Buscar

Observação naturalista assistemática de campo, não participativa em equipe

Prévia do material em texto

RELATÓRIO 1 : Observação naturalista assistemática de campo, não participativa em equipe.
Nome dos Observadores:
	Fernanda Veras Vieira Feitosa/ Savya Pereira Nogueira/ Thaís de Carvalho Costa/ Nathálya Sales Mota 
 Localização dos observadores: 
	No Bloco E, local da observação há um prédio onde ficam as salas de aula, onde têm uma rampa onde dar acesso a todos os andares daquele prédio. As alunas optaram ficar para fazer a observação na rampa do terceiro andar, onde oferece uma visão de cima para baixo, da aréa do corredor.
Local:
	 Corredor que fica entre a piscina e o salão de atletismo,no Centro Universitário da Estácio do Ceará/Fic localizada em Fortaleza-ce,rua Eliseu Uchôa Becco, 600 unidade Via corpvs, bloco E.
Objetivo da observação: 
	Análisar o comportamento das pessoas que passam naquele local.
Data da observação:
	Dia 10 de agosto de 2017
Horário da observação:
	Inicio: 10:00hrs; Término: 10:15
Descrição do ambiente físico:
Corredor que mede aproximadamete 15 metros de comprimento e 2 metros de largura.
O corredor tem dois lados, em um dos seus lados em seu seguimento tem seis janelas de vidros que medem aproximadamente dois metros de largura e um metro e meio de altura( cada janela), que olhando para o seu interior tem acesso visual a uma area de atletismo.
Do outro lado do corredor em seu seguimento tem uma grade metálica que mede aproximadamente 15 metros de comprimento e 1 metro de altura, sendo sua estrutura aberta, que dar acesso visual a uma piscina.
Descrição do ambiente social:
A observação teve um tempo de duração de dez minutos, no dia observado havia um fluxo moderado de pessoas que passavam por aquele local.
No momento da observação existiam sete pessoas dentro da piscina que se moviam de uma ponta a outra da psicina.
Nos três minutos iniciais da observação passaram pelo local observado, três homens que seguiam no mesmo sentido e uma mulher que viam em sentido oposto. Um dos homens virou sua cabeça para o lado da piscina e assim permaneceu até sair do corredor.O segundo homem estava com um aparelho celular em sua mão e sua cabeça estava direcionada para ele.O terceiro homem virou sua cabeça para a segunda janela do corredor e em seguida virou sua cabeça para o lado da piscina e ficou assim ate sair do corredor.A mulher seguiu pelo corredor direcionando sua cabeça em sentido frontal e permaceu assim ate sair daquele local.
Observação: Os homens caminhavam um atrás do outro.
Do quarto ao sétimo minuto observado, passou pelo corredor um homem e uma mulher segurando um na mão do outro e uma mulher em sentido oposto.Esse homem e essa mulher que estavam de mãos dadas conversavam entre-si no percurso do corredor, e o homem esbarrou por volta do meio do corredor aproximadamente na mulher que vinha em sentido oposto e a mulher que ele esbarrou virou sua cabeça para trás em direção do casal que passou por ela depois do ocorrido, e em seguida seguiu em sua direção frontal.
Observação: No meio do corredor aproximadamente foi o local em que o homem e a mulher que estavam de mãos dadas, passaram ao lado da mulher que vinha em sentido oposto.
Do sétimo ao décimo minuto da observação passaram pelo corredor seis mulheres no mesmo sentido, vou nominalas ( mulher 1, 2, 3. 4. 5, 6).As mulheres 1, 2, 3 estavam uma ao lado da outra, onde todas as três estavam com aparelho celular em suas mãos e ambas com a cabeça direcionada para eles, durante o percurso naquele local. As mulheres 4 e 5 passavam uma ao lado da outra e conversam entre-si durante o percusso no corredor, a mulher 6 passou e direcionou sua cabeça para a area da piscina e assim permaneceu ao passar por aquele local.
Observação: Três das mulheres estavam uma ao lado da outra, as outras duas vinham atrás das três mulheres e estavam um ao lado da outra e a outra vinha atrás da duas.

Outros materiais