Buscar

Prerrogativas e Deveres do Advogado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É prerrogativa do advogado:
	
	
	
	 
	retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de 10 dias.
	
	
	retirar autos de processos findos, desde que mediante procuração, pelo prazo de 10 dias.
	
	
	retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, desde que justificadamente, pelo prazo de 10 dias.
	
	 
	retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, inclusive que tenham tramitado em segredo de justiça, pelo prazo de 10 dias.
	
	
	
		
	
		2.
		José da Silva, lavrador, havia outorgado poderes à advogada Gisele para defendê-lo no curso de ação penal movida pelo Ministério Público Federal. A advogada atuou representando o cliente desde o Inquérito Policial e praticou todos os atos necessários à defesa do José. Às vésperas da prolação da sentença, o filho do acusado obteve inscrição como advogado perante a OAB/RJ e decidiu assumir a defesa do pai. Em decorrência, o próprio José fez contato com a advogada para comunicar a ela que não tinha mais interesse em seus serviços. Quais atitudes são esperadas da profissional?
	
	
	
	 
	Deve substabelecer ao colega sem reserva de poderes, momento em que cessa a obrigação de manter em sigilo quaisquer informações que o cliente tenha lhe dado.
	
	
	Deve substabelecer ao colega sem reserva de poderes e, mesmo havendo rescisão do contrato de prestação de serviços, deve manter todas as informações recebidas emsigilo, bem como os documentos originais do cliente sob sua guarda.
	
	
	Caso tenha em seu poder documentos originais do cliente, deverá devolvê-los, mediante recibo, além de substabelecer ao colega com reserva de poderes.
	
	 
	Deve substabelecer ao colega sem reserva de poderes e, caso tenha em seu poder documentos originais do cliente, deverá devolvê-los, mediante recibo.
	
	
	Deve comunicar à OAB a infração disciplinar praticada pelo colega depois de substabelecer com reserva de poderes.
	
	
	
		
	
		3.
		Leôncio é estagiário de escritório especializado na área cível e testemunha o descumprimento de norma legal por funcionário público, imediatamente comunicando a situação ao seu Advogado supervisor. Ambos dirigem-se ao órgão diretor administrativo competente e reclamam pelo descumprimento de lei, o que foi reduzido a termo. A referida reclamação veio a ser sumariamente arquivada por não ter sido feita na forma escrita. Nos termos do Estatuto da Advocacia, reclamações por descumprimento de lei.
	
	
	
	
	devem ser necessariamente escritas.
	
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	são de atribuição privativa de Conselheiro da OAB.
	
	 
	devem ser formuladas pela OAB, exclusivamente.
	
	 
	podem ser verbais.
	
	
	
		
	
		4.
		Acerca das prerrogativas profissionais previstas no Estatuto da OAB, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	 
	poderá o advogado comunicar-se reservadamente com seu cliente preso, seja em estabelecimento civil ou militar, independentemente de procuração
	
	
	o advogado não poderá exercer livremente sua profissão fora do Conselho Seccional em que mantém inscrição principal
	
	 
	o advogado não terá sua residência violada sem mandado judicial, salvo busca e apreensão decretada pelo juiz, a fim de que sejam apreendidos documentos de clientes
	
	
	ser recolhido preso, antes de sentença transitada em julgado, em sala de Estado Maior, com instalações e comodidades condignas
	
	
	é direito do advogado consultar autos de inquérito policial, independentemente de procuração, salvo se conclusos à autoridade policial
	
	
	
		
	
		5.
		O advogado tem imunidade profissional para se manifestar no exercício de sua atividade, não podendo ser acusado por:
	
	
	
	
	Somente difamação.
	
	
	Calúnia ou Difamação;
	
	 
	Calúnia ou Injúra
	
	
	Calúnia, Injúria ou Difamação;
	
	 
	Injúria ou Difamação
	
	
	
		
	
		6.
		O advogado Ademar é surpreendido por mandado de busca e apreensão dos documentos guardados no seu escritório, de forma indiscriminada. Após pesquisa, verifica que existe processo investigando um dos seus clientes e a ele mesmo. Apesar disso, os documentos de toda a sua clientela foram apreendidos. Diante do narrado, é correto afirmar que
	
	
	
	
	a proteção ao escritório do advogado não se inclui na hipótese versada.
	
	 
	houve excesso na apreensão de todos os documentos da clientela do advogado
	
	 
	a inviolabilidade do escritório de advocacia é absoluta.
	
	
	O excesso é normal para tal ato realizado.
	
	
	a prática é correta, em função de a investigação atingir o advogado.
	
	
	
		
	
		7.
		Michael foi réu em um processo criminal, denunciado pela prática do delito de corrupção passiva. Sua defesa técnica no feito foi realizada pela advogada Maria, que, para tanto, teve acesso a comprovantes de rendimentos e extratos da conta bancária de Michael. Tempos após o término do processo penal, a ex-mulher de Michael ajuizou demanda, postulando, em face dele, a prestação de alimentos. Ciente de que Maria conhecia os rendimentos de Michael, a autora arrolou a advogada como testemunha. Considerando o caso narrado e o disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	Maria deverá depor como testemunha, mesmo que isto prejudique Michael, uma vez que não é advogada dele no processo de natureza cível, mas terá o direito e o dever de se calar apenas quanto às informações acobertadas pelo sigilo bancário de Michael.
	
	
	Maria deverá depor como testemunha, prestando compromisso de dizer a verdade, e revelar tudo o que souber, mesmo que isto prejudique Michael, uma vez que não é advogada dele no processo de natureza cível.
	
	 
	Maria não deverá depor como testemunha, pois o advogado tem o dever de guardar sigilo dos fatos de que tome conhecimento no exercício da profissão.
	
	
	Maria deverá recursar-se a depor como testemunha, exceto se Michael expressamente autorizá-la, caso em que deverá informar o que souber, mesmo que isto prejudique Michael.
	
	 
	Maria deverá recursar-se a depor como testemunha, tão somente sobre as confidências de ordem pessoal, feitas por Michael.
	
	
	
		
	
		8.
		A advogada Ana integrou o departamento jurídico da empresa XYZ Ltda. e, portanto, participava de reuniões internas, com sócios e diretores, e externas, com clientes e fornecedores, tendo acesso a todos os documentos da sociedade, inclusive aos de natureza contábil, conhecendo assim, diversos fatos e informações relevantes sobre a empresa. Alguns anos após ter deixado os quadros da XYZ Ltda., Ana recebeu intimação para comparecer a determinada audiência e a prestar depoimento, como testemunha arrolada pela defesa, no âmbito de ação penal em que um dos sócios da empresa figurava como acusado do crime de sonegação fiscal. Ao comparecer à audiência, Ana afirmou que não prestaria depoimento sobre os fatos dos quais tomou conhecimento enquanto integrava o jurídico da XYZ Ltda. O magistrado que presidia o ato ressaltou que seu depoimento havia sido solicitado pelo próprio sócio da empresa, que a estaria, portanto, desobrigando do dever de guardar sigilo. Sobre a questão apresentada, observadas as regras do Estatuto da OAB e do Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a opção correta.
	
	
	
	 
	Ana terá o dever de depor, pois não integra mais o departamento jurídico da empresa XYZ Ltda., tendo cessado, portanto, seu dever de guardar sigilo.
	
	
	Ana terá o dever de depor, pois o bem jurídico administração da justiça é mais relevante do que o bem jurídico inviolabilidade dos segredos.
	
	 
	Ana não terá o deverde depor, pois o advogado tem o direito de se recusar a depor, como testemunha, sobre fato relacionado à pessoa de quem foi ou seja advogado, mesmo quando solicitado pelo cliente
	
	
	Ana não terá o dever de depor, mas será facultado  fazê-lo se autorizado, por escrito,  pelo cliente.
	
	
	Ana terá o dever de depor, pois foi desobrigada por seu ex- cliente do dever de guardar sigilo sobre os fatos de que tomou conhecimento quando atuou como advogada da XYZ Ltda.

Outros materiais