Buscar

APOL 1 1 Aula

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Pesquisa Operacional
Leia atentamente o enunciado a seguir.
 
Um artesão ucraniano é especializado em pintura decorativa de pêssankas, ovos tradicionais da cultura ucraniana. Ele vende seu artesanato em uma feira que funciona todas as noites. Ele realiza uma pintura básica em ovos normais e, uma pintura refinada nos ovos grandes. As pêssankas de tamanho normal são vendidas por $ 4,00 e as pêssankas grandes por $ 6,00, dado o refinamento do desenho. Ele consegue vender pelo menos 3 pêssankas normais e somente 4 grandes por noite. As pêssankas normais são pintadas em 54 minutos e os grandes são pintados em 1h e 36 minutos. Antes das vendas noturnas, o artesão desenvolve seus projetos em jornadas diárias de trabalho de 8 horas. Para melhor empregar seu tempo, ele deseja saber quantas pêssankas de cada tipo ele precisa pintar para obter a maior receita possível.
Tendo em vista o enunciado acima podemos afirmar que:
I - Para a modelagem da solução do problema em questão é preciso, primeiramente, identificar as variáveis de decisão para, em seguida, definir a função objetivo, expressar as restrições e, desse modo, obter a forma padrão.
II - Posto que o artesão obtém receita vendendo pêssankas normais e grandes, temos que, x1: pêssankas normais ; e x2: pêssankas grandes, expressas em unidades podem ser atribuídas como nossas variáveis de decisão. Sendo a função objetivo do problema, Maximizar Z=4x1+6x2.
III - Quanto às restrições existentes, pode-se afirmar que uma das restrições do problema é o tempo disponível, assim, o artesão possui a seguinte restrição: 0,9x1+1,6x2=8, com o tempo em horas, ou, 54x1+96x2=480, com o tempo em minutos.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e III são verdadeiras.
	
	B
	II é verdadeira.
	
	C
	III é verdadeira.
	
	D
	I e II são verdadeiras.
	
	E
	I, II e III são verdadeiras.
Questão 2/5 - Pesquisa Operacional
Em pesquisa operacional, ao trabalhar para a solução de um problema, frequentemente nos deparamos com a possibilidade de usar uma solução pronta ou a de desenvolver uma solução que atenda pré-requisitos específicos para o problema em questão. Assim, faz-se necessário diferenciar os conceitos de “modelo” e de “modelagem” a serem empregados, pois há uma pequena sutileza no emprego dos referidos conceitos.
Preencha corretamente as lacunas utilizando os conceitos de “modelo” e “modelagem”.
 
Um(a) _________ pode ser usado para resolver problemas similares, dado que as condições usadas para a elaboração deste nem sempre são encontradas na realidade.
Para problema de baixa complexidade, o emprego de um(a) ________ pronto, pode ser o mais indicado por apresentar um menor custo que a(o) ___________, a solução pode ainda ser obtida em menor prazo.
A(O) _________, deve ser entendida como a elaboração específica de um algoritmo ou _________ matemática(o) para um problema a ser resolvido, que possui escopo e objetivos bem definidos, ou seja, será construído um(a) _________ ‘sob medida’, ‘personalizado’.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Modelo - Modelo - Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo.
	
	B
	Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelagem - Modelo.
	
	C
	Modelo - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelagem - Modelagem.
	
	D
	Modelo - Modelo - Modelagem - Modelo - Modelagem - Modelo.
	
	E
	Modelagem - Modelagem - Modelagem - Modelo - Modelo - Modelo.
Questão 3/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
Os sistemas produtivos das organizações evoluíram de acordo com o surgimento de novas tecnologias, novas técnicas de produção e também novas necesidades dos mercados. Para fins didáticos essa evolução foi dividida em períodos: Pré-história, Produção artesanal, Primeira, Segunda e Terceira Revolução industrial e atualmente estamos na era da Indústria 4.0.
A partir disso, analise as afirmações a seguir e marque X na única alternativa que se refere a 2ª revolução industrial:
	
	A
	Período em que a fabricação era de produtos específicos, houve crescimento da demanda e o número de contratação.
	
	B
	Nessa fase, surgiram inúmeras novidades tecnológicas como os computadores, a internet e a automação industrial.
	
	C
	Fase em que os sistemas produtivos contam recursos tecnológicos de última geração, internet das coisas e fábrica digital.
	
	D
	Período em que houve um movimento para implementar a divisão do trabalho nas fábricas e surge a produção em massa.
	
	E
	Foi o período preparatório para a moderna Gestão da Produção e Operações e iniciou a difusão dos novos conceitos por outros países.
Questão 4/5 - Pesquisa Operacional
Leia atentamente o enunciado a seguir:
 
A indústria Portas & Janelas S.A. fabrica dois tipos de produtos: portas e esquadrias de madeira. Os produtos apresentam margens de contribuição por unidade, conforme a Tabela 1.
TABELA 1 – Margens de contribuição unitárias dos produtos
	Produto
	Margem de Contribuição por Unidade ($)
	Portas
	10
	Esquadrias
	8
Os produtos são processados por dois departamentos: montagem e acabamento. Ao passar por esses departamentos, cada unidade do produto consome determinado número de horas, conforme indicado na Tabela 2.
TABELA 2 – Consumo de tempo nos departamentos
	Departamento
	Consumo de horas pelos produtos (por un.)
	Portas
	Esquadrias
	Montagem
	3
	3
	Acabamento
	6
	3
Os departamentos apresentam, contudo, limitação em sua capacidade produtiva, como mostra a Tabela 3.
TABELA 3 – Capacidade produtiva dos departamentos
	Departamento
	Capacidade máxima disponível em horas
	Montagem
	30
	Acabamento
	48
Tendo em vista as condições de produção das portas e esquadrias enunciadas acima podemos afirmar que:
I - A função objetivo Z=c1x1+c2x2+…+cnxn do problema de otimização acima será representado por, Maximizar Z=30x1+48x2 em que x1 é a unidade de portas produzidas e x2 é a unidade de esquadrias de janelas produzidas.
II - As restrições matemáticas do problema podem ser identificadas a partir das tabelas 2 e 3.
III - A única função matemática de restrição será expressa pela equação de restrição do departamento de montagem que é 3x1+3x2=30 em que x1 é a unidade de portas produzidas e x2 é a unidade de esquadrias de janelas produzidas.
IV -  As restrições matemáticas conhecidas como restrições de não negatividade são equações que definem as variáveis de decisão como sendo menores ou iguais a zero. Essas restrições são apenas simbólicas não tendo impacto no resultado do problema.   
 
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I e IV são verdadeiras.
	
	B
	II é verdadeira.
	
	C
	III é verdadeira.
	
	D
	I e II são verdadeiras.
	
	E
	I, II e IV são verdadeiras.
Questão 5/5 - Sistemas de Produção e Bens e Serviços
As empresas em geral, obedecem a uma lógica para produzir seu produto ou atender seu serviço: In put – Processo – Output, sendo Input os recursos de entrada, Processo representa as operações que ocorrem internamente e Output é o resultado obtido.
Analise as afirmativas a seguir que versam sobre esse modelo de transformação.
 
I – Para que uma empresa consiga fabricar um produto a mesma necessita de recursos de entrada como: pessoas, matérias primas e máquinas.
II – Cinemas, hotéis, hospitais e linhas aéreas processam as propriedades físicas e de estocagem das matérias primas.
III – O resultado do processo de transformação (output) é o processamento das propriedades físicas dos consumidores.
IV – As instalações físicas como prédios, terrenos e equipamentos são considerados inputs para o modelo de transformação.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.

Outros materiais

Perguntas Recentes