Buscar

democracia etica e cidadania

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1
Resposta: A constituição federal visa proteger e garantir aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
 A pena privativa de liberdade é usada como poder punitivo do Estado, e encontra legitimidade quando o bem jurídico ofendido pelo criminoso for de grande importância à sociedade, uma vez que sua presença seja sinônimo de perigo.
 O Direito Penal intervê quando há a necessidade de proteção dos cidadãos, encontrando a legitimidade para punir o indivíduo.
O Estado encontra na liberdade individual, o bem supremo que este pode atingir sem ferir, em tese, o princípio da dignidade da pessoa humana.
A proteção a dignidade da pessoa humana de toda uma sociedade se sobrepõe a de um único indivíduo.
A partir dessa realidade, outro questionamento é necessário: como garantir a integridade física e moral do cidadão-preso, se o presídio abriga mais do dobro de sua capacidade e, a pretexto de manter a segurança, esquece-se dos direitos mais básicos do ser humano? Que necessidade há em submeter o cidadão-preso a esse tipo de desumanidade? Que controle mantém o poder militar que, para manter a segurança, precisa retirar do indivíduo o que lhe é mais salutar - a própria dignidade?
O que se constata é que, na prática, o cidadão-preso perde muito mais do que sua liberdade. Perde sua dignidade. Está submetido à humilhação e acaba se sentindo um nada. E é nesse contexto que, depois de cumprida a sua passagem pela casa prisional, voltará ao convívio social. Estigmatizado. Rotulado. Sem possibilidade de adaptação. Invariavelmente retornará à criminalidade.
O que se observa é que as casas prisionais se transformaram em depósitos de gente. Não se vê preocupação com a pessoa. Talvez porque há muito passou a ser tratada como coisa, que não precisa de garantias, porque nem mais humana é considerada.
Porem referente as questões:
Houve violação ao direito fundamental desses presos? 
Sim, houve violação.
Qual? 
O direito à vida, elencado como o bem mais precioso em nosso ordenamento jurídico. A condição de presidiário, não exclui direitos constitucionais, devendo o estado tutelar pelos que estão em cumprimento de pena.
Questão 2
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Todo cidadão possui direito a saúde, a moradia, a educação básica, serviços sanitários, alimentação, entre outras, na qual devem ser garantidas pelo Estado Democrático de Direito, mantendo assim o cidadão com uma vida digna.
Os Direitos Humanos são direitos fundamentais do ser humano. Sem eles, o ser humano não consegue participar plenamente da vida em sociedade.
Os Direitos Humanos são um conjunto de leis, vantagens e prerrogativas de devem ser reconhecidos como essência pura pelo ser humano para que este possa ter uma vida digna, ou seja, não ser inferior ou superior aos outros seres humanos porque é de diferente raça, de diferente sexo ou etnia, de diferente religião, etc. Os Direitos Humanos são importantes para que viver em sociedade não se torne um caos. São importantes para a manutenção da paz.
Os Direitos Humanos são um conjunto de regras pelas quais o Estado e todos os cidadãos a ele pertencentes devem respeitar e obedecer.
Pode parecer que não está sendo cumprido, mas a principal função dos Direitos humanos é a de proteger os indivíduos das injustiças, arbitrariedades, do autoritarismo e dos abusos de poder. Os Direitos Humanos são sinônimo de liberdade, pelo menos deveria ser.
A dignidade humana, a igualdade, a fraternidade e a liberdade, pelo menos a do pensamento, a da democracia, são valores e princípios básicos da sociedade judaico-cristã moderna. Uma sociedade mutante, que se transforma e transforma o mundo.
Questão 3
O sistema norueguês privilegia a reintegração social, mostrando aos presidiários como a vida deve ser, e que ações ilegais levam a consequências terríveis, comparado uma vida legal.
A pena mais privilegiada pelo sistema prisional na Noruega é a reabilitação do delinquente, ou seja, o objetivo central é que a partir do momento em que ele sair da cadeia possa ter o direito de se tornar um cidadão produtivo dentro da sociedade.
Claramente, eles não simplesmente, prendem e deixam o tempo passa até terminar o período de tratamento do prisioneiro, logo, caso o mesmo não obtenha melhoras e não se observe que ele talvez, não venha se tornar dessa vez um bom cidadão, ele irá permanecer na cadeia por pelo menos mais 5 anos, e será reavaliado novando em cinco anos subsequente, e assim, até que o preso melhore. Na Noruega eles também tem a lei, olho por olho, como nos Estados Unidos, se você matou, terá a pena de morte, mas o tempo máximo que outros delitos possam ocorre são de 21 anos.

Outros materiais