Buscar

Espina Bífida: Definição, Prevenção e Formas Clínicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UnidadeX- Profª. Rosana Andrade
ESPINA BÍFIDA
Definição:
É uma malformação congênita do Sistema Nervoso Central que se desenvolve no primeiro mês de gestação., geralmente é diagnosticada ao nascimento quando se nota a presença de uma bolsa externa nas costas do bebê, podendo localizar-se em qualquer ponto da coluna, porém aparece com maior freqüência em região lombar.
Atualmente muitos autores tem considerado a espina bífida como o resultado de seqüências inoportunas do desenvolvimento do sistema ventricular causada pela falha no fechamento do tubo neural.
Prevenção:
	Várias pesquisas demonstraram que o ácido fólico (uma vitamina B) desempenha papel importante na redução da ocorrência de todos os tipos de espinha bífida. Por isto, a Associação Americana de Espinha Bífida recomenda a administração oral de 0,4mg de ácido fólico por dia para toda mulher em idade fértil e 4mg por dia para as com risco aumentado para espinha bífida, iniciando um a três meses antes da gravidez e mantendo durante o primeiro trimestre. O ácido fólico é normalmente encontrado nos polivitamínicos e os alimentos ricos em folato são: vegetais de folhas verdes (espinafre ou brócolis) feijão, frutas cítricas, fígado, castanhas e alimentos integrais. O folato é perdido na estocagem e no cozimento o que torna a complementação o meio mais seguro de prevenção. 
Risco de Recorrência: Para um casal que tem uma criança com espinha bífida, o risco de recorrência é 1 a 5 por cento. Para um adulto com espinha bífida, a probabilidade de recorrência em um de seus filhos é também 1 a 5 por cento. Se os dois pais têm espinha bífida, as chances de terem uma criança com espinha bífida aumentam para 15 por cento. 
3-Formas clínicas de apresentação ( Tipos de espina bífida)
Fechadas:
( Ocultas:
Consiste na falta de fusão entre os arcos vertebrais entretanto não se observa um deslocamento das estruturas nervosas. Geralmente é assintomática e envolve níveis L5 e S1.
Abertas:
( Císticas:
( Meningocele:
Não ocorreu a fusão entre os arcos vertebrais, levando a ume herniação das meninges, que ficam dentro de um cisto com líquor.
( Mielomeningocele:
As estruturas que estão expostas no cisto são líquor, meninges e raízes nervosas, ocorrendo com maior freqüência em região lombo sacra.
( Meningoencefalocele:
Forma mais rara, onde o encéfalo encontra-se exposto.
( Mielosquise:
Ausência completa do fechamento do tubo neural
4- Fisiopatologia:
As células neurais formadas até o 18o dia de gestação diferenciam-se para a formação do tubo neural e crista neural. A crista transforma-se no SNP, incluindo nervos encefálicos , espinhais, nervos autônomos e gânglios. O tubo neural que se transforma no SNC, no encéfalo e na medula espinhal é aberto nas terminações cranianas e caudais, que vão se fechar entre a 24o e 26o semana. O não fechamento das terminações cranianas resulta em uma malformação chamada Anencefalia, e o não fechamento das terminações caudais do tubo neural resulta em espina bífida cística ou mielomeningocele levando a falta de função motora e sensorial abaixo daquela lesão.
A medula está anormal em todos os casos e pode estar presa na parte inferior do canal vertebral, podendo provocar deficiências neurológicas. As células do corno anterior podem estar preservadas ou não dependendo do tumor formado pela mielomeningocele. As vértebras tiveram uma alteração no seu crescimento, não ocorrendo assim a fusão laminar e processos espinhosos.

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes