Buscar

Dicas para Motivar Funcionários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Determine rodízios para feriados e finais de semana
É importante garantir que os funcionários tenham acesso a momentos de lazer e diversão familiar, pois quando a relação familiar é prejudicada por causa do trabalho, começam as frustrações. Sendo assim, determine escalas de revezamento que permitam uma alternância igualitária de folgas nos feriados e fins de semana, gerando o equilíbrio entre a vida profissão e a pessoal. Uma vida equilibrada garante pessoas menos estressadas e mais produtivas, além de proporcionar uma maior satisfação no trabalho.
Estabeleça políticas de reconhecimento
A falta de motivação profissional é um dos principais responsáveis pelo absenteísmo nas empresas. Uma das formas de estimular os funcionários desmotivados é estabelecer uma política de reconhecimento para aqueles que cumprirem com suas obrigações, oferecendo a eles, por exemplo, folgas agendadas ou premiações.
Construa um plano de carreira para sua empresa
A falta de perspectivas de crescimento faz com que os funcionários deixem de se esforçar para serem bons empregados, a partir dai, o menor empecilho já vira justificativa para faltas e atrasos. Portanto, um plano de carreira é essencial como forma de motivar funcionários no cumprimento de horários e metas.
Entretanto, no setor de atendimento do call center devido ao grande volume de operadores é inviável a promoção em grande escala, sendo assim uma alternativa é o plano de carreira horizontal. Ou seja, funções são inseridas na rotina do colaborador, assim como o aumento de salário.
Fortalecimento da confiança da equipe através dos feedbacks
É importante que todos do departamento estejam cientes de sua importância pois isso trará maior motivação no ambiente de trabalho e fará com que objetivos coletivos sejam alcançados. Uma equipe unida obtém resultados mais significativos. Um supervisor de call center também faz parte da equipe e nunca deve assumir uma postura meramente fiscalizadora diante ao grupo.
Portanto, posturas autoritárias contribuem para a desmotivação dos funcionários e as rixas com superiores gerando faltas e atrasos por parte dos colaboradores. Um bom canal de comunicação pode ajudar bastante nesse sentido, oferecendo ao funcionário uma forma de expressar suas frustrações. Use o feedback para melhorar suas ações motivacionais e a produtividade dos colaboradores.
Realize campanhas por uma qualidade de vida melhor
Pessoas de bem com a vida, que levam um estilo mais leve e saudável, adoecem menos e são muito mais dispostas. Promover palestras voltadas ao bem estar, à alimentação saudável, que estimulem a prática de exercícios físicos e alertem para os perigos de hábitos nocivos como tabagismo e alcoolismo, são boas formas de estimular os funcionários a cuidar melhor da saúde e, consequentemente, pegarem menos atestados.

Outros materiais