Buscar

apol 3 sig

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
A comunicação é uma ferramenta relevante para que os gestores públicos apresentem informações de utilidade pública e prestação de contas à sociedade. Deve fazer parte da rotina dos cidadãos tomar ciência a respeito das ações dos responsáveis pela administração pública, inserindo-se no contexto político-econômico das cidades, estados e países (SANTOS JUNIOR, 2012).
Fonte: SANTOS JUNIOT, E. G. A importância da comunicação na gestão pública e sua influência e relações com os interesses públicos, políticos e transparência governamental: o caso da Prefeitura de Castro – Paraná. Revista UEPG Ci Soc Apl. Ponta Grossa, 20 (2), jul/dez 2012, p.193-202.
Considerando o exposto acima, pode-se considerar que a comunicação na administração pública, visando à democracia de informações, é um instrumento de:
Nota: 20.0
	
	A
	Comunicação do planejamento estratégico governamental, transparência e responsabilidade fiscal aos cidadãos.
Você acertou!
Através da compreensão do conteúdo do tema 05 da rota da aula 04 (páginas 23 a 23) observa-se que: A comunicação na administração pública deve se estruturar na comunicação interna e externa, prestando contas à sociedade a respeito de suas ações. As informações devem ser disponibilizadas à sociedade de forma transparente, ética e útil, sem o intuito eleitoreiro. As práticas de comunicação na administração pública devem ser democráticas e não apenas para promoção de cunho político ou interesse particular do gestor público. A comunicação na administração pública baseia-se em temas de interesse coletivo e não em abusos políticos.
	
	B
	Uso da imprensa a favor dos interesses públicos para aprovação dos projetos de lei benéficos aos gestores públicos.
	
	C
	Limitação das pessoas aos cargos eletivos.
	
	D
	Manobra da opinião pública para promover um grupo político.
	
	E
	Manobra para esquivar os gestores públicos de situações comprometedoras, restringindo as informações pertinentes aos cidadãos.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Leia o texto abaixo, e em seguida analise a tabela e enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com as camadas do funcionamento de um software, apresentados na coluna da esquerda:
Software é a parte lógica de um sistema de informação. É ele que comanda o processamento do sistema por meio do hardware e das redes de dados. Tudo o que ocorre em um sistema computacional está previamente descrito nas linhas de código do software. Os softwares são desenvolvidos para suprir necessidades – ou aplicações – específicas, por isso eles são chamados de softwares aplicativos, ou simplesmente ‘aplicativos’. O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica.
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta
Nota: 20.0
	
	A
	1 3 2 2 3
	
	B
	1 2 1 3 2
	
	C
	2 1 3 3 2
Você acertou!
Alternativa “C”. O funcionamento de um software pode ser representado por um modelo de três camadas, cada qual desempenhando uma função específica: a camada de interface de usuário, a camada de código e a camada de banco de dados. A interface de usuário é o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas texto, janelas e formulários. A camada de código representa o software em si. São as linhas de código que compõem o programa e determinam a sua lógica de execução. A camada de banco de dados é responsável pelo armazenamento e recuperação das informações que são processadas pelo software (Aula 04).
	
	D
	2 2 3 3 1
	
	E
	1 2 3 3 2
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo:
Sistema é um conjunto de elementos que interagem com a finalidade de produzir um resultado específico, no qual cada elemento afeta o funcionamento do todo e também é afetado por ele (ACKOFF, 1981). Temos ainda, que a palavra sistema é um termo genérico, isto é, adequa-se a diversas situações, constituindo um conceito que se aplica a todos os campos do conhecimento (BIO, 1996).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os componentes de um sistema:
Nota: 20.0
	
	A
	Entradas; programação; saídas; pessoas.
	
	B
	Entradas; processamento; saídas; ambiente.
Você acertou!
Entradas: sinais ou comandos provenientes do ambiente externo; Processamento: conversão das entradas em saídas através dos elementos (E1, E2, ... En); Saídas: resultado do processamento das entradas, que retornam para o ambiente; Ambiente: elementos externos ao sistema, por exemplo, os usuários e outros sistemas. (Aula 04, p. 4)
	
	C
	Entradas; cálculos; saídas; pessoas.
	
	D
	Entradas; decisões; saídas; resultados.
	
	E
	Entradas; resultados; saídas; decisões.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual se refere a comunicação organizacional e a responsabilidade social:
Atualmente, no contexto da Sociedade da Informação, o conceito de Responsabilidade Social se amplia e passa a considerar que as empresas devem satisfação não somente a seus acionistas, mas a vários setores da sociedade. Ela causa impactos na sociedade e é também influenciada por ela. Portanto, deve se inserir de forma que seus impactos sejam positivos para o desenvolvimento social, bem como para que ela assuma responsabilidade pelos impactos que provoca. RiahiBelkaqui e Pavlik (1992 apud Karkotli; Aragão, 2004) também afirmam que a empresa tem obrigação moral de maximizar o bemestar social e deve atender aos anseios da sociedade. Quanto mais complexas vão se tornando a sociedade e suas relações, mais se ampliam os conceitos de Responsabilidade Social, atingindo as dimensões ética, econômica e política.
Considerando o texto dado e os conteúdos estudados, existem algumas características específicas ao conceito de responsabilidade social. Analise as afirmativas a seguir e identifique quais contemplem tais características:
I. Uma empresa socialmente responsável é aquela que adota pontualmente campanhas de caridade.
II. Filantropia, caridade e responsabilidade social são sinônimos que denotam as ações que as empresas adotam para ajudar comunidades carentes.
III. As ações de filantropia também são importantes para o desenvolvimento social, mas são ações pessoais e isoladas.
IV. As organizações de grande porte devem adotar ações de Responsabilidade Social, pois é preciso de fato mudar toda uma sociedade.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	III apenas.
Você acertou!
III apenas.
Comentários:
Apenas a afirmativa III é verdadeira, pois hoje em dia as organizações diferenciam muito o que chamam de ações de filantropia e o que é, de fato, Responsabilidade Social. As ações de filantropia também são importantes para o desenvolvimento social, mas são ações pessoais e isoladas. Já a Responsabilidade Social deve estar presente no próprio Planejamento Estratégico da organização e fazer parte de seu cotidiano. As chamadas “empresascidadãs” são aquelas que promovem ações na sociedade, especialmente junto às comunidades de seu próprio entorno promovendo o bemestar continuamente (Aula 04, Tema 2).
	
	B
	II apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	IV apenas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o fragmento abaixo:
Segundo Oliveira (2009), as ações de responsabilidade social corporativa têm ganhado destaque nas últimas décadas, tornando-se diferenciais competitivos, pois colaboram para a construção de uma imagem positiva e reputação da empresa na sociedade. Dessa forma, a comunicação organizacional tornou-se essencial às empresas socialmente responsáveis, pois permite um melhor fluxo de informação a respeito dos seus projetos e ações sociais aos seus públicos (interno e externo).
Fonte: OLIVEIRA, F. V. F. Responsabilidade social e comunicação organizacional como estratégias de gestão corporativa. XI Congressode Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Teresina. Maio/2009. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2009/resumos/R15-0380-1.pdf. Acesso em 18/06/2017.
As empresas que focam a responsabilidade social no seu processo de gestão devem utilizar a comunicação organizacional para divulgar aos seus públicos as suas práticas socialmente responsáveis. A respeito da forma correta de uma empresa divulgar aos seus públicos as suas estratégias de responsabilidade social, julgue as afirmações como verdadeiras (v) ou falsas (F):
  (      )    Nas suas estratégias de comunicação é válido a empresa divulgar aos seus consumidores como a empresa se insere na sociedade como um agente econômico, visando o aumento do consumo, exploração dos recursos e a geração de lucros.
 (      )    Indica-se às empresas que a divulgação das suas ações de responsabilidade social e ambiental sejam discretas, deixando claro os valores, missões e objetivos ambientais e sociais. Para isso podem ser trabalhados os relatórios e balanços sociais para mostrar à sociedade de que o objetivo destas ações não é apenas mercadológico e financeiro mas sim em apoio a sociedade e meio ambiente.
(      )    As empresas socialmente responsáveis podem divulgar aos seus públicos o seu apoio ao desenvolvimento da sociedade, preservação do meio ambiente e investimentos em um ambiente profissional saudável aos seus colaboradores e gestores.
 (      )    Deve ficar claro à sociedade que a empresa socialmente responsável conduz os seus negócios para proporcionar a qualidade de vida às gerações atuais. O compromisso em se garantir a qualidade de vida das gerações futuras é dos novos empreendimentos que serão lançados no mercado.
Assinale a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F, F, V, V.
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	F, V, F, F.
	
	D
	F, V, V, F.
Justificativa:
A alternativa correta é a letra “D”. Através da compreensão do conteúdo do tema 02 da rota da aula 04 (intervalo de páginas – 11 até 16) observa-se que:
a) INCORRETA. As empresas devem comunicar aos seus públicos como se insere na sociedade como agente social e não como agente econômico. O foco é o respeito que a empresa tem às expectativas econômicas, legais e éticas que a sociedade possui.
b) CORRETA. A empresa socialmente responsável possui um comportamento ético com os seus públicos externo e interno e se compromete a desenvolver ações responsáveis aos mesmos.
c) CORRETA: A empresa socialmente responsável não precisa se manter no anonimato. Ela pode investir na comunicação mais discreta visando estratégias de comunicação transparentes que mostrem que os reais objetivos da empresa não possuem fins estritamente mercadológicos e financeiros, mas sim ambientais e socais.
d) INCORRETA: Na responsabilidade social a empresa tem o compromisso contínuo com a qualidade de vida da sociedade, incluindo às gerações futuras (princípios da sustentabilidade).
	
	E
	V, V, F, F.

Outros materiais