Buscar

História do direito aula

Prévia do material em texto

HITÓRIA DO DIREITO 
BRASILEIRO
PROFESSORA: LETICIA BORGES
Ementa
Síntese do Direito no Brasil no período anterior à independência;
O direito no Brasil Imperial;
O direito na República Velha;
O direito na Era Vargas;
O direito brasileiro no pós-Guerra em um contexto de ascensão e decadência democrática;
A ordem jurídica na ditadura militar: da radicalização à distensão do regime de força;
O direito brasileiro no contexto da reconstrução democrática.
Objetivo
Compreender o pensamento jurídico e o ordenamento brasileiro vigentes, como produtos de progressivas construções no tempo e no espaço, tendo como referência o encontro de visões de mundo que se constroem a partir das realidades política, social, mental, cultural e econômica das sociedades que, em cada tempo, colaboraram para sua produção, fruto de seus embates e encontros.
Questões e exercícios:
Em cada plano de aula ao final é encontrado uma série de exercícios que deve ser respondido pelo aluno antes da referida aula e que será corrigido ao final da mesma.
Cada exercício será assinado como recebido pelo professor para comprovar a tempestividade deste ao fim da aula.
História
Quando se pensa em História pensamos em “passado”.....mas “todo” o passado, “tudo” no passado...
A essência da História é a transformação, e somente o ser humano é capaz de executar tal tarefa.
Portanto, a primeira conclusão que podemos chegar: é que o seu objeto é o homem e a sucessão temporal de seus atos.
Direito
No sentido amplo da Ciência do Direito a palavra “Direito” vem dos Romanos antigos e é a soma da palavra DIS (muito) + RECTUM (reto, justo, certo), ou seja, Direito em sua origem significa o que é muito justo, o que tem justiça.
Entende-se, em sentido comum, o Direito como sendo o conjunto de normas ara a aplicação da justiça e a minimização de conflitos de uma dada sociedade. Estas normas, estas regras, esta sociedade não são possíveis sem o Homem, porque é o ser humano quem faz o Direito e é para ele que o Direito é feito.
História do Direito
Já foi possível perceber que História e Direito tem algo em comum: o Homem.
Pode-se concluir, portanto, que sendo o Direito uma produção humana, ele também é cultura e é produto do tempo histórico no qual a sociedade que o produziu ou produz esta inserida.
Objetivos do Estudo de História do Direito
A História do Direito é primordial para estudante e profissionais do Direito na medida em que auxilia na compreensão das conexões que existem entre a sociedade, suas características, e o direito que produziu, capacitando para uma melhor visualização e entendimento do próprio direito.
Portanto, o valor do estudo da História do Direito não está em ensinar-nos não somente o que o direito tem “feito”, mas o que o direito é. Buscando compreender não somente as regras de povos que viveram no passado, mas sua ligação com a sociedade que a produziu para assim, e somente assim, entender o “nosso” Direito.
Temos que ter como pressuposto lógico que não são as leis que formam uma sociedade, mas que estas, históricas em si, são feitas a partir do que uma sociedade pensa ou deseja de si.
Exemplos de diversos direitos alterados pelo tempo e espaço
Exemplos de diversos direitos alterados pelo tempo e espaço

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes