Buscar

Embriologia Revisão AV2 GAB

Prévia do material em texto

Exercícios EMBRIOLOGIA (Revisão AV2)
1) Que evento biológico marca o início do desenvolvimento humano?
O desenvolvimento humano se inicia quando um ovócito da mulher é fertilizado por um espermatozoide do homem. A partir desse acontecimento se inicia uma série eventos sucessivos que culminam com a formação do zigoto e finalmente um ser multicelular.
2) Que eventos estão relacionados ao desenvolvimento humano?
Divisão celular, migração celular, morte celular programada, diferenciação celular, crescimento e rearranjo celular.
3) Cite e explique as fases do desenvolvimento humano?
Período pré-natal: antes do nascimento e Período pós-natal: após o nascimento.
Período pré-natal: período embrionário – terceira à oitava semana de desenvolvimento e período fetal – a partir da nona semana de desenvolvimento. O período embrionário é o período em que ocorre a maioria das modificações visíveis. Os nove meses da gestação podem ser divididos em 3 trimestres, sendo que o primeiro trimestre – período embrionário e início do fetal – abrange a fase mais crítica do desenvolvimento.
•Grande parte dos abortos espontâneos.
•Vulnerabilidade do embrião aos fatores do meio ambiente.
•Malformações mais graves durante esse período.
4) Qual é a diferença entre embriologia e teratologia?
A Embriologia é a ciência que estuda o desenvolvimento pré-natal de embriões e fetos – mudanças estruturais que ocorrem desde a fecundação até a formação do feto.
A Teratologia – divisão da embriologia que estuda o desenvolvimento anormal – estudo dos defeitos do nascimento.
5) Qual é a importância da Embriologia?
-Ponte entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, medicina perinatal, pediatria, e anatomia clínica.
-Desenvolve conhecimentos sobre o início da vida e as modificações que ocorrem durante o desenvolvimento pré-natal.
-Auxilia a compreensão das causas de variações na estrutura humana.
-Evidencia a anatomia e explica como as relações normais e anormais se desenvolve.
-Apoia pesquisas e aplicação de células-tronco para tratamento de doenças crônicas.
6) Descreva a teoria celular e embriologia (1839).
- O corpo é composto por células e produtos celulares.
- O embrião se desenvolve a partir de uma célula – o zigoto.
- O zigoto passa por várias divisões celulares, formando então o embrião.
7) Assinale as afirmativas VERDADEIRAS:
( V ) Os Seres humanos possuem 46 cromossomos dispostos em 23 pares. Destes, 22 pares são semelhantes morfologicamente e portanto são chamados de autossomos. 
( F ) O primeiro par cromossômico possui diferenças morfológicas e forma o par de cromossomos sexuais.
( F ) O número de cromossomos varia de acordo com a espécie.
( ) Nos seres humanos são 46 cromossomos – 2 conjuntos (2n) – um conjunto materno (n) e outro conjunto paterno (n).
( F ) As células de um indivíduo são chamadas de somáticas por possuírem 1 conjunto de cromossomos – todas são n.
( V ) Para manter esse número constante de cromossomos, as células germinativas (ovócito e espermatozoide) somente possuem metade do número, isto é, um conjunto (n).
( V ) Durante sua formação, as células que dão origem às células germinativas passam por várias divisões celulares em que o número de cromossomos é reduzido a um conjunto. O nome dessa divisão é meiose.
( V ) Quando o espermatozoide (n) fertiliza o ovócito (n) o padrão é reestabelecido – 2n.
( F ) A meiose é responsável pelo crescimento em número de células do embrião e do feto.
( V ) Alguns erros podem ocorrer durante a divisão meiótica (meiose) podendo gerar malformações – 25% das malformações são de origem genética.
8) Descreva as principais características da:
a) síndrome de Turner. 
Síndrome de Turner – ausência de um cromossomo sexual. Caracteriza-se pelo infantilismo sexual, em consequência da formação de ovários vestigiais, baixa estatura e pregas pterigonucais, que conferem às portadoras da doença o chamado pescoço de esfinge ou pescoço alado. A inteligência é, regra geral, normal.
b) síndrome de Down.
Síndrome de Down – trissomia do par 21.Características físicas parecidas com outros portadores: dorso do nariz achatado, língua saliente, orelhas com pequenas dobras salientes, dedos curtos, com o quinto dedo curvado.
9) Onde ocorre a produção dos gametas?
A produção dos gametas ocorre nos tecidos especializados que formam os aparelhos reprodutores masculino e feminino.
10) Cite e descreva a função dos testículos e do pênis.
•Testículos: Cada testículo é envolvido por uma cápsula fibrosa denominada de túnica albugínea. Desta, partem septos incompletos para o interior do testículo formando cavidades –Lóbulos.Os lóbulos são ocupados por cordões chamados de túbulos seminíferos.Estão localizados dentro da bolsa ou escroto – temperatura menor que o corpo.
•Pênis: Formado pela uretra e 3 corpos cilíndricos de tecido erétil: dois corpos cavernosos – corpo cavernoso dorsal do pênis e um corpo cavernoso da uretral ou corpo esponjoso – na sua extremidade distal se dilata e forma a glande do pênis. Ao longo da uretra peniana se encontram as glândulas de Littré – secretam muco. Ocorre a ereção quando os corpos cavernosos se enchem de sangue. A glande é rica em terminações nervosas e sensível à estimulação sexual.
11) Caracterize os túbulos seminíferos
São estruturas enoveladas que se iniciam em fundo cego e terminam em curtos tubos chamados de retos que comunicam-se com a rede testicular.
São constituídos por uma parede chamada de epitélio germinativo onde irá ocorrer a produção dos gametas sexuais masculinos. 
Durante a gravidez essas células são ativadas pelo hormônio gonadotrópico da placenta e produzem andrógenos responsáveis pela diferenciação embrionária da genitália masculina.
12) Diferencie as células de Leydig e as células de sertoli.
As células de Leydig (intersticiais) estão localizadas no espaço entre os túbulos seminíferos. Essas células são estimuladas pelo hormônio luteinizante (LH) por volta da puberdade e passa a produzir: testosterona, androstenediona e dehidroepiandrosterona (DHEA). As células de Sertoli estão dentro do epitélio germinativo. Elas são piramidais e envolvem parcialmente as células da linhagem espermatogênica. Dão suporte, proteção e suprimento nutricional aos espermatozoides em desenvolvimento. Fagocitam o excesso de citoplasma durante a espermiogênese. Secretam continuamente um fluido carreador dos espermatozoides. Produzem o hormônio antimülleriano – regressão dos ductos de Müller e indução de estruturas derivadas dos ductos de Wolf. Desenvolvimento do sexo masculino. Formação da barreira hematotesticular. São estimuladas pelo hormônio testosterona das células de Leydig.
13) Qual é a função do epidídimo e do canal deferente?
O epidídimo são enovelados de túbulos localizado sobre o testículo. Nele, ocorre o término da maturação dos espermatozoides (motilidade progressiva e aptidão para fertilizar o ovócito que ficam armazenados até sua eliminação durante o ato sexual). Reabsorção do fluido testicular e de espermatozoides “velhos”; inserção de glicoproteínas na superfície celular e perda da gota citoplasmática.
O canal deferente são dois tubos musculosos que partem dos epidídimos e sobem para o abdome, contornando a bexiga urinária. Forma o cordão espermático juntamente com: artéria espermática, plexo pampiniforme e nervos.
14) Como você explicaria a um amigo o procedimento da vasectomia?
É a dissecção do cordão espermático, acesso ao ducto deferente.
15) Quais são as glândulas acessórias do aparelho reprodutor masculino e qual é a função de cada uma delas?
•Vesículas Seminais: Produzem secreção amarelada rica em: frutose, citrato, inositol, prostaglandina e proteínas – fonte de energia para os espermatozoides. Constitui 70% do volume seminal. Sua função é regulada pela testosterona.
•Próstata: Sua secreção é liberada durante a ejaculação e sua função é controlada pela testosterona. Secreção leitosa e alcalina responsável pela ativação da motilidade dos espermatozoidese neutralização do pH das secreções vaginais. O antígeno específico da próstata (prostate spicific antigen, PSA) é um produto específico da próstata secretado no sangue e sua concentração aumenta na presença de tumores malignos.
•Glândulas bulbouretrais (Cowper): Acredita-se que sua secreção clara atue como lubrificante e para a limpeza da uretra antes da ejaculação.
16) Descreva as partes do aparelho reprodutor feminino.
Genitália externa - Vulva: 2 grandes lábios e 2 pequenos lábios.
	 Clitóris: rico em terminações nervosas e órgão receptor de estímulos.
Órgãos reprodutores femininos internos: vagina, útero, tubas uterinas e ovários.
Vagina: Órgão de cópula feminino. Onde ocorre a entrada de espermatozoides e saída do bebê (parto normal). Bactérias da flora metabolizam o glicogênio e produzem ácido lático responsável pelo pH baixo da vagina – proteção.
Vulva: Glândulas de Bartholin – são homólogas às glândulas bulbouretrais. Secretam muco.
Útero: em forma de pera, sua parede é formada por 3 camadas: Adventícia (perimétrio) – mais externa – tecido conjuntivo; Miométrio – composta de tecido muscular liso (mais espessa). Sofre hiperplasia e hipertrofia durante a gravidez. Endométrio – Formado por um epitélio com lâmina própria e glândulas que se ramificam na região mais profunda, próximo ao miométrio.
Tuba uterina: São tubos musculares de grande mobilidade. O infundíbulo é a sua extremidade aberta para a cavidade peritoneal próximo ao ovário. O infundíbulo possui as fímbrias (franjas) que auxiliam a captação do ovócito no momento da ovocitação. As células que revestem internamente possuem cílios que auxiliam o transporte do ovócito/embrião até o útero. É o local onde ocorre a fertilização do ovócito.
Ovários: Síntese de estrógenos e progesterona. Maturação dos ovócitos e ovocitação – formação dos folículos ovarianos (córtex ovariano).
17) Qual é a importância da histologia esfoliativa (Papanicolau)?
É possível a observação dos tipos celulares que formam o tecido da vagina e do colo do útero. Possiblitante prever o estado hormonal da paciente e a observação de células cancerosas.
18) Descreva as características do endométrio.
Subdividido em duas camadas:
•Camada basal – adjacente ao miométrio, possui a porção inicial das glândulas uterinas e tecido conjuntivo.
•Camada funcional – formada por tecido conjuntivo, porção final e desembocadura das glândulas e epitélio superficial. A camada funcional prolifera durante a fase proliferativa ou estrogênica.
Se houver implantação do embrião no útero, as células trofoblásticas (embrião) produzem gonadotrofina coriônica que estimula o corpo lúteo a continuar produzindo progesterona.
Reação decidual ou da decídua – os fibroblastos da lâmina própria acumulam glicogênio e passam a exibir características de células produtoras de proteínas.
19) Descreva as fases do ciclo ovariano e menstrual.
O ciclo menstrual na mulher adulta possui uma média de 28 dias, podendo variar entre 25 e 35 dias. Importante ressaltar que as modificações que ocorrem no útero e que levam a descamação do endométrio (período menstrual) são regidas pelas alterações que ocorrem nos ovários – ciclo ovariano.
•Ciclo ovariano – período entre duas ovulações sucessivas. Compreende 3 fases:
- Fase folicular – pré-ovulatória (9 a 23 dias). Desenvolvimento final do folículo ovariano. Predomínio do estrogênio.
- Fase ovulatória – ocorre pico dos hormônios LH e FSH e ocorre a ovulação (1 a 3 dias).
- Fase lútea – se inicia após a ovulação em que predomina a progesterona (14 dias) e termina com a menstruação.
Ocorre alterações no útero que acompanham o ciclo ovariano para que haja implantação do embrião.
•Ciclo menstrual
Fase proliferativa: inicia-se com o crescimento rápido dos folículos ovarianos – quando passam para a fase de pré-antral e antral iniciam a produção de estrógenos que estimulam a proliferação do endométrio (passa de 0,5 mm para 3 mm de espessura).
Fase secretória ou lútea: se inicia após a ovocitação e resulta da ação da progesterona secretada pelo corpo lúteo. A progesterona continua estimulando as glândulas. Estimula o armazenamento de glicogênio – nutrição. As glândulas se tornam mais tortuosas. Máxima espessura (5mm).
Fase menstrual: se não houver implantação o corpo lúteo entra em atresia e deixa de produzir progesterona. Os níveis de estrógenos e progesterona diminuem provocando retração das artérias que nutrem a camada funcional. Ocorre isquemia e necrose dessa região.
O crescimento folicular é induzido pelo hormônio folículo estimulante (FSH) produzido pela hipófise. À medida que os folículos maturam, as células foliculares iniciam a conversão do hormônio androstenediona em estrógenos – também induzido pelo FSH.
20) Qual é o papel dos folículos ovarianos?
•Antes da puberdade: Folículos primordiais.
•Puberdade: os folículos primordiais passam a folículos primários – completam a primeira fase da meiose.
•Secreção de líquido folicular pelas células da granulosa – cavidade – crescimento. 
•Folículos secundários.
21) O que consiste o processo de ovocitação?
É a ruptura da parede do folículo maduro com a liberação do ovócito. Ocorre quando o hormônio hipofisário LH (hormônio luteinizante) atinge o seu pico. Após a ovocitação as células restantes do folículo irão se transformar em corpo lúteo pela ação do LH. Passarão, então, a secretar progesterona.
22) O que é a gametogênese?
É o processo de formação e desenvolvimento das células germinativas especializadas – os gametas. O desenvolvimento embrionário se inicia quando um ovócito é fertilizado por um espermatozoide, formando uma célula – ZIGOTO. O Zigoto possui 46 cromossomos (2n) dispostos em 23 pares. Formação de gametas masculinos (espermatozoides) e femininos (ovócitos ou oócitos).
23) Diferencie meiose de mitose.
Existem dois tipos de divisão celular: Mitose e meiose. A mitose é o tipo de divisão celular em que o número de cromossomos é mantido – células somáticas. A meiose é o tipo de divisão celular em que o número de cromossomos é reduzido – células germinativas ou gametas.
A meiose envolve dois processos de divisão celular:
- A primeira divisão meiótica é classificada como reducional, pois envolve a redução pela metade, do número de cromossomos. (2n → n) Diploide para haploide.
- A segunda é equacional, isto é, mantém o número de cromossomos.
24) Qual é a importância de meiose?
Possibilita a constância do número de cromossomos de geração a geração pela redução do número de diploide para haploide – gametas haploides. Possibilita o arranjo ao acaso dos cromossomos materno e paterno. Reposiciona os segmentos dos cromossomos através de cruzamentos dos segmentos cromossômicos – crossing-over.
25) Diferencie espermatogênese e ovogênese.
Espermatogênese é a sequência de eventos pelos quais as células germinativas primitivas se transformam em espermatozoides. Inicia na puberdade quando o organismo começa a secretar altos níveis de testosterona – intensa produção até a velhice. Ocorre no interior dos túbulos seminíferos. As células-tronco chamadas de espermatogônias são transformadas em espermatozoides. As espermatogônias ficam quiescentes até a puberdade quando são estimuladas a se proliferarem e crescerem. Dão origem aos espermatócitos primários (2n). Os espermatócitos primários entram na primeira divisão meiótica dando origem aos espermatócitos secundários (n). Os espermatócitos secundários entram na segunda divisão meiótica e dão origem às espermátides (n). Ao final, cada espermatogônia (2n) dará origem a 4 espermátides (n).
Ovocitogênese é processo que abrange a formação dos gametas femininos. Inicia-se ainda no período pré-natal e termina depois do fim da maturação sexual (puberdade).
As células-tronco são as ovogônias que migraram do saco vitelino ainda no período embrionário e interrompem sua divisão celular na fase de prófase da meiose I. Dentro de cada folículo primordial existe um ovócito primário. No sétimo mês de desenvolvimento fetal,as ovogônias degeneram. A partir dessa fase não há mais formação de folículos.
26) Como ocorre o controle hormonal da espermatogênese?
Ainda no embrião, já se inicia a produção de testosterona pelas células de Leydig e que é importante para o desenvolvimento dos caracteres sexuais primários e secundários. Por volta da puberdade, ocorre a maturação das células hipofisárias e se inicia a produção dos hormônios do eixo hipotálamo e da hipófise. O hipotálamo inicia a produção do hormônio estimulante das gonodotrofinas (GnRH), que vai estimular a hipófise a produzir os hormônios LH e FSH – hormônios gonadotrópicos.
LH – hormônio luteinizante: Estimula as células de Leydig a produzir mais testosterona.
FSH – hormônio folículo estimulante: O FSH e a testosterona ativam as células de Sertoli que, por sua vez estimulam as espermatogônias a iniciarem a espermatogênese.
27) O que consiste a espermiogênese?
A série de transformações que as espermátides sofrem até adquirirem formato de espermatozoides:
- Formação do acrossomo;
- Condensação do núcleo;
- Formação do colo, parte média e cauda;
- Eliminação da maior parte do citoplasma.
28) Qual é a característica que difere a meiose na gametogênese (formação de espermatozóides e ovócitos)?
Ao contrário do aparelho reprodutor masculino em que uma espermatogônia dará origem a 4 espermatozoides, uma ovogônia dará origem a um ovócito. O ovócito é uma célula grande – recebe uma grande quantidade de citoplasma. Durante a formação do ovócito serão formados 4 corpúsculos polares.
29) Como ocorre o controle hormonal da ovocitogênese?
No início, ocorrem pequenos pulsos de FSH e LH que recrutam um grupo de folículos primordiais – maturação. À medida que esses folículos maturam iniciam a produção de estrogênio. Um dos folículos matura primeiro provocando a atresia dos outros folículos. O estrogênio provoca um surto de LH e FSH o que causa a ovocitação. O LH, então, provoca a luteinização das células foliculares.
30) Como é a estrutura ovariana e o ciclo ovariano?
Os ovários são constituídos de:
•Córtex – Folículos em diferentes estágios de desenvolvimento e células hilares (semelhantes a de Leydig).
•Medula – Células estromais, células hilares, fibras de músculo liso, vasos e nervos.
•Hilo – Onde penetram vasos e nervos.
31) Descreva o desenvolvimento folicular.
Inicia-se na vida embrionária com a migração de células primordiais que se diferenciam em ovogônias. Entre as 6ª e 8ª semana embrionária as ovogônias entram em várias divisões mitóticas e aumentam em número. Entre as 11ª e 24ª semanas elas entram em um ciclo de divisões meióticas dando origem ovócitos primários cuja divisão fica interrompida na prófase I. Os ovócitos ficam quiescentes até a ovocitação. Esses ovócitos possuem um envoltório formado de células fusiformes do estroma e lâmina basal – Esse conjunto é dado o nome de folículo primordial. Ao nascimento existem em torno de 2 milhões de folículos primordiais que não mais se dividem.
32) Como funcionam os hormônios durante o ciclo hormonal feminino.
Gonadotrofinas – hormônios produzidos pelo eixo hipotálamo e hipófise (SNC).
O hipotálamo produz o hormônio estimulante da gonadotrofina (GnRH) que estimula a hipófise a produzir os hormônios gonadotrópicos:
•LH – hormônio luteinizante. Atua induzindo a ovocitação – liberação do ovócito do folículo. Estimula a formação do corpo lúteo – produção de progesterona.
•FSH – hormônio folículo estimulante. Estimula o crescimento dos ovários. Atua estimulando as células da granulosa dos folículos, induzindo: maturação dos folículos e produção de estrógenos. 
Os hormônios LH e FSH são produzidos pela hipófise, que está localizada no SNC. Está ligada ao hipotálamo. O hipotálamo juntamente com a hipófise forma o eixo de controle de várias funções corporais. O hipotálamo controla a produção dos hormônios da hipófise através dos hormônios estimulantes. O GnRH é o hormônio estimulante de gonadotropina produzido pelo hipotálamo.
33) Como acontece o crescimento folicular?
A partir da puberdade, a cada ciclo, um grupo de folículos primordiais começa o processo de crescimento folicular que é estimulado pelo FSH.
O ovócito cresce em volume e número de organelas e as células foliculares e fibroblastos que o circundam também crescem.
Folículo primário unilaminar – as células foliculares se dividem formando uma camada de células cuboides.
As células foliculares continuam proliferando formando várias camadas – células da granulosa – folículo multilaminar.
Zona pelúcida – camada espessa composta de várias glicoproteínas.
As células da granulosa continuam a aumentar em número. Começa a ocorrer um acúmulo de líquido folicular entre essas células formando um espaço entre as células – antro folicular.
O líquido folicular é rico em progesterona, estrogênio e andrógenos. As células ao redor da camada granulosa são influenciadas pelo LH e dão origem às células da TECA. As células da TECA interna produzem androstenediona que é transportada para as células da granulosa que possuem a enzima aromatase. A aromatase, presente nas células granulosas, converte a androstenediona em estrógeno. As células da granulosa formam o cúmulos oophorus – apoio para o ovócito e a corona radiata – envolve o ovócito. Essas estruturas são ovocitadas juntamente com o ovócito. Quando um dos folículos recrutados alcança o estágio de folículo de Graaf os outros folículos em crescimento entram em atresia. O ovócito e as células granulosas morrem e são fagocitadas. Fibroblastos invadem a área e produzem colágeno
34) Qual é a função do corpo lúteo?
Produz progesterona e estrógenos. Dura em média 10 a 12 dias se não houver fertilização do ovócito – atresia – corpo amarelo ou albicans. Sofre fagocitose. Se entre em atresia, os níveis de progesterona diminuem e outro ciclo com aumento de FSH começa. Se o ovócito é fertilizado as células trofoblásticas sintetizam o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) – mantém o corpo lúteo pelos 4 meses iniciais da gravidez.
35) Descreva as fases da fertilização.
- Passagem dos espermatozoides através da corona radiata;
- Penetração na zona pelúcida;
- Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozoide;
- Término da segunda divisão meiótica do ovócito e formação do pronúcleo feminino;
- Formação do pronúcleo masculino;
- Fusão dos pronúcleos e formação da célula diploide – zigoto.
36) Como ocorre a passagem do espermatozóide através da corona radiata e zona pelúcida?
Corona Radiata: Reação acrossômica, liberação de hialuronidase e dos movimentos da cauda.
Zona pelúcida: Enzimas estearase, acrosina e neuraminidase.
A reação zonal ocorre assim que o espermatozoide atravessa a zona pelúcida – torna impermeável a outros espermatozoides. Ocorre pela ativação dos grânulos corticais.
37) Como ocorre a formação do pronúcleo masculino e do zigoto?
 Ocorre a degeneração da cauda do espermatozoide e o núcleo aumenta para formar o pronúcleo. Nesse momento, o ovócito com dois pronúcleos é chamado de oótide. As cromátides replicam seu DNA, os cromossomos se agregam formando uma célula diploide. Os cromossomos se rearranjam em fuso de clivagem.
38) Como ocorre a fusão das membranas e término da divisão meiótica do ovócito?
Ocorre a fusão das membranas do ovócito e do espermatozoide com liberação do núcleo do espermatozoide no citoplasma do ovócito. Somente o núcleo do espermatozoide penetra, ficando para trás todas as estruturas do espermatozoide, inclusive as mitocôndrias. A penetração do ovócito o ativa a completar a segunda divisão meiótica – ovócito maduro e segundo corpo polar.
39) Qual é o resultado da fertilização?
- Estimula o ovócito penetrado a completar a segunda divisão meiótica;
- Restaura o número diploide de cromossomos – 46;
- Variação da espécie por meio da mistura de cromossomos paternos e maternos;
- Determina o sexo cromossômico do embrião;
- Causa ativação metabólica da oótide e inicia a clivagem.
40) Como ocorre a clivagem o desenvolvimentodo blastocisto?
O processo de fertilização causa a ativação metabólica do ovócito – clivagem e desenvolvimento embrionário.
Clivagem – repetidas divisões mitóticas do zigoto – aumento do número de células.
As células denominadas de blastômeros se dividem e tornam-se menores em tamanho a cada divisão. Após 3 dias da fecundação, o estágio de 16 blastômeros (16 células) é chamado de mórula, que é circundada pelas células trofoblásticas.
O embrioblasto é uma massa de células que surge pela compactação das células dentro do blastocisto. A cavidade do blastocisto é chamada de cavidade blastocística ou blastocele. As células que envolvem o blastocisto são os trofoblastos. O blastocisto é formado 4 dias após a fecundação. A mórula forma uma cavidade no seu interior cheia de líquido a blastocele ou cavidade blastocística. Há uma separação em duas partes celulares: Trofoblasto – camada delgada externa, dá origem a parte embrionária da placenta e massa celular interna – Embrioblasto – central, dá origem ao embrião.
41) Como ocorre o processo de implantação ou nidação?
Vai ocorrer após seis dias da fertilização e ocorre no lado adjacente à massa celular interna – polo embrionário. Após a implantação o trofoblasto começa a se proliferar intensamente formando duas camadas:
• Citotrofoblasto – camada de células mitóticamente ativas
• Sinciciotrofoblasto – massa multinuclear onde não são vistos os limites teciduais. Produz enzimas que permitem a erosão do tecido materno e assim a implantação do embrião. O Epiblasto aparece por volta da sétimo dia e dará origem ao ectoderma. O sinciciotrofoblasto invade o endométrio através dos seus prolongamentos digitiformes na área conhecida como polo embrionário. Vai produzir o HCG(β). Após 7 dias surge o hipoblasto – endoderma primitivo – voltada para a cavidade blastocística.
42) Quais são os principais eventos da segunda semana de desenvolvimento embrionário?
•Transformações no endométrio (reação da decídua)
•Formação do disco germinativo bilaminar (Epiblasto e Hipoblasto);
•Formação da vesícula ou cavidade amniótica;
•Formação da vesícula (ou saco) vitelínica ou vitela;
•Início da formação da placenta (cavidade amniótica, cavidade coriônica, placa pré-cordal);
•Primeiro contato materno e embrionário.
43) O que são implantações extrauterinas ou gestações ectópicas?
A maior parte ocorre nas tubas uterinas. Apresenta, na maioria dos casos, sintomas de gravidez. As causas são frequentes em relação ao atraso ou impedimento do transporte do zigoto para o útero. Causa rompimento da tuba uterina. A gravidez abdominal ocorre quando o zigoto é expelido para a cavidade abdominal e se implanta na bolsa retouterina. O feto pode ser retirado com vida apesar da intensa hemorragia peritoneal – risco de morte materna.
44) Qual é o objetivo da ultrassom transvaginal?
Ultrassom transvaginal usado para medir o diâmetro do saco coriônico.
45) Qual é a importância da placa pré-cordal?
Importante organizador da cabeça – indica a região da boca.
45) Cite as características da terceira semana do desenvolvimento embrionário.
-Linha Primitiva;
-Formação da notocorda;
-Formação do tubo neural;
-Formação da crista neural;
-Formação dos somitos;
-Formação do celoma intra-embrionário;
-Formação dos vasos sanguíneos e sangue;
-Término da formação das vilosidades coriônicas.
46) Quais são os eventos que ocorrem na terceira semana de desenvolvimento embrionário?
-Gastrulação: formação das camadas germinativas. É o processo que estabelece três folhetos germinativos (Mesoderma Intra-embrionário – células mesenquimais; Endoderma Intra-embrionário – mesenquima deslocam o hipoblasto; Epiblasto passa ser ectoderma intra-embrionário). A linha primitiva permitirá identificar o eixo céfalo-caudal do embrião, superfícies dorsal e ventral e os lados direito e esquerdo. Marca o início da gastrulação. Disco bilaminar vai passar a Disco Trilaminar – ectoderma; mesoderma e endoderma. Inicia com a formação da linha primitiva (epiblasto). Formação do Mesênquima - Mesoderma intra-embrionário. As células do epiblasto afastam o hipoblasto e gera o Endoderma Embrionário (teto do saco vitelino).
-Neurulação: formação do tubo neural. Células mesenquimais migram do nó em direção cefálica formando o processo notocordal (semelhante bastão) que cresce até a placa pré-cordal. Ao se fundir com a placa pré-cordal forma membrana bucofaríngea (futura boca). A notocorda é um bastão celular originado pela transformação do processo notocordal. Define o eixo primitivo do embrião. Futuro local da coluna vertebral. A notocorda induz a placa neural (ectoderma) que irá formar o tubo neural que dá origem ao SNC. Surgimento das cristas neurais – SNP. Placa neural - O ectoderma se espessa sobre notocorda formando placa neural ⇨ origem SNC ⇨ encéfalo e medula espinhal. A placa neural estende-se além da notocorda ⇨ invaginação ⇨ sulco neural com pregas neurais (aumentam) e constituem sinais do desenvolvimento do encéfalo. Formação do tubo neural – fusão pregas neurais (final 3ª semana). Crista neural - Tubo neural separa do ectoderma ⇨ forma células da crista neural – divide-se em direita e esquerda ⇨ migram do tubo neural. Estruturas derivadas da crista neural: gânglios espinhais e do sistema nervoso autônomo; gânglios dos nervos cranianos; as bainhas dos nervos (células de Schwann); revestimento meníngeo do encéfalo e da medula espinhal. 
-Desenvolvimento dos somitos: Mesoderma somitos. Desenvolve-se cefalocaudalmente. Dão origem: Esqueleto axial (ossos do crânio, coluna vertebral, costelas e esterno); Músculos associados; Derme adjacente; Determinação da idade do embrião; Desenvolvimento inicial do sistema cardiovascular; Desenvolvimento das vilosidades coriônicas.
- Formação do celoma intra-embrionário - Celoma intra-embrionário divide mesoderma lateral em duas camadas: Camada somática ou parietal e Camada esplâncnica ou visceral. Mesoderma somático e ectoderma – forma a PAREDE DO CORPO DO EMBRIÃO (somatopleura). Mesoderma esplâncnico e endoderma – formam PAREDE DO INTESTINO DE EMBRIÃO (esplancnopleura). Dá origem a três cavidades: Cavidades Pleurais, Cavidade Peritoneal e Cavidade Pericárdica.
- Formação dos vasos sanguíneos e sangue - Vasos ligam-se ao coração embrionário. Desenvolvimento das vilosidades aumenta a superfície de troca de nutrientes entre circulação – materna e fetal. 
- Término da formação das vilosidades coriônicas: Vasos ligam-se ao coração embrionário. Desenvolvimento das vilosidades aumenta a superfície de troca de nutrientes entre circulação – materna e fetal.
47) Características da quarta semana de desenvolvimento embrionário.
Da quarta até a oitava semana irão se estabelecer todas as estruturas internas e externas. No final da oitava semana o embrião já apresenta formato humano.
A exposição do embrião à teratógenos nesse período – vírus e substância químicas, produz anomalias congênitas. O tubo neural é formado em frente aos somitos mas é amplamente aberto nas extremidades – neuroporos rostral e caudal. Com 24 dias o primeiro par de arcos faríngeos está visível – arco mandibular – mandíbula e maxila.
O coração forma uma saliência ventral e bombeia o sangue. No 26º dia o neuroporo rostral já se fechou e o encéfalo anterior produz uma elevação saliente na cabeça. 26º a 27º são reconhecíveis os brotos dos membros superiores, fossetas óticas (orelhas) e placodes do cristalino (olhos). Longa eminência caudal.
48) Caracterize os tipos de pregas.
PREGA CEFÁLICA - As pregas neurais se espessam para formar o primórdio do encéfalo.
PREGA CAUDAL - Crescimento da parte distal do tubo neural (primórdio da medula espinhal).
PREGAS LATERAIS - Crescimento rápido da medula espinhal e dos somitos que produzem as pregas laterais direita e esquerda. 
49) Cada camadas germinativas deriva quais tecidos?
As três camadas germinativas formadas durante a gastrulação, dão origem aos primórdios de todos os tecidos e órgãos.
Ectoderma: SNC, SNP, epitélio sensorial do olho,nariz e ouvido, epiderme e anexos(pelos e unhas), glândulas mamárias, hipófise, esmalte dos dentes.
Mesoderma: tecido conjuntivo (cartilagem e osso), músculo estriados e liso, coração, vasos sanguíneo e linfático, rins, suprarrenal (córtex), ovários, testículos (ductos genitais), pericárdio, pleura, peritônio, baço.
Endoderma: revestimento epitelial (gástrico e respiratório), glândulas tireoides e paratireóides, timo, fígado e pâncreas, revestimento epitelial da bexiga urinária e uretra e revestimento epitelial da cavidade de tímpano.
50) O que é o Estágio de Carnegie?
A classificação de Carnegie é um sistema padronizado de 23 estágios usados para fornecer uma cronologia unificada de desenvolvimento de vertebrados. Os estágios são delineados pelo desenvolvimento de estruturas e não pelo tamanho ou número de dias de desenvolvimento.
51) Características da quinta semana de desenvolvimento embrionário.
- Pequenas mudanças;
- Crescimento da cabeça excede o crescimento das outras regiões;
- Brotos dos membros superiores tem forma de remos e os dos membros inferiores tem forma de nadadeiras;
- Os brotos dos membros superiores adquirem a forma de remos, e os dos membros inferiores, de nadadeiras;
- As Cristas Nefrogênicas indicam o sítio dos Rins Mesonéfricos.
52) Características da sexta semana de desenvolvimento embrionário.
Membros superiores: cotovelos e placas das mãos, raios digitais; saliências auriculares: intumescência em torno do sulco ou fenda faríngea; o sulco se torna o meato acústico externo e as saliências se fundem formando o pavilhão auricular; olho é bem evidente: formação do pigmento da retina.
53) Características da sétima semana de desenvolvimento embrionário.
Chanfraduras entre os raios digitais das placas das mãos com separação parcial dos futuros dedos. Forma-se o canal vitelino (ducto estreito que antes formava uma comunicação entre o intestino primitivo e o saco vitelínico). O intestino entra no celoma extraembrionário na porção proximal do cordão umbilical, formando a hérnia umbilical fisiológica que se dá por razão de a cavidade abdominal ser pequena demais para acomodar o intestino em crescimento.
54) Características da oitava semana de desenvolvimento embrionário.
Ao final da oitava semana o embrião tem feições nitidamente humanas; entretanto a cabeça é proporcionalmente grande (metade do corpo do embrião). Fusão das pálpebras. Cauda desaparece. Dedos das mãos separados, mas ainda unidos por membranas, pés em forma de leque. Surge o plexo vascular do couro cabeludo como uma faixa que envolve a cabeça. Ossificação tem início nos membros inferiores. Não é possível a diferenciação de gênero.

Outros materiais