Buscar

Simulado para av2 de Competências Gerenciais

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101643839)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 8)       Saiba  (7 de 7)
	
	Dentro do processo de comunicação podemos encontrar quatro componentes. Nas respostas abaixo, identifique aquela que contém esses quatro elementos:
		
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Gerenciador e Receptor.
	
	Fonte de comunicação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	 
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Interpretação.
	
	Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Codificação.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101643813)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 8)       Saiba  (7 de 7)
	
	Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
		
	 
	Autoridade.
	
	Perguntas.
	 
	Jargões.
	
	Hierarquia.
	
	Gírias.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101643821)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 8)       Saiba  (7 de 7)
	
	Um gestor para ter sucesso em suas comunicações deve aprimorar constantemente sua capacidade de comunicação. Com relação ao canal de comunicação, deve:
		
	
	Utilizar sempre o e-mail.
	 
	Utilizar diferentes canais de comunicação.
	
	Utilizar sempre a comunicação simbólica.
	
	Utilizar um único canal de comunicação.
	
	Utilizar sempre a comunicação verbal escrita.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102201904)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 8)       Saiba  (7 de 7)
	
	Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo.
		
	
	Interpretação
	
	Fonte de informação
	 
	Codificador
	
	Mensagem
	
	Receptor
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101823236)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 8)       Saiba  (7 de 7)
	
	Dentro do pressuposto da visão da comunicação existe uma distinção entre a transmissão da informação e a compreensão do receptor, este modelo clássico definido por Shannon-Weaver, apresenta quatro componentes básicos, renomeados como:
		
	 
	Informação, Mensagem, Receptor e Interpretação
	
	Informação, Transmissor, Receptor e Interpretação
	
	Informação, Transmissor, Receptor e Ruído
	
	Informação, Emissor, Receptor e Interpretação
	 
	Informação, Transmissor, Receptor e Destino
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101642411)
	 Fórum de Dúvidas (8 de 8)       Saiba  (7 de 7)
	
	O processo de troca de interpretações resultantes a fim de afinar a comunicação entre duas pessoas é chamado de:
		
	
	Conflito.
	
	Sintonia.
	
	Afinação.
	 
	Feedback.
	
	Codificação.
	
		 1a Questão (Ref.: 201101861502)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	O que podemos entender por indolência social?
		
	 
	Tendências das pessoas de realizar melhor as tarefas complexas e pior os trabalhos simples, como consequência dos esforços individuais, quando as pessoas estão em grupo, porque não podem ser observados e avaliados facilmente.
	
	Tendências das pessoas de realizar pior as tarefas complexas e melhor os trabalhos simples, como consequência dos esforços individuais, quando as pessoas estão em grupo, porque não podem ser observados e avaliados facilmente
	
	Tendências das pessoas de realizar melhor as tarefas complexas e pior os trabalhos simples, como consequência dos esforços grupais, quando as pessoas estão sozinhas, porque não podem ser observados e avaliados facilmente.
	
	Tendências das pessoas de realizar melhor tanto as tarefas complexas quanto os trabalhos simples, como consequência dos esforços individuais, quando as pessoas estão em grupo, porque não podem ser observados e avaliados facilmente
	
	Tendências das pessoas de realizar pior tanto as tarefas complexas quanto os trabalhos simples, como consequência dos esforços individuais, quando as pessoas estão em grupo, porque não podem ser observados e avaliados facilmente
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102213858)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	A principal característica dos grupos sociais é a interação. Muitas vezes, os grupos têm objetivos incompatíveis como sindicatos e a administração da empresa que discordam quanto a salários e condições de trabalho. Sendo assim, podemos dizer que estamos diante de uma situação de:
		
	
	Indiferença.
	
	Definição.
	
	Observação.
	 
	Conflito.
	
	Levantamento.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101643970)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1 de 1)
	
	Quando um gestor, dentro de uma situação de trabalho, constata a ocorrência de um conflito, ele deve utilizar uma forma de comunicação entre lados opostos, possibilitando que sejam feitas ofertas e contraofertas e, assim, buscar uma solução que possibilite um acordo entre as duas partes. Podemos entender essa forma de comunicação como:
		
	
	Supervisão.
	
	Decisão.
	 
	Negociação.
	
	Grupal.
	
	Interação.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101613485)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	Em quantas fases o desevolvimento típico de equipes ocorre?
		
	
	2
	 
	4
	
	8
	
	6
	
	7
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101617128)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
		
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	 
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102210062)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (1)
	
	Em um grupo de trabalho é essencial reunir as contribuições dos membros, ou seja, cada tarefa unitária, para que se alcancem os objetivos. Ocorre que o desempenho de cada indivíduo pode ser influenciado de diferentes maneiras, particularmente pelo desempenho dos demais membros do grupo, o que resulta no desempenho do próprio grupo. Aronson, Wilson e Akert descreveram três tipos de tarefas unitárias, de acordo com o tipo de desempenho dos grupos. Acredita-se que os grupos conseguem melhor resultado se trabalham em uma tarefa onde o desempenho do grupo se baseia no desempenho do seu melhor membro, além disso, os membros do grupo confiam na pessoa quetem mais conhecimentos. Segundo a classificação daqueles autores, esta tarefa é conhecida como:
		
	
	Aditiva
	
	Prospectiva
	
	Disruptiva
	
	Conjuntiva
	 
	Disjuntiva
	
	 Gabarito Comentado
	 1a Questão (Ref.: 201102249616)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Considerando que a avaliação de desempenho é um instrumento de gestão, é correto afirmar que:
		
	
	o ambiente de trabalho positivo é fundamental; assim, essa avaliação analisa somente o perfil comportamental das pessoas.
	
	consiste no processo em que a organização avalia o nível de satisfação do empregado com diversos fatores organizacionais
	
	sua finalidade maior é ser um instrumento de punição para o baixo desempenho nas organizações
	
	não precisa de parâmetros, pois, como analisa principalmente o perfil comportamental, a subjetividade é o elemento principal dessa avaliação
	 
	pode ser realizada por meio de diversas metodologias, entre elas: listas de verificação (checklist); baseada em padrões de trabalho (parâmetros); e, 360 graus (avaliação pelos pares, subordinados e chefes imediatos).
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102166971)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Os métodos objetivos e subjetivos se adéquam a situações diferentes e, muitas vezes, podem se complementar. Nos dois, considerando-se a quantidade de tarefas que se acumulam sobre gerentes, sendo aconselhável coletar dados sobre o desempenho sempre que possível. Identifique qual das alternativas NÃO se refere a uma técnica de coleta de dados.
		
	 
	Tomar notas;
	
	Acompanhar eventualmente as reuniões;
	
	Permitir auto avaliação;
	 
	Pedir relatórios aos clientes;
	
	Monitorar erros na coleta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101642744)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Estudos como os realizados por Mark Huselid e colaboradores em 1.000 empresas constatam que boas relações entre gerentes e empregados podem responder por: 1) Aumento de fluxo de caixa. 2) Redução na rotatividade. 3) Elevação do valor da empresa. Marque a alternativa que apresenta a ordem das afirmativas corretas.
		
	
	F, V, V.
	
	V, V, F
	
	V, F, V.
	 
	V, V, V.
	
	V, F, F.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101644407)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Samuel, gerente de TI da Luar Ltda., atendendo aos princípios para realizar um bom trabalho, reuniu a equipe e mostrou os objetivos operacionais da área, estabeleceu prazos de realização e indicou 3 coordenadores para os processos. Samuel, dessa forma, estava cumprindo o princípio de:
		
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	 
	Estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhorias da área.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101644468)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Mariza, gerente de educação da empresa Ibituruna Ltda., quando da avaliação de desempenho de sua equipe, solicitou aos clientes retorno sobre seus desempenhos. Tendo como base o gerenciamento de desempenho, utilizando diferentes fontes de dados, podemos dizer que ela:
		
	 
	Acertou, porque devemos incluir os clientes na avaliação de desempenho.
	
	Errou, pois os clientes sempre avaliam só o lado negativo.
	
	Acertou, porque ela, assim como todos os gerentes, não sabe avaliar o desempenho.
	 
	Errou, porque ela ao incluir os clientes tornou públicas questões internas.
	
	Errou, porque os clientes não conhecem o desempenho dos empregados.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101823940)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Segundo o consultor Bruce Tulgan, "os gerentes [ou coordenadores] são responsáveis por garantir que suas equipes alcancem resultados, de maneira que o sucesso da organização e de sua carreira estejam diretamente ligados à performance dos seus subordinados." Uma forma de garantir esses resultados é o Ciclo do Gerenciamento do Desempenho (Performance Management Cycle - PMC), que estabelece as tarefas que um coordenador (ou gerente) deve realizar. A seguir, identifique a única opção onde são indicadas corretamente essas tarefas do coordenador:
		
	 
	Aumentar o fluxo de caixa, reduzir a rotatividade e elevar o valor da empresa no mercado de ações.
	
	Fazer declarações claras, estabelecer metas mensuráveis, monitorar e avaliar, distribuir recompensas.
	
	Escolher a pessoa certa, estabelecer metas mensuráveis, avaliar desempenho e distribuir recompensas.
	
	Estabelecer metas mensuráveis, reduzir a rotatividade, avaliar o desempenho e distribuir recompensas.
	 
	Escolher a pessoa certa, estabelecer expectativas de desempenho, avaliar o desempenho, dá retorno sobre desempenho.
	
	 Gabarito Comentado
	 1a Questão (Ref.: 201102160235)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (2 de 2)
	
	Antonio trabalha há apenas 1 ano como analista júnior de sinistros de uma grande seguradora, sendo este seu primeiro emprego aos 20 anos de idade. É a primeira vez que é avaliado e, por isso, não sabe como a avaliação de desempenho pode ajuda-lo. Seu gerente lhe explicou que o 'feedback' irá auxilia-lo no seu aperfeiçoamento profissional, mas Antonio não compreendeu como isso aconteceria. Como você explicaria o conceito de 'feedback' para Antonio?
		
	 
	É um elemento que surge ao final do processo de avaliação que fornece retorno ao colaborador sobre como está o seu desempenho indicando pontos fortes e fracos que devem ser aprimorados e melhorados, respectivamente.
	
	É um tipo de avaliação onde o resultado depende fundamentalmente do julgamento parcial que o gerente faz do seu colaborador, considerando apenas seus conceitos pessoais e particulares, sujeitos às distorções deste tipo de julgamento.
	
	É o processo que procura identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que auxiliam e melhoram o desempenho do empregado.
	
	É, na maioria das vezes, um elemento de menor importância no processo de avaliação, pois poucas vezes é realmente utilizado e, quando o é, dificilmente oferece as necessárias respostas ao avaliado que possam auxilia-lo de maneira efetiva.
	
	É o conjunto de processos gerenciais que possibilitam o empregado a agir de maneira mais específica e efetiva.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102250565)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (2 de 2)
	
	A organização moderna deve manter o tipo de avaliação que traz muitos benefícios e mudanças positivas na gestão de pessoas. Com ela o gestor pode avaliar melhor seus subordinados, melhorar o clima de trabalho, investir no treinamento de seus pares, bem como:
		
	
	eliminar achismos e palpites quando do remanejamento de um funcionário
	
	promover a apreciação involuntária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos
	
	obter informações reais e avaliar de perto as implicações de uma possível mudança na gestão dos recursos da empresa.
	 
	identificar e trabalhar de forma sistêmica as diferenças de desempenho entre os muitos funcionários da organização.
	 
	procurar manter continuamente um alto padrão de benefícios e de obtenção de resultados
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102253346)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (2 de 2)
	
	Consideramos empregado-estrela, o colaborador que é reconhecido como talento por apresentar algumas características. Assinaleapenas a resposta considerada INCORRETA:
		
	 
	Prefere ambientes onde existam colaboradores capazes e comprometidos.
	 
	Considera a remuneração fator chave para sua retenção dentro da organização.
	
	Aprecia ambientes desafiadores que o incentive a desenvolver suas habilidades.
	
	É estimulado pelo crescimento e oportunidades que favoreçam seu processo de aprendizagem.
	
	Motiva-se pelo reconhecimento individual e recompensa pelos esforços.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102249635)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (2 de 2)
	
	Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se o que chamamos de vícios de julgamento, que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais vícios são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles:
		
	 
	efeito halo e efeito de tendência central.
	
	basear-se em acontecimentos recentes e julgar sob a impressão de uma qualidade.
	
	basear - se em acontecimentos recentes e supervalorizar as qualidades potenciais.
	
	levar em conta características pessoais extra cargo e julgar sob a impressão de uma qualidade
	
	levar em conta características pessoais extra cargo e basear-se em acontecimentos recentes.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102253337)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (2 de 2)
	
	Quando o gestor percebe que um membro de sua equipe está com baixa performance, ele deve direcionar algumas ações objetivando identificar e avaliar o que está ocorrendo. Colocando essas ações de forma estruturada, temos 3 fases consecutivas que o gestor deve observar para maior efetividade desse processo. Assinale quais são essas 3 fases consecutivas:
		
	
	Diagnosticar o problema/ encaminhar conversa com a área de RH/definir ações coordenadas de capacitação.
	 
	Diagnosticar o problema/discutir soluções para a melhora do desempenho/definir ações coordenadas (capacitação, movimentações, demissões).
	
	Conversar com o funcionário/ encaminhar conversa com a área de RH/definir ações coordenadas de capacitação.
	
	Encaminhar conversa com o RH/diagnosticar o problema/ definir ações coordenadas (capacitação, movimentações, demissões).
	
	Conversar com clientes internos e externos/ encaminhar conversa com a área de RH/definir ações coordenadas de capacitação.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102253321)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 3)       Saiba  (2 de 2)
	
	A avaliação de Desempenho é uma ferramenta de suporte da gestão que facilita a interação entre líder e liderado, apresentando alguns objetivos. Assinale a questão considerada INCORRETA:
		
	
	Definir um mapa de performance da equipe, direcionando ações de desenvolvimento frente às necessidades identificadas.
	
	Favorecer o entendimento dos pontos positivos e o que deve ser feito para potencializar as competências do liderado.
	
	Alinhar as metas da equipe a serem atingidas frente aos desafios da área.
	 
	Apoiar o RH a definir ações de melhoria das equipes dentro de um contexto global.
	
	Tomar decisões de movimentação de carreira, transferências, promoções, demissões.
	
	 Gabarito Comentado
		1.
		Uma das ações de um gestor é realizar a chamada para a ação de envolver os interessados na mudança para o processo de realização dela. Ao contrário do sentido normal da palavra contratação, normalmente utilizada para atos externos, aqui estamos falando de:
		
	
	
	
	
	Um contrato no sentido de estabelecimento de metas que os indivíduos terão para a solução do problema.
	
	
	Um contrato para estabelecer para os indivíduos qual o comportamento que terão para preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	 
	Um contrato no sentido de definir regras para que os indivíduos tenham o compromisso de preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	
	Um contrato no sentido de definir regras no comportamento do indivíduo a fim de resolver o problema.
	
	 
	Um contrato no sentido de envolver os indivíduos para que juntos tenham o compromisso de preencher as lacunas referentes ao problema.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para realização de mudanças. O estágio que, segundo ele, envolve estabelecer confiança de que os resultados podem ser alcançados e de que as barreiras para a mudança serão removidas é chamado de:
		
	
	
	
	 
	Fortalecer a ação.
	
	 
	Comunicar a visão
	
	
	Consolidar ganhos.
	
	
	Acertar a visão.
	
	
	Aumentar a urgência.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que apresenta alguns destes estágios.
		
	
	
	
	 
	Elaborar o planejamento tático, Elaborar o planejamento operacional.
	
	
	Realizar pesquisa de clima organizacional, Propor transferências de pessoal.
	
	
	Avaliar cargos, Propor promoções.
	
	
	Treinar, Descrever funções.
	
	 
	Consolidar ganhos, Ancorar a mudança em sua cultura.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		NÃO faz parte do modelo de mudança organizacional proposto por Kotter.
		
	
	
	
	
	Aumento da urgência, comunicação para conseguir adeptos, criar vitória em curto prazo
	
	 
	Todas as respostas estão corretas
	
	
	Formulação da visão, criação de defensores da mudança, instalar sentimento de urgência
	
	 
	Descongelamento, movimento, recongelamento
	
	
	Instalar sentimento de urgência, aumento de urgência, formulação da visão
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Paulo e Déborah são gerentes da Mundo da Lua Companhia de Seguros. Ambos participavam de uma reunião com outros gerentes em que se discutiam os motivos que levavam à perda de clientes. Paulo foi enfático ao defender que os processos em andamento estavam de acordo com o que se aplica no mercado segurador há décadas. Déborah discordava alegando que, provavelmente, seja este o problema. - Qual?, indagou Paulo. - Que fazemos sempre do mesmo jeito há décadas, respondeu Déborah. Segundo ela, os clientes exigem mais rapidez no atendimento e nas soluções. - O mundo está mais rápido e o cliente não tem tempo a perder, concluiu. Com base nos modelo de mudança de Kurt Lewin, podemos concluir que:
		
	
	
	
	 
	Déborah está na fase de Descongelamento.
	
	
	Paulo está na fase de Descongelamento.
	
	
	Paulo está na fase de Recongelamento.
	
	
	Paulo está na fase de Mudança.
	
	 
	Déborah está na fase de Mudança.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		kurt Lewin desenvolveu a teoria de campos de força sociais, que define o status quo como a diferença entre forças impulsoras e forças de resistência. Os diferentes ritmos de interação entre essas forças geram três estágios de mudança, definidos para serem trabalhados na seguinte sequência:
		
	
	
	
	 
	Descongelar; mudar e Recongelar.
	
	
	Recongelar; mudar e Descongelar.
	
	
	Descongelar; Recongelar e Mudar.
	
	
	Mudar, Descongelar; e Recongelar.
	 Gabarito Comentado
		1.
		Existem cinco características de equipes, denominadas disciplinas, que favorecem o alto desempenho. Assinale aquela que não faz parte dessas característicasNormas e abordagens de trabalho produtivas
	
	
	Participantes capazes e complementares
	
	
	Metas e objetivos de desempenho compartilhados
	
	 
	Equipes de tamanho médio ou grande
	
	
	Responsabilidade mútua
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Na primeira fase do desenvolvimento típico de uma equipe, segundo Balmer, Rubbin e Bommer, é interessante esclarecer aos membros o que a equipe pode oferecer e quais as contribuições que serão solicitadas a cada um de seus participantes no sentido de atender às expectativas geradas inicialmente. Esse é o momento em que se propicia a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados. Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome que é dado para esta primeira fase mencionada pelo enunciado
		
	
	
	
	
	Agitação
	
	 
	Formação
	
	
	Desempenho
	
	
	Normatização
	
	 
	Desenvolvimento
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Baldwin, Rubbin e Bommer, no estudo que realizaram sobre o desenvolvimento típico das equipes de trabalho, identificaram uma etapa em que é um período de alta emoção e tensão entre os membros. É quado podem ocorrer hostilidades e lutas internas entre eles, e o grupo normalmente passa por algumas mudanças. As expectativas dos participantes tendem a ser esclarecidas e elaboradas ainda mais. A atenção volta-se para os obstáculos que se interpõem às metas do grupo. Qual o nome desta etapa? Assinale a alternativa correta
		
	
	
	
	
	Desempenho
	
	
	Formação
	
	 
	Agitação
	
	
	Normatização
	
	
	Equilíbrio de forças
	
	
	
		4.
		A última das fases do desenvolvimento tipo das equipes, segundo o estudo realizado por Baldwin, Rubbin e Bommer, é chamada de Desempenho. Assinala a alternativa que indica corretamente, o que acontece com o grupo, quando alcança esta fase.
		
	
	
	
	
	Esse é o momento em que o grupo será apresentado ao trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados.
	
	
	É o momento em que o grupo começa a se reunir como uma unidade coordenada e, como tal, seus integrantes tentarão regulamentar o próprio comportamento a fim de que se estabeleça um equilíbrio harmonioso.
	
	
	Neste estágio do desenvolvimento do grupo é um período de alta emoção e tensão entre os membros. Podem ocorrer hostilidades e lutas internas entre eles, e o grupo normalmente passa por algumas mudanças. As expectativas dos participantes tendem a ser esclarecidas e elaboradas ainda mais. A atenção volta-se para os obstáculos que se interpõem às metas do grupo.
	
	 
	Nessa fase, o grupo é capaz de lidar com tarefas complexas e tratar desacordos entre os membros de modo criativo. A estrutura do grupo é estável e os participantes estão energizados pelas metas do mesmo.
	
	
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Sobre o tema gereciamento do desempenho, indentifique a afirmativa que trata do funcionário-estrela.
		
	
	
	
	
	O conceito de empregado-estrela não foi tratado no tema gerenciamento do desempenho.
	
	 
	O chamado empregado-estrela é aquele que possui consistentemente resultados acima das expectativas.
	
	
	O empregado-estrela é aquele que gosta de aparecer mais do que os outros colegas.
	
	
	O empregado-estrela é aquele que mantém desempenho abaixo do esperado.
	
	
	O empregado-estrela é considerado diferente dos padrões do desempenho solicitados pela empresa,
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Segundo os autores Baldwin, Rubin e Boomer, o desenvolvimento típico em equipes, ocorre em quatro fases. Dentre as alternativas propostas, assinale aquela que, corretamente, define estas quatro fases mencionadas pelo enunciado da questão
		
	
	
	
	
	Busca por Qualificação, Interação, Normatização e Desempenho
	
	
	Interação, Formação, Desempenho e Normatização
	
	
	Compreensão do trabalho, Definição das normas, Agitação e Desempenho
	
	
	Definição das normas, Integração, Busca por conhecimento e Desempenho
	
	 
	Formação, Agitação, Normatização e Desempenho
	1a Questão (Ref.: 201102207373)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A capacidade de reconhecer rapidamente e com precisão padrões quantitativos e verbais, incluindo a capacidade de adquirir conhecimento e a significativa relação com o foco em soluções de problemas respectivos a limites de tempo - que pode ser verificada por testes como GRE, GMAT, LSAT e outros de aptidão -é uma diferença individual (dentre outras tratadas pelo nosso conteúdo) que pode ser classificada como
		
	
	Inteligência Emocional
	
	Inteligência Cultural
	 
	Capacidade Cognitiva
	
	Preferências de personalidade
	
	Traços de personalidade
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102165904)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Observar e colher informações sobre os comportamentos escolhidos para melhorar/desenvolver, refere-se:
		
	
	Gerenciamento de sugestões
	
	Pensamentos positivos e ensaios
	
	Autorrecompensa e punição
	 
	Auto-observação/ exploração,
	
	Metas autoestabelecidas
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102207384)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o texto disponibilizado em nossa aula 7, O perfil de carreira estudado por John Holland, identifica seis tipos de preferências de carreira associados a diferentes atividades:Um desses estudos retrata a resolução de problemas, pesquisa de causas e criação de conhecimento, este conceito refere-se a qual perfil de carreira?
		
	 
	Investigativa
	
	Empreendedora
	
	Convencional
	
	Social
	
	Artística
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101829870)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	O mundo corporativo carrega a máxima de que os profissionais são contratados, geralmente, por seus conhecimentos técnicos, mas demitidos por problemas comportamentais. Muitas vezes, a falta de sensibilidade de se relacionar com os outros e não saber lidar com situações de desconforto prejudicam a imagem e o desempenho do indivíduo. Neste contexto, entende-se que:
		
	
	a inteligência cognitiva apresenta-se como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas
	
	o desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho nem sempre pode ser um grande aliado
	 
	a inteligência emocional refere-se a uma combinação de competências que permitem a pessoa perceber, entender e estar no controle de suas próprias emoções no ambiente de trabalho, também
	
	pessoas com poucas qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza, isto é, inteligência emocional têm mais chances de obter o sucesso
	
	o individuo com pouca inteligência emocional precisa ter a capacidade de se enxergar como ele realmente é ou o mais próximo do que realmente é
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102280465)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Conforme estudado, autoeficácia refere-se a quanto a pessoa acredita ser capaz de agir de acordo com os resultados que deseja obter com êxito. A autoeficácia positiva é a convicção de que alguém está apto a ter sucesso em um comportamento, e a autoeficácia negativa pode levar o indivíduo a ser mais propenso a sequer tentar manifestar um comportamento (FRIEDMAN; SCHUSTACK 2004). Quando a pessoa acredita ser capaz de agir de acordo com os resultados que deseja obter com êxito,ela determina tentar agir de alguma forma . Assinale a forma (opção) correta.
		
	
	Autodesempenho = ¿comportamento¿
	 
	Auto realização = ¿resultado¿
	 
	Autoeficácia = expectativa de sucesso no resultado
	
	Autocontrole = atitude
	
	Autoeficiência = processos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102249684)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Eficiência, eficácia e efetividade são algumas das medidas utilizadas para avaliar o desempenho gerencial tanto no setor privado como no setor público. Julgue os itens e assinale o falso:
		
	
	Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar se os objetivos foram alcançados.
	 
	Por eficiência se entende a relação entre os gastos realizados e o valor da produção. A eficácia permite avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade. A efetividade visa avaliar se os objetivos da comunidade foram alcançados.
	 
	Por eficiência se entende a relação entre produção e recursos utilizados. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.
	
	Por eficiência se entende a relação entre necessidade da comunidade e os resultados alcançados pela ação organizacional. A eficácia permite avaliar se os objetivos definidos pela organização para um período de tempo foram alcançados. A efetividade visa avaliar os gastos com a produção versus resultados alcançados.
	
	Por eficiência se entende a relação entre objetivos organizacionais planejados e realizados. A eficácia permite avaliar os gastos realizados na produção de um bem ou serviço num período de tempo. A efetividade visa avaliar os impactos de uma ação organizacional na comunidade.
	1a Questão (Ref.: 201101824549)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Marly, supervisora de produção de uma fábrica, vem apresentando sintomas de estresse. Sabemos que o estresse é causado pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários. Quase toda estratégia de gerenciamento de estresse deve partir do pressuposto de que é necessário:
		
	
	ampliar a quantidade de compromissos.
	
	programar atividades sem intervalos para descanso.
	
	alterar constantemente o planejamento de atividades diárias.
	 
	melhorar os sistemas pessoais e resistência própria.
	
	evitar o contato com pessoas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101829895)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O auxiliar de um escritório financeiro diz sofrer muito com o seu ambiente de trabalho. Ele acha que isso é causado por comportamentos nem sempre saudáveis no ambiente como brigas, discussões, indiretas, pressões e cobranças de problemas dos quais ele não participa. A partir daí, ele começou a apresentar sensação de cansaço (fadiga), dores de cabeça, insônia, dores no corpo, palpitações, alterações intestinais, náuseas, tremores e resfriados constantes.Qual a justificativa para estes sintomas?
		
	
	Podem ser apenas causas pessoais, sociais, familiares e profissionais e a probabilidade de sofrer independe da personalidade da pessoa e do seu estado físico
	
	Distresse que é o ¿mau¿ estresse, que representa uma situação nem sempre prejudicial ao organismo
	 
	Estresse que é o padrão de respostas mentais e físicas a condições de incerteza e ameaça percebida
	
	Orientação da carreira que identifica preferência por ocupações e ambientes específicos
	
	Equilíbrio que é ser capaz de identificar e exprimir os sentimentos próprios e alheios
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101643661)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Com relação ao vigor físico, diversos estudos apontam para uma relação direta entre condição física e desenvolvimento mental, assim como capacidade de processar informações. Christopher Neck desenvolveu estudos dessa associação, culminando no livro para o consumidor final Fit to Lead (Em boas condições para liderar), onde isola três elementos da boa condição física:
		
	 
	Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição mental.
	
	Boa condição do corpo, boa condição de nutrição e boa condição fisiológica.
	
	Boa condição do corpo, boa condição social e boa condição mental.
	
	Boa condição do corpo, boa condição social e boa condição psicológica.
	
	Boa condição do coropo, boa condição mental e boa condição fisiológica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101643672)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Em relação à estratégia de gerenciamento do estresse, quase sempre deve partir do pressuposto que é necessário melhorar os sistemas pessoais e resistência própria. Como o estresse é causado?
		
	
	Pela maneira como fazemos nossas escolhas.
	 
	Pela forma como enfrentamos e resistimos aos eventos diários.
	
	Pelo excesso de responsabilidade pelos atos de terceiros.
	
	Pela vontade de fazer sempre o certo, mesmo que sob pressão.
	
	Pela ausência de motivação e paciência.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101643655)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Não são todos os funcionários que desenvolvem sintomas de estresse, mesmo que a quantidade de aborrecimentos diários e eventos estressantes no ambiente de trabalhos sejam distribuídos entre eles. Quais os comportamentos relacionados abaixo estão presentes nos indivíduos com vigor psicológico? I- Perseverando em tempos difíceis, comprometido com resultados. II- Evitando o desespero e falta de esperança. III- Estudando o ambiente que o cerca e suas variações. IV. Considerando problemas como desafios e não como ameaças.
		
	
	Apenas as questões I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as questões II e IV estão corretas.
	
	Apenas as questões I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas as questões II, III e IV estão corretas.
	 
	Apenas as questões I, II e IV estão corretas.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101643649)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	Segundo a pesquisa de Baldwin, Rubin e Bommer, para um bom gerenciamento do tempo um dos itens mais importantes é a capacidade de execução sem adiamento. Frequentemente encontramos gerentes que no dia a dia acabam procrastinando, isto é:
		
	
	Dedicam seu tempo a resolução de questões técnicas em detrimento a questões gerenciais.
	
	Dedicam seu tempo à resolução de questões menos importantes e mais prioritárias.
	 
	Dedicam seu tempo a categorias menos importantes e menos prioritárias de projetos, evitando o projeto principal.
	
	Dedicam seu tempo à resolução de questões gerenciais em detrimento a questões técnicas.
	
	Dedicam seu tempo a categorias mais importantes e prioritárias de projetos administrativo-financeiros
		1.
		Independente de ser distribuído de forma informal ou por mecanismos burocráticos, o poder que é posto sobre uma pessoa e aceito pelos indivíduos do grupo é chamado de poder legítimo. Assim sendo, como podemos definir essa característica chamada PODER?
		
	
	
	
	
	É a capacidade de argumentar e orientar em situações diversas, sendo que nem sempre considera a opinião da equipe.
	
	
	É a forma de liderança imposta pela autoridade, mesmo que não reconhecida.
	
	
	É a capacidade de distribuir as tarefas e impor seus argumentos e sugestões, não aplicáveis em todas as situações.
	
	 
	É a característicaque um líder exerce quando influencia outros para alcançar resultados.
	
	
	É a capacidade de mandar e desmandar sobre tudo e todos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Diante de uma determinada situação-problema que estava sendo vivida por um grupo de trabalho, o supervisor optou por uma solução que mantinha a coesão e a solidariedade do grupo e deixou, intencionalmente, de examinar os fatos de um modo realista. Na sua opinião, o supervisor adotou que tipo de pensamento:
		
	
	
	
	
	Individual.
	
	 
	Protetor.
	
	
	Centralizador.
	
	
	Opositor
	
	 
	Grupal.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Segundo a teoria dos traços da personalidade de um líder:
		
	
	
	
	 
	Um líder nasce com características em sua personalidade que são reconhecidas pelos outros indivíduos que o colocam na posição natural de comando.
	
	 
	Um líder é por natureza um bom gestor.
	
	
	Um líder deve traçar suas metas de domínio sobre seus seguidores para garantir seu poder.
	
	
	Um líder deve traçar sua personalidade través de cursos e expectativas que o transformará num bom gestor.
	
	
	Um gestor é com certeza um bom líder.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O líder renovador procura antes conhecer o contexto em que está situado. Para tanto, ele se baseia em três aspectos organizacionais básicos para apoiar seu trabalho com a equipe. Que aspectos são esses?
		
	
	
	
	
	O clima organizacional, a cultura organizacional e seus valores
	
	 
	A missão, visão e valores da empresa
	
	
	O estilo de liderança, o caixa da empresa e o clima organizacional
	
	
	O contas a pagar, a receber e o fluxo de caixa
	
	
	O preço, o prazo e a forma de capitalização do negócio
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		As teorias contingenciais pressupõem que não existe um traço ou um comportamento de liderança que sirva para absolutamente todas as situações, sendo um posicionamento contrário às teorias dos traços e às teorias comportamentais. Assim, os teóricos dessa corrente (teorias contingenciais) pressupõem que, dependendo de alguns fatores (ambiente, urgência da situação, grau de maturidade dos liderados), o estilo do líder deve ser:
		
	
	
	
	
	O estilo do líder deve acompanhar as políticas da organização; deve se prender a um estilo interno.
	
	
	O estilo do líder não deve se ajustar à ocasião; deve se prender a um estilo único.
	
	
	O estilo do líder deve acompanhar as práticas de mercado; deve se prender a um estilo de mercado.
	
	
	O estilo do líder deve acompanhar as políticas do governo; deve se prender a um estilo nacional.
	
	 
	O estilo do líder deve se ajustar à ocasião; em vez de se prender a um estilo único.
	
	
	
		6.
		Como é denominada a teoria contingencial que considera a eficácia da liderança dependente do ajuste entre o líder e a situação para maximizar seu poder de influência?
		
	
	
	
	 
	Teoria contingencial de Fielder.
	
	
	Abordagem sistêmica.
	
	
	Ciclo de vida da liderança.
	
	
	Caminho-meta.
	
	
	Teoria da imaturidade-maturidade.
		1.
		Sabemos que o Líder executa tarefas que lhe são típicas e/ou específicas. Considerando esta premissa, analise as três (3) descrições de tarefas propostas a seguir e, assinale a opção de resposta que indica corretamente, quais são, de fato, típicas da liderança. I - Criam valores e produzem mudanças. II - Estabelecem direção estratégica. III - Lidam com complexidade.
		
	
	
	
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
		2.
		Segundo estudos realizados por Bruce Tulgan,da Rainmaker Thinking Inc, bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Assinale a única alternativa que não foi contemplada nesses estudos:
		
	
	
	
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça
	
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria
	
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho
	
	 
	Definir os gastos do seu centro de custos
	
	 
	Fazer declarações claras de desempenho
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais. Assinale a única alternativa que apresenta estes papéis:
		
	
	
	
	 
	Interpessoal, Informação e Decisão.
	
	
	Interpessoal, Informação e Fonte.
	
	
	Formalização, Informação e Decisão.
	
	
	Análise, Verificação e Decisão.
	
	
	Interpessoal, Iniciativa e Decisão.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Filipe é gerente de logística de uma multinacional de petróleo e gás. Em suas atividades diárias ele precisa se preocupar com a maneira que seus colaboradores se relacionam, além do seu relacionamento com eles. Está sempre exercitando nos seus colaboradores a capacidade de gerenciar e lidar com informações que permitirão melhorar os processos. Não apenas ele municia seus colaboradores com essas informações, mas também está sempre procurando novas informações, seja dos próprios colaboradores, seja do ambiente organizacional interno e externo. Acredita que é desta forma que pode melhorar a qualidade das suas decisões. Este perfil de gerente está de acordo com os principais papéis descritos por Henry Mintzberg identificados abaixo:
		
	
	
	
	
	Efetividade, informação e decisão
	
	 
	Interpessoal, informação e decisão
	
	
	Liderança, efetividade e decisão
	
	
	Interpessoal, efetividade e liderança
	
	 
	Interpessoal, liderança e decisão
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais: I - Interpessoal: lidar com relacionamentos. II - Informação: transferir informação. III - Decisão: tomar decisões. Dentre as alternativas propostas, assinale aquela que classifica corretamente estas proposições do enunciado.
		
	
	
	
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a alternativa II está correta.
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	
	Apenas a alternativa III está correta.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A liderança não ocorre no isolamento, ou seja, não há líderes sem seguidores. Atualmente, ela estabelece uma atuação que adapte uma gestão mais participativa, ou seja, com maior afinco às pessoas de modo a influenciar o alcance de objetivos e metas que são importantes para a organização e para si próprios. De acordo com a aula 10 qual o tipo de liderança que podemos atribuir a este contexto?Liderança por Resultados
	
	
	Liderança Autocrática
	
	
	Liderança Coercitiva
	
	
	Liderança Liberal
	
	 
	Liderança Democrática

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes