Buscar

trabalho em grupo da fasc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O sistema ABO são classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes: A, B, AB e O.
Enquanto que o Fator Rh é um grupo de antígenos o qual determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo.
Os grupos sanguíneos são classificados em: A, B, AB e O, através de testes como: prova direta, onde permitem a identificação de determinados antígenos na superfície das hemácias, prova reversa, onde e utilizado células com antígenos conhecidos , permitindo a pesquisa de anticorpos livres no plasma ou no soro.
 
A: O sangue do tipo A apresenta aglutinina (anticorpos) anti-B no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber dos tipos A e O, contudo, não recebem do tipo B e nem do tipo AB.
B: O sangue do tipo B apresenta aglutinina (anticorpos) anti-A no plasma. Assim, indivíduos com esse tipo de sangue podem receber de B e O, porém, não podem receber sangue dos tipos A e AB.
AB: O sangue do tipo AB é o “Receptor Universal” de forma que AB não possui aglutininas no plasma e pode receber qualquer tipo de sangue. Em outras palavras, o sangue AB possuem os antígenos A e B, entretanto, nenhum anticorpo.
O: O sangue do tipo O é o “Doador Universal” uma vez que possuem os dois tipos de aglutininas (anticorpos) no plasma, anti-A e anti-B, e não apresentam aglutinogênios (antígenos) dos tipos A e B. A despeito de serem os doadores universais, ou seja, podem doar seu sangue para qualquer grupo sanguíneo, esses indivíduos só recebem sangue do tipo O.
Hepatites
Hepatite se refere a qualquer inflamação no fígado que pode ser causada por vírus, uso de álcool, drogas, ou até mesmo por alguns medicamentos.
A hepatite viral, portanto, se refere a uma infecção e inflamação no fígado que ser causada por cinco diferentes vírus (A, B, C, D, E), no Brasil as mais comuns são as quatro primeiras, enquanto o vírus E é mais frequente na África e na Ásia. As hepatites A e E são altamente contagiosas, já a B, C e D ocorrem mais raramente, porém podem ocasionar surtos e se tornar crônicas (permanecendo no organismo por mais de seis meses). Alguns tipos apresentam sintomas, no entanto, algumas são silenciosas e podem cronificar, causando danos graves ao fígado.
Hepatite A
É uma doença com distribuição no mundo inteiro que afeta mais frequentemente crianças e adolescentes. A presença dos vírus nas fezes acaba facilitando a disseminação e os surtos de hepatite A.
Altamente contagiosa, é transmitida pela via fecal-oral, por alimentos e água contaminada, que são os principais veículos de transmissão em caso de epidemias, especialmente quando as condições sanitárias são precárias. A transmissão pelo contato íntimo também é verificada, apesar de rara.
O vírus da hepatite A (HAV) é um pequeno vírus RNA que se replica principalmente no fígado e é secretado na bile e no soro. Maiores proporções do HVA são encontradas nas fezes durante o período de incubação e na fase sintomática inicial da hepatite A.
Hepatite B
É uma doença infecciosa de distribuição mundial, sendo que as vias de transmissão e a resposta à infecção variam conforme a idade em que a infecção ocorre. Existem mais de 250 milhões de portadores assintomáticos da doença no mundo, desses, 25% desenvolvem hepatite crônica ativa, além disso, um milhão de mortes anuais podem ser atribuídas às doenças hepáticas relacionadas com a infecção pelo vírus da hepatite B (HVB). O vírus da hepatite B esta presente no sangue, no leite materno e no esperma, e secreções vaginais sendo considerada sexualmente transmissível.
A transmissão ocorre pela via parenteral (contato com sangue pelo compartilhamento de seringas, alicates de unha, piercings, transfusão sanguínea), por contato pessoal intimo como relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada, de mãe infectada para o filho durante a gestação, parto ou amamentação.
O vírus da hepatite B (HBV) é um vírus DNA (fita dupla) envelopado, que replica-se principalmente no fígado. Durante a infecção aguda e crônica, os pacientes com hepatite B apresentam grandes quantidades de do vírus no soro, no sêmem e nas secreções vaginais.
Hepatite C
O Vírus da hepatite C tem distribuição no mundo inteiro e a sua prevalência gira em torno de 2,2% da população mundial, o que equivale a 130 milhões de pessoas infectadas pelo vírus. O reconhecimento desse vírus é relativamente recente, pois anteriormente era chamado de “Hepatite Não A Não B”.
A hepatite C é disseminada predominantemente por via parenteral, por acidentes com agulhas, uso de alicates de unha, piercings e tatuagens feitos com material não esterilizado, especialmente pelo uso de drogas injetáveis. A transmissão sexual de hepatite C ocorre, mas não é comum.
Vale ressaltar que convivência no mesmo ambiente, apertos de mão e compartilhamento de toalhas não transmitem a doença.
O HCV é um vírus RNA envelopado de camada dupla. Replica-se em larga escala no fígado e é detectado no soro.
Os anticorpos, também conhecidos como imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas, são glicoproteínas sintetizadas pelos linfócitos B, utilizadas pelo sistema imunológico para identificar e neutralizar os antígenos. Eles podem se apresentar em duas formas: secretados pelos plasmócitos (B maduro), estando solúvel na corrente sanguínea; ou ligados à membrana de B, conferindo especificidade antigênica à célula.
Estruturalmente, os anticorpos são compostos por duas cadeias leves idênticas e de duas cadeias pesadas, também idênticas. As cadeias leves se ligam às cadeias pesadas através de pontes dissulfetos, que variam em quantidade e posições entre as diferentes classes de anticorpos. Além disso, ambas as cadeias possuem uma região variável e outra constante. O domínio variável confere especificidade ao anticorpo.
As moléculas de anticorpos podem ser digeridas por enzimas. Quando a digestão é feita pela papaína obtém-se dois fragmentos chamados Fab (fragmento ligante de antígeno), e um fragmento denominado Fc (fragmento cristalizável). Quando a digestão é feita pela pepsina, é produzido um fragmento chamado de Fab2, onde os dois braços do anticorpo permanecem unidos, e o restante é clivado em vários fragmentos menores.
As moléculas de anticorpo são subdivididas em classes de imunoglobulinas definidas pelos domínios constantes de suas cadeias pesadas. As cadeias pesadas são representadas pelas letras gregas μ, γ, α, δ, ε, e as imunoglobulinas são denominadas de IgM, IgG, IgA, IgD e IgE respectivamente. As diferentes classes se diferenciam-se entre si também por suas propriedades biológicas, localizações funcionais e mecanismos diferentes para a retirada de antígenos do organismo.

Outros materiais