Buscar

Politicas publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em analise aos trechos apresentados, notamos facilmente que com a nova reforma da previdência houve o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição. Para as mulheres, o mínimo são 62 anos de idade e 15 anos de contribuição e, para os homens, 65 anos de idade e também 15 anos de contribuição.
Com a reforma ainda se implica no pagamento de uma espécie de multa de 30% sobre o valor do tempo restante para quem quiser aposentar-se só pelo critério do tempo de contribuição.
Nos dias de hoje o indivíduo que é desligado de uma determinada empresa para ter direito ao auxílio desemprego, precisa ter no mínimo 1 ano e meio no que tange o período trabalhado, e, de carteira assinada sob o regime CLT.
De acordo com a PEC 287, temos uma modificação na média salarial baseada nos indivíduos com carteira assinada desde julho de 1994, e estes, só receberão 100% da média salarial os indivíduos que contribuírem com a previdência por cerca de 40 anos.
Assim sendo, é crucial notar que o seguro é muito importante para os trabalhadores, pois, ele proporciona a possibilidade do indivíduo se projetar para uma nova empreitada de trabalho, não ficando totalmente desamparado. 
Atualmente, para ter acesso ao seguro desemprego o trabalhador precisa ter cerca de 1 ano e meio de atividade sob contrato e carteira assinada com a empresa, caso contrário o empregado não tem direito a tal benefício, benefício este que, anterior a reforma, seria necessários 6 meses de trabalho para obtê-lo. 
Deste modo, é interessante notar que esse seguro se faz muito importante pois, devido a crise em que o pais esta passando, esse mesmo trabalhador terá a possibilidade de organizar sua vida financeira e ter melhores condições de procurar um emprego que o capacite para exercer novas funções, bem como estudar ou simplesmente sustentar sua família.

Outros materiais

Outros materiais