Buscar

AVALIANÇÃO PARCIAL RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS

Prévia do material em texto

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS
	
	
	
	Acertos: 9,0 de 10,0
	Data: 26/04/2018 20:10:43 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201609920728)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(ENADE 2009 - Q11) - Considerando o desenvolvimento do processo de Recrutamento e Seleção por diversos atores a área que solicita a contratação, a equipe de Recursos Humanos e consultorias especializadas, de quem é a responsabilidade da decisão de contratação?
		
	 
	A responsabilidade da decisão do novo empregado é da área que requisita a contratação, pois a chefia imediata conhece a função e pode adequar melhor os requisitos do cargo à cultura organizacional.
	
	A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela pode trazer os melhores candidatos, ajustando a política de recrutamento e seleção para atrair talentos
	
	A responsabilidade da decisão é da área de Recursos Humanos, pois ela tem condições de conhecer o perfil necessário para o cargo e a cultura organizacional.
	
	A responsabilidade da decisão é das consultorias especializadas, pois elas têm as condições necessárias para definir as técnicas adequadas de acordo com o perfil.
	
	A responsabilidade da decisão é da área que requisita a contratação, pois o pessoal da área de Recursos Humanos pode não conseguir atender a todas as áreas com a rapidez necessária.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609646015)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Aproprio de parte da conjectura de Vieira, Eduardo (2004) que diz que é preciso apenas que o empresário brasileiro, em sua grande maioria, visualize que está diante de tempos novos. Tempos de abertura, onde o consumidor se mostra mais exigente, reivindicando bens e serviços que atendam a seus anseios. Tendo em vista algumas características que definem o ambiente atual em que estamos inseridos, levando em consideração aspectos estratégicos, processos e pessoas, avalie as afirmações a seguir. I - Transformações tecnológicas: A tecnologia alterou as relações de trabalho, aumentando a eficiência operacional e orientando a atuação dos trabalhadores para a produção de conhecimento e preparação abrangentes, extrapolando os limites de espaço e tempo. O crescente número de pessoas com acesso à tecnologia acelerou esse processo, estabelecendo novos parâmetros de qualificação. II - Exercício do papel do consumidor: Os clientes estão cada vez mais conscientes de seus direitos e de sua capacidade de escolha, buscando um atendimento diferenciado quando da aquisição de um produto/serviço. A relação com o consumidor é volátil e a oferta do mercado ampla, proporcionando múltiplas opções de escolha a cada nova compra. III - Preocupação com a diversidade e maior foco nessa questão: As organizações têm procurado não gerar oportunidades respeitando a diversidade em sua estrutura (de gênero, etnia, opção sexual, etc.), incentivando a atração desses profissionais, procurando transpor as barreiras de preconceito e focando efetivamente as competências e capacidade de contribuição e resultado dos profissionais. É correto o que se afirma em
		
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, II e III.
	 
	I e II, apenas.
	
	III, apenas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609646193)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando nos referimos a processos dentro da área de RH, estamos destacando a maneira pela qual se realiza uma atividade, utilizando métodos, técnicas e ferramentas dentro de um conceito de continuidade e interatividade. Numa organização, as atividades desempenhadas em RH inserem-se num sistema, composto por subsistemas - subsistemas de RH.
Sendo essa premissa verdadeira, considere as definições dos seguintes subsistemas de RH:
I - Planejamento de RH: Define a estratégia global da área de RH, a quantidade necessária de pessoas para ocupação dos cargos organizacionais e os indicadores que irão monitorar os resultados estabelecidos no planejamento inicial.
II - Remuneração e Benefícios: Define critérios, normas e procedimentos, garantindo a aplicação de ações justas e respeitando os acordos sindicais estabelecidos.
III - Relações Trabalhistas: Relaciona-se à política salarial e de benefícios definida pela empresa, descrição de cargos, realização de pesquisas salariais, objetivando equidade interna e aperfeiçoamento contínuo das práticas aplicadas, tendo em vista a retenção de talentos.
IV - Recrutamento e Seleção: Promove ações de comunicação interna que buscam informar, motivar e comprometer os funcionários, desenvolvendo a satisfação e o orgulho de pertencer à organização. Define estratégias de captação e identificação de talentos para a organização, utilizando ferramentas e técnicas específicas.
Assim sendo, das opções abaixo assinale a única correta:
		
	
	II e IV são verdadeiras
	
	III e IV são falsas
	 
	I e IV são verdadeiras
	
	I e III são falsas
	
	Todas são verdadeiras
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609803320)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A que a seguinte descrição se refere? "É a porta de entrada das pessoas na organização envolvendo o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas. Relaciona-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos."
		
	
	Publicação de vaga;
	 
	Subsistema de provisão de RH;
	
	Oferta de emprego;
	
	Descrição de cargo.
	
	Solicitação de vaga;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609646359)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As técnicas de seleção têm como objetivo levantar informações acerca dos candidatos e predizer o comportamento do candidato em função dos resultados que alcançou quando submetido a essas técnicas. São exemplos de técnicas de seleção, exceto:
		
	
	testes de conhecimento
	 
	análise do cargo
	
	testes psicológicos
	
	técnicas de simulação
	
	entrevista estruturada
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201609646296)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Encontrar entre os candidatos aquele cujo perfil técnico e comportamental tem maior compatibilidade com o perfil do cargo, na visão de Chiavenato, é:
		
	
	Recrutamento
	
	Competência
	
	Aplicação de recursos humanos
	
	Provimento de recursos Humanos
	 
	Seleção
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201609646159)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É sabido que o processo seletivo inicia com a requisição de pessoal, onde devem constar algumas informações relevantes. Assinale a única opção, cuja sequência diz respeito à afirmativa feita:
		
	 
	Diretoria/área; Solicitante; Cargo de contratação.
	
	Visão da empresa; Horário e local de trabalho; Motivo da abertura da vaga.
	
	Motivo da abertura da vaga; Horário e local de trabalho; Histórico da empresa.
	
	Cultura da empresa; Diretoria/área; Solicitante.
	
	Cargo de contratação; Cultura da empresa; Motivo da abertura da vaga.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201609646049)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um processo de atração de talentos é variável em cada região que acontece do ponto de vista de uma maior possibilidade de  empresas existentes naquela região ou de maior ou menor número de candidatos , isto refere-se a oferta e a procura. Caso a região esteja com grande número de empresas prosperando e precisando de candidatos para suas vagas, podemos afirmar que:
		
	 
	O processo seletivo será mais flexível, pois há muitas vagas sendo oferecidas e os candidatos poderão escolher acirrando a competição entre as empresas.
	
	O processo seletivo será igual commenor ou maior número de empresas na mesma região oferecendo vagas.
	
	O processo seletivo será melhor e mais fácil para as empresas.
	
	O processo seletivo não sofrerá nenhuma alteração.
	
	O processo seletivo tenderá a ser mais rígido, pois as empresas não deixarão cair o nível do padrão dos candidatos
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201609646058)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando buscamos identificar potenciais candidatos dentro da própria empresa, através da abertura e divulgação da vaga internamente, temos como meio o :
		
	
	recrutamento externo
	 
	recrutamento interno
	
	recrutamento misto
	
	recrutamento coletivo
	
	recrutamento presencial
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201609744941)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Podemos afirmar que o maior objetivo da atração de talentos:
		
	
	É escolher o melhor candidato do processo seletivo.
	
	É divulgar como será o processo seletivo.
	 
	É atrair candidatos adequados para o processo seletivo.
	 
	É captar o maior número de pessoas para o processo seletivo.
	
	É comunicar as pessoas o processo seletivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes