Buscar

recuperação judicial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O INSTITUTO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL DA EMPRESA E A CRISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DO BRASIL
Segundo a legislação brasileira o que se entende por Recuperação Judicial?
A Recuperação Judicial é um mecanismo que visa auxiliar as empresas e empreendimentos que se encontra em dificuldades financeiras a superarem a crise, com especial preocupação para a manutenção da fonte produtora, a preservação da empresa e de sua função social, bem como a garantia dos interesses dos credores. É a possibilidade de recuperação de empresas por meio de um plano apresentado em juízo, devendo para tanto seguir alguns requisitos e procedimentos expressos na Lei de falência. A  importância da empresa para a sociedade faz com que o Estado interfira na administração da empresa em crise para tentar salvá-la da falência. Segundo o Art. 47 da Lei de Recuperação Judicial e Extrajudicial e de Falência - Lei 11101/05, a recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.
 Pois, nem toda empresa merece ou deve ser recuperada, por isso segundo Fábio Ulhoa Coelho o Judiciário deve ser bastante criterioso ao definir quais empresas merecem ser recuperadas, e a sociedade empresária que a postula deve se mostrar digna deste benefício. É preciso que a empresa seja considerada viável, ou seja precisa ter potencial econômico para reerguer-se e também importância social, sendo importante para a economia local, regional ou nacional que a empresa se reorganize e volte a funcionar com regularidade. 
Mesmo sendo considerada uma empresa viável, a empresa deverá ainda preencher todos os requisitos expressos em lei, bem como apresentar um bom plano de recuperação para receber este benefício. Os requisitos para tentativa de concessão da recuperação judicial estão expressamente contidos no artigo 48 da lei nº 11.101/2005, sendo que a sociedade empresária deverá levar em conta:
-A Idade da empresa: -A empresa deverá exercer suas atividades no mínimo há 2 anos. Novos negócios não devem ser tratados da mesma forma que os mais antigos, com anos de contribuição para a economia, porém qualquer empresa viável que atenda os pressupostos da lei pode ser recuperada. 
- Se não sofreu falência ou possuir declaração de inexistência;
- Se não obteve deferimento de recuperação judicial, nos últimos 5 (cinco) anos;
- Se não obteve deferimento de plano especial de recuperação judicial (Plano para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), nos últimos 5 (cinco) anos;
- Não possuir condenação criminal, ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos nesta Lei.
Qual a importância da recuperação judicial no momento de crise econômico financeira de um país?
O instituto da recuperação social, é de grande importância durante este cenário de crise econômico financeira que nosso país atravessa, pois se a empresa falir e tiver que fechar suas portas serão mais trabalhadores desempregados, haverá diminuição na arrecadação de impostos e haverá uma diminuição da produção de bens de consumo, ou seja a empresa não mais estará prestando sua função social

Outros materiais