Buscar

EXERCÍCIO INFORMATICA APLICADA A EDUCAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
		Analise a Afirmativa, a Justificativa e a relação entre elas.
Afirmativa:
Presenciamos novas formas de relacionamento com a informação e com o conhecimento, o que acaba apontando para novas formas de ensinar e aprender.
Justificativa:
Porque hoje, com as tecnologias digitais, assistimos a uma revolução na comunicação e a uma transformação nas práticas de escrita e de leitura, além de inovações no uso da linguagem nos meios digitais.
 
	
	
	
	
	A Afirmativa e a Justificativa são falsas e a segunda não explica a primeira
	
	
	A Afirmativa e a Justificativa são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
	
	
	A Afirmativa é Falsa mas a Justificativa é Verdadeira e não há relação entre elas.
	
	
	A Afirmativa é Verdadeira mas a Justificativa é Falsa e não há relação entre elas.
	
	
	Não é possível avaliar as sentenças pois não existe relação entre elas.
	
	
		
	
		2.
		Diferentes nomes são dados à sociedade contemporânea, quando consideramos as tecnologias, a informação e o conhecimento. Com base nesta informação, numere a (X) de acordo com a coluna (Y). COLUNA Y 1 - Idade Mídia ou Era Digital 2 - Sociedade da Informação. 3 - Sociedade do Conhecimento. COLUNA (X) ( ) Sobressai a importância do conhecimento científico-tecnológico na economia e na sociedade. ( ) Há uma centralidade da tecnologia e das mídias digitais nos modos de tratar e disponibilizar a informação. ( ) Destaca-se a centralidade da informação na sociedade, além do seu acesso universal e o seu tratamento digital. A marcação correta, de cima para baixo, é
	
	
	
	
	3 ¿ 1 ¿ 2.
	
	
	2 ¿ 1 ¿ 3.
	
	
	2 ¿ 3 ¿ 1.
	
	
	3 ¿ 2 ¿ 1.
	
	
	1 ¿ 3 ¿ 2.
	
	
		
	
		3.
		Assinale com (V) ou (F), conforme sejam, respectivamente Verdadeiras ou Falsas, as afirmativas abaixo sobre Televisão e Educação:
I. Os complexos processos de comunicação da sociedade difundem linguagens e conhecimentos que valorizam a relação da escola com o livro, na qual se apoia o sistema escolar vigente
II. Há uma cultura audiovisual eletrônica proporcionando aos jovens informações, valores, saberes, outros modos de ler e perceber.
III. Contemporaneamente, a TV é o meio de comunicação predominante, instrumental de socialização e entretenimento. Por ela, gerações aprendem a consumir e a conhecer a si e ao mundo.
IV. Espera-se que a escola (en)foque o mundo audiovisual, faça da TV objeto de estudo, conheça-lhe linguagem, programação, condições de produção e de recepção e a incorpore pedagogicamente. A resposta correta, de cima para baixo, é
	
	
	
	
	V ¿ F ¿ F ¿ V.
	
	
	V ¿ V ¿ V ¿ V.
	
	
	F ¿ V ¿ V ¿ V.
	
	
	F ¿ F ¿ V ¿ V .
	
	
	F ¿ V ¿ F¿ V.
	
	
		
	
		4.
		Não há dúvidas que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão cada vez mais presentes em nossas vidas. E, claro, também na escola. Porém, ao imaginarmos que em nossa escola, por exemplo, temos um ótimo Laboratório de Informática, como Pedagogos(as) não devermos acreditar que apenas por esta razão o processo de aprendizagem obterá pelo sucesso. Afinal:
	
	
	
	
	Dependerá da boa vontade dos alunos aprenderem e não apenas ficarem se divertindo nos computadores, como é costume.
	
	
	O reencantamento, enfim, não reside principalmente nas tecnologias - cada vez mais sedutoras -mas em nós mesmos, na capacidade em tornar-nos pessoas plenas, num mundo em grandes mudanças... (Moran).
	
	
	Tal Laboratório poderá deixar de funcionar se for houver um problema com a energia elétrica, por exemplo.
	
	
	Será necessário que a conexão seja rápida para que os alunos não percam muito tempo e isso acabe prejudicando as aulas normais.
	
	
	Devemos valorizar apenas as novas tecnologias.
	
	
		
	
		5.
		Qual a diferença entre a interatividade física e virtual nas propostas educativas com uso da internet?
	
	
	
	
	A interatividade ocorre com um apresentação do computador e a outra do apresentador.
	
	
	A interatividade ocorre de acordo com a característica, a virtual é uma simulação do computador com o usuário e a físico é apenas uma animação demonstrando como realizar fisicamente.
	
	
	A interatividade difere sendo um simulador virtual e o outro simulador físico.
	
	
	São ambientes diferentes de interatividade.
	
	
	Ambas são disponibilizadas na internet, e a interatividade difere do meio digital.
	
	
		
	
		6.
		Relacione as características das sociedades da ORALIDADE, ESCRITA e CIBERCULTURA com as afirmativas abaixo:
I. A narrativa era a forma básica para transmitir conhecimento. Os relatos ou as narrativas orais contribuíam para a construção da identidade das comunidades, da visão de mundo e das formas de se relacionar com o saber.
II. Aponta para um tratamento digital da linguagem verbal e das linguagens não verbais, evidenciando uma mudança na concepção de tempo, de espaço e de texto.
III. Manifestam-se novas formas de comunicação por meio da invenção da própria escrita e do alfabeto, atendendo às demandas de sociedades mais complexas e a necessidades específicas, como as de registrar e de armazenar dados e informações relacionados com a agricultura, o comércio, as decisões judiciais etc.  
IV. As pessoas estão conectadas, os conteúdos estão on-line e disponíveis todo o tempo e em todo lugar. Aliás, o tempo é marcado pela simultaneidade.
V. A relação com o conhecimento é caracterizada pela linearidade, pela fragmentação e pela diversidade dos saberes, que muitas vezes são organizados em disciplinas ou visões parciais da realidade.
A partir das afirmações acima, a resposta que as relaciona é:
	
	
	
	
	I - ORALIDADE, II - ESCRITA, III - ESCRITA, IV - CIBERCULTURA e V - ESCRITA. 
	
	
	I - ESCRITA, II - CIBERCULTURA, III - ESCRITA, IV - CIBERCULTURA e V - ORALIDADE. 
	
	
	 I - ORALIDADE, II - CIBERCULTURA, III - ESCRITA, IV - CIBERCULTURA e V - ESCRITA.
	
	
	I - ESCRITA, II - CIBERCULTURA, III - ESCRITA, IV - CIBERCULTURA e V - ESCRITA.
	
	
	I - ORALIDADE, II - CIBERCULTURA, III - ESCRITA, IV - CIBERCULTURA e V - ORALIDADE. 
	
	
		
	
		7.
		As tecnologias de comunicação não mudam necessariamente a relação pedagógica. As Tecnologias tanto servem para reforçar uma visão conservadora, individualista como uma visão progressista.
A afirmativa acima esta correta, porque:
	
	
	
	
	Utilizando as tecnologias digitais nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias, estas contribuirão para o aprendizado pleno.
	
	
	Uma mente aberta, interativa, participativa e com planejamento, encontrará nas tecnologias ferramentas maravilhosas de ampliar a interação, contribuindo assim para o ensino-aprendizagem.
	
	
	As tecnologias digitais, cada vez mais sedutoras, por si só, contribuem com o desenvolvimento da aprendizagem.
	
	
	Com o uso das tecnologias digitais, não é necessário um planejamento, pois elas contribuirão para o crescimento, evolução, e comunicação plena do aluno.
	
	
	Com o uso das tecnologias digitais as funções do professor serão modificadas e esse profissional será substituído por esses novos recursos digitais.
	
	
		
	
		8.
		Em uma escola urbana, inserida em uma Comunidade extremamente carente, foi implantado um sistema interno de rádio. Este, além de ser utilizado para as atividades acadêmicas, acabou atingindo locais próximos a escola, e informando a população local sobre eventos, notícias e até mesmo dicas de saúde e bem estar. Esta experiência pode ser entendida como sucesso no âmbito das TICs na escola porque:
	
	
	
	
	Provavelmente, há utilização de programas de informática a fim de buscar informações a serem anunciadas no rádio.
Haverá notícias que poderão levar a Comunidade local a buscar mais informação, talvez comunicando-se até mesmo pela internet, em locais como Lan Houses.
	
	
	Os alunos terão condições de, com as informações obtidas, procurarem aprofundar-se em recurso tecnológicos mais sofisticados.
	
	
	Não preocupar-se com as TICs no momento, valorizando o professor, mesmo que não haja possibilidade de sua inclusão digital.
	
	
	O rádio (áudio), como a TV (imagem), e a imprensa escrita, representa além de meio, também uma linguagem tecnológica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais