Buscar

O filme brasileiro Quanto vale ou é por quilo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme brasileiro Quanto vale ou é por quilo?, do ano de 2012, de Sérgio Luís Bianchi, aborda de forma histórica do Século XVIII e os tempos atuais, problemas enfrentados pela sociedade brasileira. Isso, em diversas situações histórias de forma alternada que possibilitam para o espectador uma clara comparação entre os dois momentos.
	O longa trás semelhanças visíveis de como eram os costumes e os métodos das classes dominantes no período colonial e a exploração das classes menos favorecidas nos tempos atuais. Através do uso de um discurso jornalístico para apresentar suas personagens e contar as histórias de suas mazelas e contradições em um país em constante crise.
	Todos os episódios, foram extraídos dos autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Sendo assim exemplos de uma crítica às ONG’s e ao conceito de responsabilidade social das empresas e também à beneficência social. Dentro do capitalismo global no âmbito social surgem as ONGs, isto, com o intuito de preencher uma lacuna na debilidade do Estado e também do próprio Brasil. 
	O drama não questiona apenas a falência das instituições no Brasil, com seu discurso analógico coloca o antigo comércio de escravos e a exploração da miséria pelo marketing social. Entre as questões do passado, mas que ainda existem atualmente podemos citar: a luta pelos direitos democráticos, o desrespeito, a discriminação contra pobres e negros, a lavagem de dinheiro, a corrupção, e outros. 
	Assim, através da ótica do filme não importa se é através da venda de um escravo ou por de projetos sociais com orçamentos superfaturados, vivemos uma sociedade de farsa, onde apenas mudamos a roupagem, mas os problemas continuam sendo os mesmos.

Outros materiais