Buscar

ALTHUSSER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALTHUSSER: A ESCOLA COMO APARELHO IDEOLÓGICO DE ESTADO
O texto de Althusser fala sobre como a escola se tornou a mais importante instituição de serviço do Estado, após romper com a Igreja, para controlar e manipular, ideologicamente, a separação entre a classe dominante (Patrão/Burgueses) que controlam os meios de produção, e a classe dominada (Trabalhadores/ Proletariado) que “vendem” sua força para se sustentar, manipulando a realidade a favor da classe dominante.
O Estado separa o meio de produção da mão de obra o que é importante para a classe dominante que paga os salários a classe trabalhadora que serve para sustentar a próxima geração de trabalhadores.
A escola torna natural e necessário o trabalho e a formação de mão de obra, equivalendo à qualidade do trabalho e a quantidade da força de trabalho, a venda da força de trabalho, a submissão às normas de produção e a hierarquia, ideais desenvolvidos pelo sistema educacional e outras instancias, que diferem a usado na época dos feudos onde se aprendia no local de trabalho, os trabalhadores são criados em um local diferente do que irá trabalhar e aprende meios que talvez não use na vida.
Os aspectos mais importantes deste texto são como o Estado trocou a Igreja, que era a grande formadora ideológica e passou usar outros meios como a Escola onde eles podem ter um “berçário” de mentes que serão controladas pela sua ideologia, funcionando duplamente como um aparelho ideológico e como uma força repressiva, o que assegura o poder dos dominantes, ditando regras e normas de convivência mantendo a ordem de maneira coercitiva e direta.
Althusser possui duas teses: a primeira, são fantasiosas condições de existência, seja religiosa, moral, jurídica e politica, pois não correspondem com a realidade, esta é a tese imaginaria. A tese real, por sua vez, mostra que não representa somente um sistema, são um conjunto de práticas materiais necessárias para à reprodução das relações de produção.
Recapitulando, aparelho ideológico ou ideologia, significa o controle do Estado sobre a classe dominada e mantendo a classe dominante no “poder”, usando suas instituições para manter esse paradigma, onde a mais importante é a escola que contribui para reproduzir as relações sociais capitalistas.
Em resumo este texto é muito importante para mostrar que o domínio dos burgueses sobre os trabalhadores começa deste a infância pelo meio da Escola e caracterizando uma classe após a outra de trabalhadores que serão dominados pelo Estado que detém uma ideologia capitalista que premia quem possui os meios de produção mesmo que esses não saibam produzir o que suas “maquinas” possam fazer, e desvalorizam os que possuem a mão de obra, os que fazem as “maquinas” produzirem.
Nome: Márcio Petisco Vieira
Curso: Geografia / 1° período
Professor: Antônio José Pereira Morais
Matéria: Sociologia da Educação

Outros materiais