Buscar

Saúde Do Trabalhador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409184846)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Peter Drucker, o trabalho é tão antigo quanto o homem. Ao longo da história da humanidade, o trabalho tem sido percebido de forma diferenciada, de acordo com o contexto de cada época. A partir desta afirmativa, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Não podemos analisar um processo de trabalho sem considerar as forças econômicas e sociais que influenciaram a formação deste fenômeno.
	
	É possível compreender o modelo de gestão fordista, criado no início do século XX, por exemplo, sob os valores e crenças da sociedade atual.
	
	O conceito de trabalho existe a partir da Revolução Industrial, quando o setor fabril obteve avanços significativos.
	
	Em nosso país, o mercado de trabalho manteve-se inalterado ao longo dos anos, sem o surgimento de novos setores produtivos.
	
	A noção de emprego como uma atividade física destinada a determinado fim surge no período da Revolução Industrial.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409124837)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho a seguir: "Estamos definitivamente em um momento único, histórico, com um desemprego para os padrões brasileiros bem baixo. Porém, estas metodologias estão muito presas as regiões metropolitanas, o que acaba tornando difícil ter uma noção real dos desempregados. Quem mora no interior, por exemplo, está excluído, assim como o grupo do 'nem-nem'" (Jornal do Brasil, 2013). Considerando o campo de atuação da Saúde do trabalhador no Brasil atualmente, bem como a população assistida pelas suas políticas, assinale a alternativa correta:
		
	
	As políticas e pesquisas de Saúde do trabalhador devem contemplar somente os trabalhadores estatutários, ou seja, aqueles que passaram em concurso público.
	 
	As políticas e pesquisas de Saúde do trabalhador devem contemplar somente a população trabalhadora, ativa e não-ativa.
	
	As políticas e pesquisas de Saúde do trabalhador devem contemplar somente os trabalhadores formais, que possuam carteira assinada.
	
	As políticas e pesquisas de Saúde do trabalhador devem contemplar somente os trabalhadores assalariados, independente de terem carteira assinada ou não.
	
	As políticas de Saúde do trabalhador devem contemplar somente a população ativa excluindo, portanto, os trabalhadores desempregados, afastados e licenciados.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201408795765)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Revolução Industrial consistiu em um período de grande relevância para a história do trabalho. Neste momento histórico, intensifica-se o cenário em que o homem vende sua força de trabalho submetendo-se ao ritmo acelerado da produção do capital. Sobre as consequências da Revolução Industrial, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Diminuição de acidentes e doenças do trabalho.
	
	Aumento da produção em menor tempo.
	
	Aumento da poluição.
	
	Diminuição do trabalho artesanal.
	
	Desenvolvimento de máquinas e tecnologia.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201408795760)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os diferentes serviços de saúde no trabalho (Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador) possuem diferentes características. Assinale a alternativa que aponta as características corretas de: I Medicina do Trabalho / II Saúde Ocupacional / III Saúde do Trabalhador, respectivamente:
		
	 
	I Ações de saúde por parte de pessoas da confiança do empresário / II Ações de saúde com foco multidisciplinar / III Ações de saúde intersetoriais.
	
	I Ações de saúde com foco multidisciplinar / II Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI / III Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância.
	
	I  Ações centrada na figura do fisioterapeuta / II  Ações prioritariamente de promoção da Saúde / III Ações fortes de vigilância.
	
	I  Atuação intersetorial / II  Participação direta dos trabalhadores em questões de trabalho / III Ações centradas na figura do fisioterapeuta.
	
	I Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância / II Ações de saúde intersetoriais / III Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201408683053)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação ao CEREST - Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, assinale a alternativa correta
		
	
	Os CERESTs habilitados de abrangência regional somente poderão alterar sua área de abrangência mediante prévia aprovação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
	 
	O CEREST tem por finalidade dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais.
	
	Os CERESTs poderão assumir as funções ou atribuições correspondentes aos Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou similar, tanto do setor público quanto do privado.
	
	A destinação dos recursos para o CEREST deverá constar nos Planos de Saúde nacional, estaduais, distrital, exceto municipais.
	
	A implantação de CERESTs de abrangência municipal está condicionada a uma população superior a 50 mil habitantes.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201408752782)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90), um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Ainda sobre a lei supracitada é incorreto dizer que:
		
	
	Garante informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e a empresas sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional.
	 
	O dever do Estado exclui o das pessoas no que diz respeito a garantia da saúde e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
	
	O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201409185061)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A descrição "Acordo tácito ou expresso, correspondente à relação de emprego" refere-se ao tema da CLT:
		
	
	Registro do trabalhador
	
	Norma regulamentadora
	
	Convenção coletiva de trabalho
	
	Organização sindical
	 
	Contrato individual de trabalho
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201408752777)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A disciplina de saúde do trabalhador apresentou dentre outros conceitos o da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e cabe ressaltar que a Estácio, como uma Instituição de Ensino Superior que prima pela excelência, garante aos seus trabalhadores tal comissão, cujaúnica exceção é:
		
	
	Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.
	
	Trabalhar, preventivamente, para neutralizar ou eliminar riscos ambientais por meio da recomendação de medidas de segurança que visem melhorar as condições de trabalho;
	 
	Realizar, anualmente, reuniões de avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco que foram identificadas;
	
	Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201408682244)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para assegurar que as capacidades, as necessidades, as limitações fisiológicas e psicológicas de um candidato são compatíveis com o esforço físico e mental exigido para determinado cargo, a NR-7 estabelece o exame
		
	
	de mudança de função
	
	demissional.
	
	de retorno ao trabalho
	 
	admissional.
	
	periódico
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201408682245)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em uma indústria, a participação com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e no processo de trabalho, relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores, é atribuição do(a)
		
	
	MS
	 
	CIPA
	
	SIPAT
	
	MTE
	
	Fundacentro

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes