Buscar

Kant- Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade de Caxias do Sul- Campus Universitário Vale do Cai
Filosofia Jurídica
Docente: Mateus Salvadori
Nome: Victor Koch Bueno
A partir do vídeo e do texto, responda as seguintes questões:
1. O que é direito para Kant? Explique o imperativo categórico do direito. Qual é a relação entre direito, justiça e liberdade?
Para Kant o direito é compreendido como a soma das condições sob as quais a escolha de alguém pode ser unida à escolha de outrem de acordo com uma lei universal da liberdade.
O imperativo categórico funciona como uma bússola para o agir humano, onde deve ser formal, pois somente assim ele atende ao critério da universalidade. 
A justiça está baseada no princípio da liberdade, ou seja, a justiça é a sua própria liberdade e o direito são leis que devemos cumprir.
2. Explique a teoria jusnaturalista a partir da balança de Aristóteles (justiça como igualdade), da espada de Hobbes (justiça como ordem) e dos olhos vendados de Kant (justiça como liberdade).
Para Aristóteles a balança esta baseada no princípio da equidade. A ação deve ser justa para evitar os extremos, tanto o excesso quanto a falta, caracterizando-se o equilíbrio.
Para Hobbes, justiça é igual a ordem, onde é através da criação do Estado, o mantenedor da ordem e das regras, que permite a estabilidade do pacto entre os homens.
E para Kant, a justiça significa liberdade, ou seja, seguir as suas próprias regras.
O cumprimento desta atividade garante o registro de frequência. Bom estudo!

Outros materiais