Buscar

Prova Discursiva Educação Jovens e Adultos - EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursivas da EJ A 
1-Em poucas palavras, fale sobre a concepção do ensino sociocultural defendida por Mizukami.
A concepção de ensino sociocultural defendida por Mizukami apresenta características da concepção dialógica de educação defendida por Paulo Freire. Caracteriza-se pela busca de interação entre o homem e o mundo, sendo o sujeito o elaborador e criador do conhecimento.
 R. Livro- base , P.113. 
2- Fale sobre Paulo Freire , seus conceitos e o que ele defendia. 
R - Liv ro-base p.127
O método usado por Paulo Freire na alfabetização de adultos parte da vivencia do aluno em cima daquilo que ele já sabe. O metodo é realizado com dialogo entre o educador e o educando. É trabalhado com a autonomia do aluno, utilizando-se do conhecimento de mundo explorando o universo vocabular e assim o processo de ensino-aprendizagem é dado de forma satisfatória.
3-Explique sucintamente como é vista e /ou caracterizada a alfabetização na concepção dialógica ou problematizada. 
R - Livro base , P.114.
Na concepção dialógica/problematizadora da educação e da EJA existe uma preocupação com o desenvolvimento da consciência mediante o trabalho coletivo e a valorzação da prática social dos sujeitos do processo educativo. Assim a alfabetização não deixa de ser a aquisição de um padrão convencional de escrita, leitura, ortografia, torna também a busca pela interpretação dos conteúdos ideológicos que envolvem as palavras e os discursos.Do mesmo modo, a continuidade dos estudos é uma forma de caminhar em direção a emancipação humana.
4-Como o analfabeto era caracterizado pela elite política e por que , para esses políticos, o alfabetismo precisava ser erradicado?
 R - Livro-base ,P.21 e 116.
O analfaneto era visto como um ignorante. Portanto bastasse que o sujeito assinasse o próprio nome para ser considerado alfabetizado.Havia o interesse politico de erradicar um dos males do subdesenvolvimento, mas não para resolver os reais problemas sociais brasileiros. 
5- Sobre a educação popular, discorra o que vem a ser educação popular? 
A educação popular é aquela que parte da experiência e vida do aluno e disso o professor que é um mediador usa para levar o discente a descoberta de novos caminhos e conhecimentos. Essa educação estimula o pensar, o discutir, a partitipação do aluno na sociedade onde se está inserido.
  6- Comente de forma sucinta o que significa, para Paulo Freire , saber “ respeitar o educando e a si próprio como sujeito do conhecimento? 
O professor não é um objeto que passa somente as informações mas é um ser pensante, criativo que pode e deve compartilhar suas ideias com seus alunos, problematizar fatos trazidos pelos educandos fazendo assim um ambiente propricio ao diálogo.R- Livro-base , P.142. 
 
7- Sobre a concepção de alfabetização de adultos dialógica, crítica ou emancipatória de Paulo Freire , responda: o que é preciso fazer na prática pedagógica para que a alfabetização como ato de conhecimento realmente efetive? R- Livro-base , P.120 e 121. 
É necessário que haja uma relação entre aluno e professor onde haja o dialogo. Onde os educandos assumam desde o inicio o papel de seres criadores.
Também é preciso que se enxergue alem dos códigos alfabéticos e também que haja ação e uma reflexão (optar, criar, expressar, decidir) e a alfabetização seja um ato de conhecimento e escolha de conteúdos que façam parte do cotidiano do aluno. 
Para que a alfabetização realmente ocorra ela precisa ter um sentido de conscientização politica e os temas escolhidos precisam fazer parte da realidade do aluno, da situação socioeconômica e de sua trajetória.

Outros materiais