Buscar

Trabalho de Gestão Estratégica de Pessoas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – ALCÂNTARA
ALCÂNTARA – RJ
2016
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – ALCÂNTARA
GRUPO: Eduardo Gomes de Aquino – 201602838348 
 Renato Cláudio Lucas de Sousa – 201602848181
	 Mackaully da Silva Souza Santos – 201602441472 
Resenha do filme Burnt (Pegando Fogo). Tradução original é: “Queimado”
Trabalho apresentado ao Professor André Lacerda da
disciplina Gestão Estratégica de Pessoas do 
curso de graduação em Administração
ALCÂNTARA – RJ
2016
Introdução:
Um filme de culinária que tem incluso como ingrediente um elenco de alto nível, uma história comovente e pratos de darem água na boca. É isso que o filme Burnt (Pegando Fogo, EUA, 2015) oferece para o público. Tem um drama sobre um gênio arrogante, problemático e difícil de lidar, que comanda a cozinha de um restaurante caríssimo. Ou seja, demonstra o mundo de quem tem a chance de deliciar-se de pratos de preços exorbitantes, em locais chiques e frequentados pela classe A e como é por detrás dos bastidores da cozinha desses restaurantes. Os pratos não deixam de dar água na boca, é claro; mas o detalhe é: a busca pela perfeição. É um ótimo filme para se aprender sobre Gestão de Pessoas, demonstrando como trabalhar em equipe é difícil. O filme está cheio de palavras técnicas implícitas que são utilizadas na administração e na Gestão de Pessoas que serão vistas nas próximas páginas.
Missão (é um propósito, uma função especifica que se confere a alguém ou uma equipe para fazer algo): No começo do filme Adam Jones revela que tem a missão de formar uma equipe com os melhores cozinheiros e descobrir sabores inéditos em comidas que todos já experimentaram. 
Visão (É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso"): O filme começa mostrando que o que Adam deseja é conseguir a tão sonhada terceira estrela. A visão que ele tem é de se tornar o melhor Chef e transformar o restaurante em um restaurante três estrelas, fazer refeições que tirem o fôlego daqueles que forem lá saborear.
Networking (É a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou alguém): No começo do filme, assim que Adam Jones volta para a Europa ele começa a utilizar o seu Networking com os conhecidos de Paris. Ele logo de começo reencontra Tony, que segundo o próprio Adam diz ser o melhor Maître de Paris. Depois ele começa a procurar novos contatos para entrar na sua equipe de cozinheiros. Para conseguir com que Tony o aceitasse como Chef em seu restaurante, Adam novamente usa o seu Networking ao falar com a critica de restaurantes do “Evening Standard” Simone Forth, convencendo a mesma a ir ao restaurante de Tony, forçando ele a aceitar com que Jones cozinhasse em seu restaurante. Logo após esse acontecimento, Jones entra em contato com antigos companheiros que trabalharam com ele em Paris, para acrescentarem os seus talentos em sua equipe. 
	Planejamento (O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo): Jones no começo do filme volta para a Europa determinado a conseguir a tão sonhada terceira estrela do Michelin. Mas para que esse feito seja realizado ele Planeja como conseguir ser o Chef de um restaurante na Inglaterra, como montar a equipe e a onde procurar os cozinheiros de talento para trabalharem com ele; assim que é aceito por Tony para trabalhar em seu restaurante Adam Jones Planeja a reforma do restaurante e o cardápio para a noite de estreia do restaurante. Após o seu fracasso na primeira noite no restaurante, Tony faz junto com Helene o Planejamento de como modernizar a cozinha e facilitar o modo de trabalho. Ao começar a fazer sucesso com o restaurante, Tony avisa a todos sobre a possibilidade da visita dos inspetores do Michelin, e Planeja assim com a sua equipe como identifica-los e como atende-los no restaurante.
	Environment (Ambiente: é o meio que envolve externamente o sistema. O sistema e o ambiente encontram-se inter-relacionados e interdependentes): É o ambiente em que se passa a história do filme. Essa história se passa em um restaurante que atende pessoas de Classe alta na Inglaterra.
	Stakeholder (É uma pessoa ou um grupo que faz um investimento, ou tem ações, ou interesses em uma empresa, negócio ou indústria): No começo do Filme Jones procura por Tony que trabalha no restaurante do pai na Inglaterra. Nesse momento Jones diz que quer assumir o restaurante e convida Tony para ser o seu Stakeholder. Tony faz um alto investimento em seu restaurante para que ele pudesse entrar para a lista de inspeção do Michelin. Outro Stakeholder aparece quando Adam ainda montando a sua equipe no inicio do filme, ele resolve visitar um velho amigo de Paris que ganhou a terceira estrela do Michelin, o Chef Reece. Nesses primeiros 20 min. Do filme Adam faz uma reclamação sobre a comida que Reece fez, e assim que ele sai da cozinha para falar com Adam, o seu Stakeholder falou para não brigarem no restaurante porque seria ele quem pagaria a conta.
	Liderança (é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos): Assim que Adam termina de montar a sua equipe, ele se torna o líder. Ele começa bem, delegando e passando as informações certas para fazer as refeições. Porém, com a noticia de que houve uma desistência de 04 mesas na noite de estreia do restaurante ele começa a se descontrolar e vira um Líder autocrata, não aceitando a sugestão dos cozinheiros que fazem parte de sua equipe, grita com todos ao seu redor e fica violento. Após o fracasso da noite de estreia ele começa a rever as suas atitudes e começa aceitar a as sugestões de sua subordinada Helene de mudar os equipamentos na cozinha e a forma de cozinhar. A partir deste momento Adam começa a se tornar um Líder mais democrático e começa a incentivar a sua equipe para conquistar a terceira estrela.
	Sinergia (é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final): A partir do momento em que Adam Jones retorna aos trabalhos como cozinheiro, ele direciona toda a sua energia e esforços para conseguir a terceira estrela. Ele e sua equipe se esforçam ao máximo para conseguir atingir a perfeição de suas criações. Após o seu fracasso na noite de estreia, Adam juntamente com Helene trabalham por horas para conseguirem criar um novo prato para poderem apresentar aos inspetores do guia Michelin de restaurantes e junto com eles todos os outros chefes trabalham juntos para atingir este mesmo objetivo.
	Entropia Positiva (desordem que causa a morte de um sistema): No inicio do filme com a narração do próprio personagem, pode-se notar uma Entropia Positiva quando o personagem principal começa falando que tinha tudo em Paris, que era o melhor cozinheiro que perdeu tudo o que havia conquistado por causa do seu envolvimento com as drogas, bebidas, mulheres, traficantes e etc. Quando ele consegue o restaurante na Inglaterra, ele novamente tem uma Entropia Positiva por causa de seu cardápio ultrapassado fazendo com que muitos desistissem de suas reservas no restaurante. Acontece uma Entropia Positiva também no meio do filme quando todos acreditam que os inspetores do guia de restaurantes do Michelin estavam no restaurante, e o Michel sabota o prato dos possíveis inspetores, fazendo com que a equipe ficasse desmotivada e gerando uma “morte Psicológica” da equipe. Após a sabotagem, Adam Jones sofre uma Entropia Positiva pessoal, ele tem uma recaída com alguns dos seus vícios e tenta até mesmo um suicídio com uma sacola plástica dentro do restaurante do Reece.
	Negentropia (é adefinição dada a uma empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem da falência): acontece no inicio do filme quando o próprio Adam Jones narrando o inicio do filme, diz que se sentenciou a uma pena de abrir 1.000.000 de ostras para se livrar das drogas, bebida e outros vícios que o mesmo tinha. Após o fracasso da inauguração do restaurante, acontece a Negentropia no momento em que o Chef Adam decide ouvir Helene e outros companheiros de equipe, mudando assim o seu cardápio deixando-o mais atualizado e mudando a forma que ele trata a sua equipe. A partir desse momento, tudo começa a fluir melhor, as refeições ficam melhores, os clientes começam a frequentar mais o restaurante. Após a sabotagem e sua recaída, Adam também tem uma Negentropia pessoal. Depois de conversar com Reece e o mesmo falar que todos os outros grandes Chefs de cozinha precisavam do Adam como uma forma de impulsioná-los a melhorar, Adam decide mudar a sua forma de trabalhar com a su equipe e começa a trabalhar com outros grupos também. Ele começa a participar de grupos de apoio para pessoas que tiveram problemas com bebidas e drogas.
	Homeostase (é quando um organismo, empresa, companhia, organização ou sistema alcança o equilíbrio): acontece quase no final do filme, quando todos atingem uma nova forma de trabalho mais calmo, com todos cooperando e sem entrarem em conflitos absurdos. Nesse momento tanto Adam como a sua equipe alcançam um equilíbrio no trabalho e em suas vidas pessoais.
	Endomarketing (consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa): No momento em que Adam Jones está montando a sua equipe, ele começa a vender uma ideia para aqueles que irão trabalhar com ele. Essa ideia é a de adquirir sabedoria, um peso no nome, de se tornarem os melhores cozinheiros e a terceira estrela do Michelin.
	Sistema Fechado (Não recebem influência do ambiente e não influenciam o ambiente): nos primeiros 40 min. O Chef Adam Jones não aceita nenhuma influencia de outros restaurantes e de seus próprios funcionários. Ele ainda prefere cozinhar do modo mais antigo, mais arcaico.
	Sistema Aberto (Trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente. São adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente às condições do meio): após os primeiros 40 min. Do filme a onde Jones grita com toda a sua equipe por causa do fracasso dele com a inauguração, ele começa a aceitar influencias externas mudando a forma de cozinhar e os equipamentos na cozinha. Também passa a entender que os desejos gastronômicos mudaram com o tempo e que ele precisa ouvir, pesquisar e mudar a maneira como trabalha em sua cozinha.
	Reengenharia (ação de reorganizar uma empresa, reduzindo o numero de departamentos e/ou níveis hierárquicos, muitas das vezes com a dispensa de funcionários): a reengenharia acontece após o fracasso da inauguração e da sabotagem do Michel. Após esses acontecimentos, Adam reorganiza sua equipe, muda as sua funções e muda a forma em que a sua equipe trabalha.
	Feedback (significa realimentar ou dar resposta a um determinado pedido ou acontecimento): Desde o inicio do filme quando Adam se encontra com Tony e procura os integrantes para a sua equipe, ele necessita de uma resposta, seja ela um sim ou um não. Dentro da cozinha, o Chef Adam pergunta se cada prato está pronto, se o pedido já foi atendido, se todos sabem o que devem fazer e qual a reação do seu público. Ele necessita de Feedback constantemente.
	Clima Organizacional (constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e características que existe em cada organização): O primeiro encontro de todos os funcionários junto com o Chef Adam acontece na inauguração do restaurante. Nesse momento pode-se ver que o Clima Organizacional é pesado, estressante, é tudo bem agitado e massacrante. Tem muita gritaria e o psicológico daqueles que trabalham com Adam fica bem abalado, pois Adam não sabia lidar bem com a sua equipe. Esse clima começa melhorar no final do filme, quando Adam é sabotado e acha que nunca mais irá conseguir a terceira estrela. Ele tem uma coversa com Reece e o mesmo mostra que Adam precisa mudar para que todos possam continuar almejando o sucesso e conseguindo alcançar lugares mais altos.
	Resiliência (capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças): Após ficar um longo tempo afastado da cozinha, Adam põe em prática em seu restaurante um menu que ele utilizava na França, porém não é mais uma tendência gastronômica, o que trouxe resistência por parte dos clientes e colaborou nas dificuldades iniciais. Ele tem de se adaptar aos novos costumes culinários e as novas formas de cozinhar no restaurante. Mas consegue se adaptar rapidamente nas novas tendências.
	Morfogênese (quando um sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e a sua estrutura básica): Ao ver que o restaurante não estava indo bem e os cozinheiros não conseguiram render o que se imaginava pelos seus respectivos talentos, Adam, muda sua maneira de pensar e agir, começando a tratar respeitosamente seus companheiros e aceitando opiniões, ou seja, mudando suas características em prol de resultados positivos.
	Entrada (é a força ou impulso de arranque ou de partida do sistema que fornece o material ou a informação para a operação do sistema): Todos os insumos comprados para preparar a alimentação ao decorrer do filme, assim como os materiais para preparação dos mesmos e para servir os clientes.
Processamento (é o fenômeno que produz mudanças, é o mecanismo de conversão das entradas em saídas): No momento que eles estão preparando os pratos(limpando os alimentos, cozinhando, colocando nos pratos), arrumando o estabelecimento para receber os clientes, com toda limpeza e higiene.
Saída (é a consequência para a qual se reuniram elementos e relações do sistema): O objetivo disso tudo é servir os pratos com qualidade, para satisfazer os clientes, o que acarretará em lucros e um "status" maior para o restaurante, visando como fim disso tudo a terceira estrela do Michelin.
Eficiência (é a qualidade daquilo ou de quem é competente, que realiza de maneira correta as suas funções): No contexto do filme, a eficiência consiste no momento em que realizam-se os pratos buscando economizar nos ingredientes e preparando no menor tempo possível para não deixar os clientes esperando, como o Adam tanto insiste na rapidez.
Eficácia (é a qualidade daquilo ou de quem cumpre com as metas planejadas, ou seja, uma característica de quem alcança os resultados esperados): Realizar todos os pedidos como deve ser feito para o cliente, ou seja, cumprindo o objetivo, tentando atingir a perfeição que o Chef Adam Jones tanto almeja em sua refeições.
Efetividade (Diz respeito ao resultado concreto, ou às ações que fizeram acontecer esse resultado concreto (fins – objetivo e metas desejadas)- Estabelece a relação entre os resultados e o objetivo.): Otimizar os recursos, fazendo os melhores pratos possíveis, a fim de deixar os clientes satisfeitos e sempre visando à terceira estrela do guia de restaurantes Michelin.
Conclusão
O filme mostra a influência que diferentes tipos de liderança têm sobre o ambiente de trabalho e seus resultados, a dificuldade em lidar com pessoas e a necessidade de entender como tratá-las. Inicialmente com métodos arcaicos de comando sobre sua equipe, Adam não consegue fazer com que sua equipe produza bem e renda o esperado, pois para ele um chefe deveria ser arrogante e autocrático. Uma consequência disso foi seu companheiro antigo de equipe na França ter se vingado dele colocando pimenta em um prato após todos acharem que a equipe do Michelin estava lá presente. Na ocasião ele perdeu o emprego por causa do Adam. Foi só após ver o que aquilo estava causando para si e sua equipe, que mudou seus critérios e comportamentos, o que acabou motivando sua equipe em busca do objetivo proposto por ele. O que vale entender a partir dos fatos é queum administrador, gestor ou chefe deve tratar com respeito seus subordinados para fazê-los trabalhar com motivação em prol da empresa e seus objetivos, uma vez que não há alegria em trabalhar para quem não te respeita, por mais necessidade que haja de trabalhar.

Outros materiais

Perguntas Recentes