seria necessário um “Estande” com proteção contra chuva, onde ficariam os vendedores e um espaço Vip para clientes. Foi definido também um espaço aberto e coberto, onde ficariam um pequeno show para os carros e que resguardaria os clientes do sol e eventuais eventos de chuva. Além disso, foi necessário a alocação de vendedores do quadro da empresa para o evento, bem como recepcionistas contratadas especificamente para este fim. 
Na situação descrita não pode ser considerado um exemplo de stackholders:
a) A distribuidora de veículos b) Os moradores da cidade c) Os vendedores
d) Os veículos e) As recepcionistas
27. Os stakeholders, também conhecidos como 'partes interessadas' em um projeto, influenciam diretamente no fracasso ou no sucesso de um projeto. Cabe ao gerente de projeto identificar possíveis conflitos de interesses entre os stakeholder e gerenciá-los. Considerando um ciclo de vida genérico de gestão de projetos que tenha uma fase inicial, n fases intermediárias e uma fase final, assinale a opção incorreta:
a) Normalmente os stakeholders tem maior poder de influência na fase inicial do projeto
b) A medida que o projeto vai passando pelas fases intermediárias e se aproximando do fim a influência dos stakeholders vai diminuindo
c) Quando o projeto encontra-se mais próximo do final, as solicitações de mudança tem maior custo
d) Quando o projeto encontra-se mais próximo do final uma mudança pode provocar grandes alterações no produto ou até mesmo em seu descarte
e) Os stakeholder tem alto poder de influenciar um projeto em qualquer momento do ciclo de vida do projeto28. O PMI (2013) define cinco grupos de processos para auxiliar o gerente de projetos durante a gestão de projetos. Estes grupos de processos são inter-relacionados e existe uma ordem de execução bem definida para eles. Os grupos de processos definidos pelo PMI, são (nesta ordem):
a) iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e, encerramento
b) iniciação, execução, planejamento, monitoramento e controle, e, encerramento
c) iniciação, execução, planejamento, encerramento, monitoramento e controle
d) iniciação, planejamento, encerramento, monitoramento e controle, execução
e) iniciação, planejamento, monitoramento e controle, execução, e, encerramento

Outros materiais