Buscar

Direito do Advogado à Percepção de Honorários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

((XXIV Exame Unificado/19/11/2017/adaptda) - O advogado Inácio foi indicado para defender em juízo pessoa economicamente hipossuficiente, pois no local onde atua não houve disponibilidade de defensor público para tal patrocínio. Sobre o direito de Inácio à percepção de honorários, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	Os honorários serão fixados pelo juiz, apenas em caso de êxito,segundo tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB. Caso não ocorra o pagamento o advogado terá o prazo decadencial  de cinco anos, para efetuar a cobrança judicialmente.
	
	 
	O advogado Inácio foi indicado para defender em juízo pessoa economicamente hipossuficiente, pois no local onde atua não houve disponibilidade de defensor público para tal patrocínio. Sobre o direito de Inácio à percepção de honorários, assinale a afirmativa correta.
	
	 
	Os honorários serão fixados pelo juiz, apenas em caso de êxito, independentemente de observância aos patamares previstos na tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB, a serem pagos pelo Estado
	
	
	Os honorários serão fixados pelo juiz, independentemente de êxito, segundo tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB, e pagos pelo patrocinado caso possua patrimônio, a ser executado no prazo de cinco anos, a contar da data da nomeação.
 
	
	
	Os honorários serão fixados pelo juiz, apenas em caso de êxito, independentemente de observância aos patamares previstos na tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB, a serem pagos pelo Estado.
	
	
	
		
	
		2.
		Considerando o disposto no Estatuto da Advocacia e da OAB e no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a opção correta.
	
	
	
	 
	C) Os prazos recursais no processo disciplinar seguem as disposições do CPP.
	
	
	B) De acordo com o Código de Ética, o advogado deve recusar-se a depor como testemunha em processo no qual tenha atuado, salvo quando autorizado pelo cliente.
	
	 
	A) A lei prevê, expressamente, o termo prescricional para a ação de prestação de contas pelas quantias que o advogado recebe de seu cliente ou de terceiros por conta deste.
	
	
	D) Em nenhuma hipótese, o Código de Ética permite a participação de advogado em bens particulares de clientes comprovadamente sem condições pecuniárias.
	
	
	
		
	
		3.
		A ação de cobrança de honorários do advogado prescreve em 5 anos, contados:
	
	
	
	
	Da data em que o advogado apresenta a nota de seus honorários.
	
	
	da data da assinatura do instrumento de mandato.
	
	 
	do vencimento do contrato de honorários.
	
	
	Da data da assinatura do contrato de honorários.
	
	
	
		
	
		4.
		Nos termos do Estatuto da Advocacia existe a previsão de pagamento de honorários advocatícios. Assinale a afirmativa que indica como deve ocorrer o pagamento, quando não houver estipulação em contrário.
	
	
	
	
	Metade no início e o restante parcelado em duas vezes;
	
	 
	Um terço no inicio, um terço até a decisão de primeira instância e um terço ao final;
	
	
	Dez por cento no início, vinte por cento na sentença e o restante após o trânsito em julgado;
	
	 
	Cinquenta por cento no início, trinta por cento até decisão de primeiro grau e o restante após o recurso, se existir;
	
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	
	
		
	
		5.
		V Exame de Ordem Manoel, empresário, promove ação de separação judicial litigiosa em face de Maria, sua esposa, alegando graves violações aos deveres do casamento, entre as quais abandono material e moral das duas filhas do casal. Anexa documento comprovando que sua esposa deixara as menores em casa para comparecer a festas em locais distantes, o que lhes causou riscos à saúde física e mental. Apesar de as normas sobre o tema determinarem o sigilo, o processo tramita como se fosse público. O advogado do autor comunica o fato ao juiz que preside o processo e ao escrivão que chefia o cartório judicial. Baldados foram os seus esforços. Em relação ao caso acima, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que
	
	
	
	 
	o advogado atuou corretamente ao reclamar do descumprimento de lei.
	
	
	a publicidade do processo constitui mera irregularidade, infensa a medidas de qualquer naipe.
	
	
	a reclamação deve ser escrita.
	
	
	não pode reclamar para outra autoridade, já tendo apresentado a primeira ao juiz da causa.
	
	
	
		
	
		6.
		O advogado André Souza, OAB/RJ, foi procurado por um cliente para ingressar com uma ação de reparação por danos morais em face de uma prestadora de serviço público. Analisando a situação o advogado André Souza entendeu não ser cabível tal ação. De acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB qual o procedimento a ser adotado pelo advogado André Souza?
	
	
	
	 
	Informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das consequências que poderão advir da demanda, e caso o cliente insista na demanda, ingressar com a referida ação.
	
	
	Ingressar com a referida ação, sem nada informar ao cliente, mesmo entendendo que seu cliente não logrará êxito.
	
	 
	Substabelecer o mandato, com reservas de poderes, para outro advogado que ingressará com ação de reparação por danos morais.
	
	
	Substabelecer o mandato, sem reservas de poderes, para outro advogado que ingressará com ação de reparação por danos morais.
	
	
	
		
	
		7.
		Assinale a alternativa CORRETA, segundo o Estatuto e o Código de Ética e disciplina da OAB.
	
	
	
	 
	A.( ) Prescreve em três anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contado o prazo do trânsito em julgado da decisão que os fixar.
	
	 
	D.( ) A revogação do mandato judicial por vontade do cliente não o desobriga do pagamento das verbas honorárias contratadas, bem como não retira o direito do advogado de receber o quanto lhe seja devido em eventual verba honorária de sucumbência, calculada proporcionalmente, em face do serviço efetivamente prestado.
	
	
	B.( ) O advogado substabelecido, com reserva de poderes, só pode cobrar honorários sem a intervenção daquele que lhe conferiu o substabelecimento, se o cliente assim autorizar.
	
	
	C.( ) O advogado pode estabelecer entendimento com a parte adversa, sem ciência do advogado contrário, desde que haja prévia autorização de seu cliente.
	
	
	
		
	
		8.
		Qual o prazo de prescrição da ação de cobrança de honorários de advogado previsto no Estatuto da advocacia ?
	
	
	
	
	Um ano, contados do vencimento do contrato de honorários.
	
	 
	Cinco anos contados do data da decisão que os estipular.
	
	 
	Cinco anos, contados do vencimento do contrato de honorários.
	
	
	Cinco anos contados do término da causa.
	
	
	Dois anos, contados do vencimento do contrato de honorários.

Outros materiais