Buscar

Alterações no Código Penal - roubo e furto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Lei 13.654/18 foi sancionada e trouxe significativas alterações no Código Penal quanto aos crimes contra o patrimônio ‒ de furto, no artigo 155, e de roubo, no artigo 157 ‒, entrando em vigor imediatamente. 
Anteriormente, no artigo 155 sobre o furto, existiam apenas seis parágrafos. Com a alteração da Lei 13.654/18, a partir de agora o artigo 155 passa a ter o § 4º-A e o § 7º como acréscimos, estes que estabelecem que:
Art. 155. [...]
§ 4º-A A pena é de reclusão de 4 (quatro) a 10 (dez) anos e multa, se houver emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.
§ 7º A pena é de reclusão de 4 (quatro) a 10 (dez) anos e multa, se a subtração for de substâncias explosivas ou de acessórios que, conjunta ou isoladamente, possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego.
Observa-se através desses parágrafos que a Lei 13.654/18 trouxe duas novas qualificadoras ao crime de furto, onde a primeira está no § 4º-A, em que a pena é de 04 a 10 anos de reclusão quanto à subtração, para si ou para outrem, se o ato for realizado mediante o "emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum". Já a segunda qualificadora se encontra no § 7º, também com pena de 04 a 10 anos de reclusão, se houver a subtração, para si ou para outrem "de substâncias explosivas ou de acessórios que, conjunta ou isoladamente, possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego".
Nesse mesmo caminho, o artigo 157 sobre roubo sofreu alterações significativas em seu § 2º, com a revogação do inciso I, que aumentava a pena (causa de aumento/majorante) "se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma", criando então o inciso VI, tal como o § 2º-A (causa de aumento/majorante) e alterando o § 3º a respeito do latrocínio.
Art. 157. [...]
§ 2º A pena aumenta-se de 1/3 (um terço) até metade:
I – (revogado);
VI – se a subtração for de substâncias explosivas ou de acessórios que, conjunta ou isoladamente, possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego.
§ 2º-A A pena aumenta-se de 2/3 (dois terços):
I – se a violência ou ameaça é exercida com emprego de arma de fogo;
II – se há destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum.
§ 3º Se da violência resulta:
I – lesão corporal grave, a pena é de reclusão de 7 (sete) a 18 (dezoito) anos, e multa;
II – morte, a pena é de reclusão de 20 (vinte) a 30 (trinta) anos, e multa.
Dessa forma, quanto às modificações no crime de roubo no artigo 157, a primeira a ser destacada é que não será mais considerado causa de aumento o emprego de arma como forma de violência ou grave ameaça para a subtração da coisa, já que o inciso I do § 2º foi revogado e este estabelecia a necessidade do aumento de pena se, de fato, fosse utilizado o emprego de arma. Assomado a isto, a Lei 13.654/18 trouxe dentro desse mesmo parágrafo o inciso VI, em que há causa de aumento de pena em 1/3 até metade "se a subtração for de substâncias explosivas ou de acessórios que, conjunta ou isoladamente, possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego".
Uma outra alteração de extrema importância é a criação de um novo parágrafo, sendo este o § 2º-A. Também há nele duas causas de aumento de pena, em 2/3, dividas em incisos caso a violência ou ameaça seja exercida com emprego de arma de fogo ou "se há destruição ou rompimento de obstáculo mediante o emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum".
Em resumo, ao se analisar a lei em sua totalidade, é possível chegar à conclusão de que a intenção real do legislador é a de reprimir o grande número de furtos e roubos cometidos com uso de explosivos em caixas eletrônicos. Do mesmo modo, penas mais altas foram estabelecidas em crimes em que se tenha como objetos os explosivos ou acessórios que possibilitem sua fabricação, montagem ou emprego.
Além do mais, é imprescindível se lembrar que, segundo art. 5º, XL da Constituição Federal, e art. 2º, parágrafo único do Código Penal, a lei nova mais benéfica retroage para beneficiar o réu, ainda que já tenha ocorrido o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Sendo assim, em uma situação hipotética, caso um réu tenha sido condenado por roubo com aumento de pena em razão da utilização de uma arma branca, uma faca por exemplo, devido a lei nova – que prevê somente o aumento por emprego de arma de fogo –, sua pena deve ser modificada de modo de que seja retirada a causa de aumento de pena.

Outros materiais