Buscar

Membrana Plasmatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA - ICB
DISCIPLINA – BIOLOGIA CELULAR e CITOLOGIA I
EXERCÍCIOS 1º TVC
1) A fenilcetonúria é uma doença autossômica recessiva em que não há produção da enzima “fenilalanina hidroxilase”. Esta converte a fenilalanina em tirosina, que está envolvida na síntese de melanina. Sendo assim, diga qual o papel das chaperonas e dos proteassomos na configuração final desta enzima.
2) Diga por que a membrana plasmática é considerada um “mosaico fluido” relacionando este conceito com suas propriedades físicas e químicas.
3) Sabe-se que na parede intestinal as “microvilosidades” exercem papel preponderante na absorção de nutrientes provenientes da alimentação. Sendo assim, explique a nível estrutural e molecular, como são formadas estas “especializações de membrana” nas células intestinais, e quais benefícios elas podem trazer ao trato gastrointestinal.
4) Sabe-se que a parede intestinal é responsável pela absorção de nutrientes ingeridos na alimentação. Sendo assim, explique como o “transportador de glicose acoplado ao Na+” funciona para que ocorra a captação de glicose nas células intestinais.
5) O Mal de Parkinson é uma doença caracterizada pela deficiência de movimentos corretos das mãos e dos pés. Sabendo-se que esta doença tem origem no sistema nervoso central (SNC), explique o que acontece com a transmissão do impulso nervoso e as sinapses químicas nas placas motoras para que os músculos não se movimentem corretamente.
6) O cigarro causa dependência química por conter altos níveis de nicotina, que constitui o princípio ativo do tabaco. Em doses baixas, essa substância age nos “receptores nicotínicos de acetilcolina”, liberando adrenalina no sangue e levando a uma sensação de prazer. Já em altas concentrações, bloqueia tais receptores provocando náuseas, vômitos e convulsões. Assim, explique como a nicotina é levada ao terminal axônico através do mecanismo de impulso nervoso.
7) A acetilcolina é um neurotransmissor que quando liberado na placa motora desencadeia a contração do músculo liso. Sabendo-se que esta contração necessita de uma cascata de sinalização intracelular para ser ativada, explique como ocorre esta rota de sinalização desde a ligação da acetilcolina a seu receptor até o mecanismo de contração. 
 
8) Sabendo-se que o óxido nítrico (NO) é um gás que se dissolve no sangue e outros tecidos, comente sobre sua propagação e ação nas células da musculatura lisa. 
9) Cite o nome dos 3 componentes do citoesqueleto, explicando suas composições, estruturas e uma função na célula relacionada a cada um deles.
10) Correlacione um tipo de filamento do citoesqueleto com um tipo de especialização de membrana.

Outros materiais