Buscar

História Clínica Alzheimer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História Clínica 
JIN,79 anos, sexo masculino, branco, casado, aposentado, ensino fundamental incompleto, natural de Antônio Dias e procedente de Ipatinga, compareceu à consulta de rotina, acompanhado da esposa, queixando de esquecimento. Relata que iniciou a notar o sintoma referido há aproximadamente um ano. No início, os familiares perceberam dificuldade para lembrar nomes, recados e que estava contando os mesmos casos e fazendo as mesmas perguntas várias vezes. Entretanto, o paciente não percebia o esquecimento. Nega outras alterações cognitivas, como alteração na fala e percepção. Nega alterações comportamentais e de humor. Incapacidade em executar as atividades de vida diária como fazer compras, usar o telefone, tomar remédio, recebendo o auxílio da esposa para isso. Faz uso de sinvastatina, doxazosina, losartan, furosemida, omeprazol e furosemida. 
Possui como comorbidade DM tipo 2, HAS, hipercolesterolemia e DRC estágio IV. Passado de hérnia de hiato esofágico, gastrite e de câncer prostático, descoberto em fase inicial e tratado com quimioterapia. Nega antecedentes familiares de doença neurodegenerativa. Nega tabagismo. Nega etilismo. Realiza caminhada diária acompanhado da esposa. 
Exame Físico 
Pressão Arterial: 130/70 mmHg 
Aparelho Cardiovascular: Bulhas Normorítmicas e Normofonéticas em 2 tempos, sem sopros, clicks ou estalidos. 
Aparelho Respiratório: Murmúrio Vesicular predominante no tórax, bilateral, sem ruídos adventícios. Percussão sem alterações. Indolor à palpação. Ausência de frêmitos 
Mini-exame do estado mental (MEEM): revelou alterações em orientação, memória de evocação, atenção e cálculo, comando e cópia de pentágonos (14/30 pontos). A avaliação funcional para atividades de vida diária (AVD) revelou um comprometimento 
Teste do relógio: não conseguiu reproduzir o desenho 
Exames complementares 
Hemograma, glicemia de jejum, eletrólitos, uréia e creatinina, albumina, dosagem sérica de vitamina B12 e ácido fólico e TC de crânio. 
Exames laboratoriais sem alterações e TC revelou leve hipotrofia hipocampal. 
Referência: SILVA, Emília Isabel da. Caso Clínico de Neurologia – Alzheimer. [2017]. LANEURO PUC MINAS: SANAR LTDA. Disponível em: < https://www.editorasanar.com.br/blog/caso-clinico-de-neurologia-alzheimer>. Acesso em: 13 mar 2018. 
Com base no caso clínico acima, realize as atividades abaixo: 
a) elabore dois Diagnósticos de Enfermagem. 
Risco de síndrome de idoso frágil, alteração na função cognitiva. 
Risco de confusão crônica, relacionado a lesão cerebral. (Relacionado a hipotonia hipocampal conforme TC.)
Prescrições de enfermagem: orientar familiar e/ou cuidador a supervisionar o paciente diariamente.
Orientar familiar e/ou cuidador o incentivo da leitura e atividades quer estimulem o exercício da memória.
b) explique um dos exames mencionados no caso.
Exame de ácido fólico pode mostrar alterações significativas para ajudar no diagnóstico de Alzheimer, TC já indica que há alterações na regia cefálica.

Continue navegando