Buscar

CINESIOTERAPIA importancia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CINESIOTERAPIA 
A cinesioterapia é a ciência que abrange o tratamento dos sistemas neuromusculoesquelético e circulatório por meio do movimento ou do exercício. Na recuperação de traumas ortopédicos e/ou desportivos, a cinesioterapia é essencial, devido à necessidade de readquirir os movimentos da vida diária, o gesto desportivo e retornar o mais brevemente possível às atividades do dia-a-dia.
A cinesioterapia é um método terapêutico, portanto, é necessário que haja uma avaliação minuciosa do paciente, para a correcta prescrição dos exercícios de acordo com os objectivos estabelecidos. Entre os objectivos desta modalidade, podem citar-se a prevenção e tratamento das disfunções ortopédicas, o desenvolvimento, a restauração e a manutenção da resistência ou força muscular, além da melhora da mobilidade articular, flexibilidade muscular e coordenação. 
A palavra cinesioterapia tem origem no vocábulo grego kínesis (“movimento”) e “terapia”. O estudo em si chama-se cinesiologia. Os seus conhecimentos são muito importantes para diagnosticar e tratar afecções que estejam ligadas aos músculos e aos ossos.
A cinesiologia abarca noções da anatomia humana, da fisiologia e até da psicologia, entre outras ciências, uma vez que estuda a relação entre a saúde e a qualidade dos movimentos.
Os conhecimentos cinesiológicos podem ser aplicados através da quiroprática, da fisioterapia, da ergonomia, do condicionamento físico e da própria cinesioterapia, seja para desenvolver uma terapia, para prevenir lesões ou para melhorar o rendimento atlético.
É importante saber distinguir o trabalho realizado por um cinesioterapeuta e o de um fisioterapeuta. O primeiro dedica-se a avaliar que inconvenientes se produzem num movimento de acordo com a anatomia, a fisiologia e a biomecânica. O segundo, em contrapartida, aplica os princípios da cinesioterapia, juntamente com outras técnicas terapêuticas, de forma a prevenir ou recuperar uma determinada lesão ou patologia

Outros materiais