Buscar

OV X OP

Prévia do material em texto

Flávia Rodrigues Bretas – 2015.02.19986-6
Leandra Campos Ribeiro do Nascimento – 2010.02.08531-4
DIFERENÇA ENTRE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 
do curso de Psicologia ministrado pela professora Jorgelina Ines Brochier.
Nova Iguaçu – RJ
19 de setembro de 2017
A orientação vocacional pretende ajudar a pessoa a conhecer o seu perfil e assim, perceber quais são suas áreas de interesse. 
O termo vocação faz referência ao talento. Assim, cada sujeito seria dono de um talento que deve orientar sua escolha profissional. 
A ideia de “Orientação Vocacional” supõe a existência de uma vocação a ser descoberta por alguém capacitado, suposição já superada pela concepção atual do homem como um ser livre para escolher.
A orientação vocacional  compreende um processo mais demorado e visa auxiliar o orientando a desenvolver conscientemente um projeto de vida de modo a contemplar seus valores pessoais, expectativas relativas ao futuro, relacionamentos interpessoais e estilo de vida.
Os chamados testes vocacionais são, na verdade, instrumentos de avaliação psicológica que auxiliarão o psicólogo a obter informações a respeito de características individuais do orientando, tais como principais habilidades e competências, traços de personalidade e inteligência, a fim de promover um autoconhecimento suficiente para a realização da escolha profissional. Em posse destes conhecimentos, e em parceria com o orientando, é iniciado o processo de busca por uma profissão que atenda às necessidades levantadas durante a orientação vocacional.
Porém, teste nenhum dará uma resposta definitiva sobre que profissão se deve seguir, eles permitem que conheçamos melhor as características do indivíduo, para que assim possa optar por uma escolha mais consciente, porém no final das contas a escolha será sempre do próprio indivíduo.
A orientação profissional vem como um método complementar, que pode tornar a decisão mais embasada. 
A orientação profissional não se trata de uma avaliação onde você receberá uma resposta sobre qual caminho deve seguir. Afinal, você é o responsável por esta decisão que é de grande importância para sua vida. O processo de orientação profissional com o psicólogo ajuda a buscar a melhor alternativa e evitar que possa haver maiores prejuízos decorrentes das dificuldades relacionadas à escolha da colocação profissional no mercado de trabalho.
Na orientação profissional, o conhecimento de psicologia permite que se compreendam quais as influências que o indivíduo leva em consideração no momento da escolha profissional, quais suas motivações no ambiente de trabalho.
O objetivo central da orientação profissional é fornecer subsídios que facilitem a realização de uma escolha profissional consciente. Vem como um processo que busca auxiliar o indivíduo como conhecer as fontes de treinamento disponíveis para se aprimorar e se desenvolver.
A orientação profissional pode beneficiar pessoas que vivenciam:
Dúvidas em relação a qual curso superior deve escolher;
Questionamentos para escolher um curso técnico;
Confusões referentes às ocupações que estão relacionadas com cada profissão;
Imprecisão em reconhecer suas competências, habilidades e valores pessoais;
Incertezas quanto ao curso escolhido;
Receios de incluir a profissão em um projeto de vida pessoal;
Dificuldades em identificar em qual área se dedicar dentro de uma profissão.
A Orientação compreende um sujeito com múltiplos talentos que podem ser desenvolvidos e exercidos em diferentes contextos.
“Não estamos aqui para sermos mais um: estamos aqui para ser.”
       Fausto Oliveira
TEMA
Diferença entre Orientação Vocacional e Orientação Profissional
A Orientação vocacional ampara pessoas que ainda não conseguiram escolher qual a sua inclinação para exercer determinada profissão ou talento (aptidão natural) para realizar algo, mais voltada aos estudantes e ou adolescentes que desejam prestar vestibular. 
A orientação profissional é uma técnica que envolve conhecer a profissão de forma efetiva com suas relações de trabalho, os seguimentos e as aptidões necessárias para efetuar determinada profissão.
OBJETIVO
Identificar com qual expressão estamos mais identificados.
Diante do estudado, estamos mais identificadas com a Orientação Profissional, pois é um processo que demanda uma análise detalhada das motivações, potenciais, valores e interesses, levando o individuo avaliado a aumentar o seu autoconhecimento, pesquisar o sistema educativo e formativo, explorar as profissões, decidir, ou seja, preparar-se para o mercado de trabalho cada vez mais complexo e diversificado. 
Vale lembrar que a Orientação profissional, abrange até o estágio da aposentadoria, identificando as vantagens e desvantagens que cada percurso acarreta, objetivando quais as melhores alternativas para uma adaptação de qualidade de vida do indivíduo o final de sua carreira.
Sei que decidir por uma profissão nos dias de hoje, tem se tornado cada vez mais difícil diante de crise econômica e crescentes taxas de desemprego, o que tem levado as pessoas a buscarem outras possibilidades de obter renda, uma vez que a concorrência por uma boa colocação profissional também é cada dia mais acirrada.
Mas vale ressaltar de que é preciso, acima de tudo, que os profissionais da Orientação Profissional não esqueçam que a escolha de uma profissão, bem como a dúvida e a indecisão, fazem parte do desenvolvimento normal dos indivíduos e que o papel do orientador profissional é o de servir como instrumento para este desenvolvimento.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, J. M. (1999). Vôos de borboleta: escola, trabalho e profissão. Porto: Edições Asa. Disponível em: http://www.psinove.com/orientacao-vocacional / Acessado em 15 de agosto de 2017
Orientação vocacional: por que fazer? Disponível em: https://www.vittude.com/blog/orientacao-vocacional/ Acessado em 15 de agosto de 2017

Outros materiais