Buscar

Perguntas e Respostas sobre a OAB

Prévia do material em texto

A Competência para determinar, com exclusividade, critérios no que se relaciona ao traje dos advogados, no exercício profissional, é atribuída ao:
	
	
	
	
	Conselho Superior da Magistratura
	
	
	Caixa de Assistência do Advogado
	
	
	Conselho Federal da OAB
	
	 
	Conselho Seccional da OAB
	
	 
	Juiz Diretor do Fórum onde o advogado vai atuar
	
	
	
		
	
		2.
		As decisões proferidas pelos Presidentes dos Conselhos Seccionais serão passíveis de recurso ao:
	
	
	
	 
	Conselho Seccional;
	
	
	Tribunal de Ética e Disciplina;
	
	
	Conselho Federal;
	
	
	Caixa de Assistência de Advogado.
	
	
	Colégio de Presidentes;
	
	
	
		
	
		3.
		VII Exame de Ordem Unificado
Lara é sócia de determinada sociedade de advogados com sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo. Foi convidada a integrar, cumulativamente e também como sócia, os quadros de outra sociedade de advogados, esta com sede em São Paulo e sem filiais. Aceitou o convite e rapidamente providenciou sua inscrição suplementar na OAB/SP, tendo em vista que passaria a exercer habitualmente a profissão nesse estado.
	
	
	
	
	Lara agiu corretamente, pois, considerando‐se que passaria a atuar em mais do que cinco causas por ano em São Paulo, era necessário que promovesse sua inscrição suplementar nesse estado.
	
	 
	Lara não agiu corretamente, pois é vedado ao advogado integrar mais de uma sociedade de advogados com sede ou filial na mesma área territorial do respectivo Conselho Seccional.
	
	
	Lara não agiu corretamente, pois é vedado ao advogado integrar mais de uma sociedade de advogados dentro do território nacional.
	
	
	Lara agiu corretamente e sequer era necessário que promovesse sua inscrição suplementar, pois passaria a exercer a profissão em São Paulo na qualidade de sócia e não de advogada empregada da sociedade em questão.
	
	
	
		
	
		4.
		Qual a natureza jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil?
	
	
	
	
	É uma autarquia federal;
	
	
	É uma associação de classe, sem fins lucrativos;
	
	
	É uma pessoa jurídica, de direito público;
	
	
	É uma pessoa jurídica, de direito privado;
	
	 
	É uma instituição "sui generis", com personalidade jurídica e forma federativa, constituindo um serviço público de âmbito nacional, gozando seus bens, rendas e serviços de imunidade tributária total.
	
	
	
		
	
		
		Os jovens Rodrigo, 30 anos, e Bibiana, 35 anos, devidamente inscritos em certa seccional da OAB, desejam candidatar-se,pela primeira vez, a cargos de diretoria do Conselho Seccional respectivo. Rodrigo está regularmente inscrito na referida seccional da OAB há seis anos, sendo dois anos como estagiário. Bibiana, por sua vez, exerceu regularmente a profissão por três anos, após a conclusão do curso de Direito. Contudo, afastou-se por dois anos e retornou à advocacia há um ano. Ambos não exercem funções incompatíveis com a advocacia, ou cargos exoneráveis ad nutum. Tampouco integram listas para provimento de cargos em tribunais ou ostentam condenação por infração disciplinar. Bibiana e Rodrigo estão em dia com suas anuidades. Considerando a situação narrada, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	nenhuma das alternativas anteriores
	
	
	Apenas Rodrigo preenche as condições de elegibilidade para os cargos.
	
	
	Nenhum dos dois advogados preenche as condições de elegibilidade para os cargos.
	
	
	Bibiana e Rodrigo preenchem as condições de elegibilidade para os cargos.
	
	
	Apenas Bibiana preenche as condições de elegibilidade para os cargos.
	
	
		
	
		6.
		VI Exame de Ordem Unificado
Mévio é advogado empregado de empresa de grande porte atuando como diretor jurídico e tendo vários colegas vinculados à sua direção. Instado por um dos diretores, escala um dos seus advogados para atuar em processo judicial litigioso, no interesse de uma das filhas do referido diretor. À luz das normas estatutárias, é correto afirmar que
	
	
	
	
	a defesa dos interesses dos familiares dos dirigentes da empresa está ínsita na atuação profissional do advogado empregado.
	
	
	a relação de emprego retira do advogado sua independência profissional, pois deve defender os interesses do patrão.
	
	 
	a atuação do advogado empregado nesses casos pode ocorrer voluntariamente, sem relação com o seu emprego.
	
	
	em casos de dedicação exclusiva, a jornada de trabalho máxima do advogado será de quatro horas diárias e de vinte horas semanais.
	
	
	
		
	
		7.
		EXANME DE ORDEM Sobre o Conselho Federal da OAB, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	 
	é competente para editar e alterar o Regulamento Geral, o Código de Ética e Disciplina, e os Provimentos que julgar necessário;
	
	
	é competente para decidir os pedidos de inscrição nos quadros de advogados e estagiários nas Seccionais;
	
	
	é competente para fixar, alterar e receber contribuições obrigatórias, preços de serviços e multas dos advogados e estagiários.
	
	
	nenhuma das opções de respostas
	
	 
	é competente para criar as Subseções e a Caixa de Assistência dos Advogados;
	
	
	
		
	
		8.
		Acerca das finalidades da Ordem dos Advogados do Brasil, marque a opção correta:
	
	
	
	
	defender a Constituição, a ordem jurídica estatal, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.
	
	
	promover, com exclusividade, a representação e a defesa dos advogados em toda a República Federativa do Brasil, inclusive dos que estejam em relação de emprego nos respectivos dissídios coletivos.
	
	 
	defender a justiça social, pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.
	
	
	defesa dos direitos humanos dos "humanos direitos", da boa aplicação das leis, da rápida administração da justiça e a fiscalização do processo eleitoral brasileiro em todos os níveis.
	
	 
	promover, com exclusividade, a representação dos advogados em toda a República Federativa do Brasil em demandas de responsabilização civil movidas por ex-clientes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes