Buscar

Exercício aula 2 ADM de Novos Negócios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício aula 2 ADM de Novos Negócios
	As principais possibilidades para o início de um negócio para empreendedores são: empresa tradicional, empresa familiar, franquia, escritório doméstico e cooperativa. Para um profissional da área de consultoria empresarial, com larga experiência em área tributária, mas sem clientela formada e pouca experiência na arte de vender os seus serviços, a alternativa mais recomendável para o a atuação profissional é:
		
	
	Criar um escritório doméstico.
	
	Criar uma empresa tradicional.
	
	Associar-se a uma franquia, caso exista.
	
	Formalizar como empresa familiar
	 
	Formar uma cooperativa de trabalho ou associar-se a uma já existente.
	
	
	
	Negócios são iniciados quando empreendedores desenvolvem ideias para novos produtos ou serviços. Não são apenas os produtos de alto conteúdo tecnológico que têm potencial para o sucesso. Na verdade, com frequência chegam ao mercado produtos e serviços sem nenhuma sofisticação tecnológica. As ideias de novos negócios nascem de muitas formas. Um empreendedor é capaz de transformar ideias em:
		
	
	Novas tecnologias
	
	Plano de marketing
	
	Patente
	 
	Oportunidades de negócios
	
	Plano financeiro
	Essa prática também pode originar-se da avaliação contínua do negócio atual. Pessoas observadoras e curiosas criam o hábito de buscar informações sobre como funciona cada setor, identificando os pontos onde há possibilidade de realizar melhorias. Qual dessas fontes para novos negócios representa este conceito?
		
	
	Observação de tendências.
	
	Derivação de ocupação.
	
	Necessidade dos consumidores.
	
	Exploração de hobbies.
	 
	Aperfeiçoamento do negócio.
	
	Para a teoria econômica, há quatro níveis de concorrência. Considerando estes níveis, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de concorrência perfeita:
		
	
	Ocorre quando apenas um produtor ou prestador de serviços controla os preços.
	
	Ocorre quando há poucos vendedores que não têm intenção de concorrer entre si.
	 
	Ocorre quando os bens oferecidos são iguais e os compradores e vendedores são numerosos, a ponto de não influenciarem os preços individualmente.
	
	Ocorre quando há muitos vendedores que não têm intenção de concorrer entre si.
	 
	Ocorre no mercado em que existem muitos consumidores e um número reduzido de produtores, que oferecem produtos semelhantes.
	
	
	
	Sobre as características de um empreendedor marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Automotivação e entusiasmo: pessoas empreendedoras são capazes de auto motivação relacionada com desafios e tarefas em que acreditam. Não necessita de prêmios externos, como compensação financeira. A sua motivação permite entusiasmarem-se com suas idéias e projetos.
	
	Capacidade de trabalho em equipe: o empreendedor cria equipe, delega, acredita nos outros e obtém resultados por meio de outros indivíduos.
	 
	Ambição: o empreendedor procura fazer sempre mais e melhor, nunca se contentando com o que já atingiu. Não tentar progredir significa estagnar e um empreendedor deve ter a ambição de chegar um pouco mais além do que da última vez.
	
	Aceitação do risco: o empreendedor aceita riscos, ainda que muitas vezes seja cauteloso e precavido contra ele.
	 
	Autoconfiança: o empreendedor não tem autoconfiança, acredita em seus colaborados apenas. Se acreditasse mais em sí seria melhor para tomar a iniciativa. A crença em si mesmo faz o indivíduo arriscar menos, ousar, oferecer-se para realizar tarefas desafiadoras, enfim, torna-o mais empreendedor.
	
	
	
	
	Quando um empreendedor tem um produto inovador, mas não é empresário, não dispõe de recursos para montar uma empresa, deve em primeiro lugar:
		
	 
	Divulgar a terceiros o produto
	
	Vender o produto
	
	Procurar financiamento
	 
	Licenciar o produto
	
	Arranjar sócios
	
	
	
	A etapa que representa um extrato competente e motivador do Plano de Negócios, onde deve ser dada uma visão geral sobre a empresa, o empreendedor, o produto ou o serviço a ser oferecido, o mercado e os elementos de diferenciação, e o que se espera do negócio sobre o ponto de vista financeiro, é:
		
	 
	A Estratégio do Negócio.
	
	O Planejamento Financeiro.
	 
	O Sumário Executivo.
	
	A Descrição dos Produtos ou Serviços.
	
	A Análise de Mercado.
	
	As ideias de novos negócios surgem de diversas formas, mas basicamente das seguintes fontes: Novos negócios com base em novo conceito; novo negócio com base em conceito existente, necessidades dos consumidores, aperfeiçoamento de negócio, exploração de hobbies. O iPod, um MP3, lançado pela Apple em 2001, agora na quinta geração de iPod. O dispositivo reproduz músicas, filmes e álbuns de fotos, e você pode armazenar até 80 GB de qualquer tipo de arquivo que desejar. Essa quinta geração do iPod constitui:
		
	
	Novo negócio com base em conceito existente.
	
	Necessidade dos consumidores.
	 
	Novos negócios com base em novo conceito.
	
	Exploração de hobbies
	 
	Aperfeiçoamento de negócio.

Outros materiais