Buscar

av1 unopar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AV1 SAÚDE COLETIVA 1 SEMESTRE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO UNOPAR
1)
Ao considerar que a saúde coletiva faz uso da epidemiologia e de conhecimentos das ciências sociais para investigar a situação de saúde da população, os determinantes sociais de saúde para estabelecer o planejamento das práticas e programas de saúde que levem em consideração as relações da saúde com o trabalho, ambiente, vê-se a possibilidade da atuação dos profissionais com vigilância em saúde.
Os profissionais podem ser contratados para atuar:
I. Em indústrias farmacêuticas.
II. Nos Hospitais, elaborando protocolos clínicos.
III. Nos Hospitais, fazendo vigilância de medicamentos e hemoderivados.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
Se I e II estiver correta.
b)
Se I, II e III estiverem corretas.
Alternativa assinalada
c)
Se I estiver correta.
d)
Se III estiver correta.
e)
Se II estiver correta.
2)
O vírus da imunodeficiência humana, o HIV, responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA/AIDS/HIV), matou, em 2012, 12.073 pessoas de todas as idades. Mas as armas de fogo mataram, nesse mesmo ano, 3,5 vezes mais, vitimando um total de 42.416 pessoas.
Segundo o Mapa da Violência de 2015, a SIDA/AIDS/HIV foi responsável pela morte de 1.618 jovens; já as armas de fogo mataram 15 vezes mais jovens (FONTE: Mapa da Violência, 2015).
A violência na vida social não é um fato que possa ser explicado e compreendido pela ação isolada dos indivíduos, ou ainda pelo uso do álcool ou drogas. 
O texto retrata:
I. O impacto de todos os tipos de violência e a relação dos determinantes sociais de saúde com as doenças e agravos não transmissíveis.
II. A vulnerabilidade de jovens pela violência.
III. Menor risco de jovens às doenças transmissíveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
Se I estiver correta.
b)
Se I e II estiver correta.
Alternativa assinalada
c)
Se II estiver correta.
d)
Se III estiver correta.
e)
Se I, II e III estiverem corretas.
3)
Com o processo de envelhecimento, ocorre uma redução da capacidade funcional como um todo. Variáveis como percepção de risco, estado de alerta, atenção e mobilidade tornam-se gradativamente reduzidas, aumentando de forma considerável a vulnerabilidade do idoso a acidentes e a violência. Além dos fatores fisiológicos, há fatores sociais, econômicos e psicológicos que acentuam tal vulnerabilidade.
Os fatores físicos, sociais, o grau de dependência e fragilidade expõem os idosos a qual tipo de violência?
Alternativas:
a)
Violência auto infringida.
b)
Violência física.
c)
Maus tratos psicológicos e abandono.
Alternativa assinalada
d)
Abuso físico e sexual.
e)
Abuso sexual.
4)
Os estudos observacionais permitem que a natureza determine seu curso, pois o investigador mede, porém não intervém. Esses estudos podem ser descritivos e analíticos: em um estudo descritivo, realiza-se a descrição da ocorrência da doença em uma população, sendo, frequentemente, o primeiro passo de uma investigação epidemiológica, enquanto no estudo analítico analisa-se com mais profundidade o estado de saúde e outras variáveis.
No estudo sobre a epidemia de meningite meningocócica na década de 1970 no município de São Paulo, foi estudada a variação sazonal da doença, ou seja, verificou-se que a ocorrência da doença era maior em um período do ano, nos meses mais frios do ano. Qual variável foi analisada no estudo?
Alternativas:
a)
Variável relacionada à geografia.
b)
Variável relacionada à população.
c)
Variável relacionada ao tempo.
Alternativa assinalada
d)
Variável relacionada às pessoas.
e)
Variável relacionada ao espaço.
5)
Os estudos epidemiológicos são, em sua maioria, analíticos. Estudos descritivos constituem os primeiros passos para novos estudos epidemiológicos. Informações puramente descritivas, como aquelas fornecidas pelos estudos de série de casos que apresenta características de uma doença específica, mas não comparadas a uma população de referência, frequentemente estimulam o início de um estudo epidemiológico mais detalhado.
O estudo que analisou a relação causal da talidomida com defeitos no corpo de bebês foi delineado da seguinte forma: comparou crianças afetadas com crianças normais. Das 46 mulheres que tiveram bebês com malformações típicas, 41 haviam tomado talidomida entre a quarta e a nona semanas de gestação, enquanto no grupo controle as 300 mulheres que tiveram crianças normais não haviam ingerido essa droga neste período. O estudo citado é exemplo de um tipo de estudo:
Alternativas:
a)
Caso-controle.
Alternativa assinalada
b)
Coorte retrospectiva.
c)
Coorte prospectiva.
d)
Descritivo.
e)
Transversal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais