Buscar

ED 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ED 10
Questão 1
IMIGRANTE: Uma pessoa que se desloca, em geral, de forma voluntária, de seu país de origem para outro, com intenção de se estabelecer por algum tempo no Estado de acolhida, é considerado, por este, um imigrante. Há inúmeros motivos que levam um indivíduo a tomar a decisão de migrar, mas uma das principais razões é econômica, quando a pessoa parte para outro país com a esperança de ter uma condição de vida melhor.
EMIGRANTE: Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante.
ASILADO: o Asilado territorial consiste em uma permissão do governo brasileiro para que a pessoa possa ficar em território nacional, sendo protegida assim pelo país. Para que ele seja concedido, o requerente deve estar dentro dos limites territoriais do Brasil. Já o asilo diplomático pode ser concedido enquanto a pessoa ainda estiver em seu país, ao se dirigir a uma Embaixada ou Consulado do país para o qual deseja solicitar o asilo. Se aceito, o asilado “habita” a Embaixada ou Consulado de outro país, ficando assim protegido de qualquer perseguição.
REFUGIADO: Os refugiados são frequentemente confundidos com os asilados, porque os dois envolvem algum tipo de perseguição. Entretanto, diferente do asilo, que somente se refere a uma perseguição política, o refúgio pode ter relação com os mais diferentes tipos de perseguição: de etnia, religião, nacionalidade, grupo social, convicção política, entre outros. O refúgio também pode ser solicitado quando há uma situação de guerra ou conflito interno no país de origem.
Questão 2
No ponto de vista demográfico, nota-se a redução da população, uma vez que o país de origem não possui as condições que proporciona a comodidade dos seus cidadãos e a melhoria da qualidade de vida. “A fuga de cérebro” é um outro tipo de consequência para as economias dos países de origem, a mão de obra especializada ou técnica, uma vez que os quadros procuram paulatinamente países que ofereçam condições de vida aceitáveis e permita desenvolver as qualidades técnicas. Para os países de destino, as consequências para além de serem econômicas tendem a se abranger para outros setores, como o social.
Questão 3
O conflito começou entre os que querem sua saída e os que são a favor do governo. O sofrimento destes povos começa muito antes, nos bastidores da política interna e externa onde se articulam os interesses comerciais e fronteiriços, na ganância pelo poder, na xenofobia, na intolerância e no fanatismo das suas religiões. 
Financiadores; Há todo um histórico de exploração dos recursos naturais pelos colonizadores e que mesmo depois de sua independência, perduraram até hoje, além dos líderes ditadores, corruptos e violentos. Antes a África era um grande fornecedor de mão de obra escrava, hoje ela fornece mão de obra desqualificada e barata para fazer aqueles trabalhos que ninguém quer mais fazer nos países considerados grandes de primeiro mundo, e que a crise econômica na Europa não mais consegue absorver. Se olharmos para as cifras altas, para o lucro envolvido no comércio de armas, são bilhões de dólares e euros, vemos que a paz no mundo é um sonho impossível, e que os países desenvolvidos fazem, de tempos em tempos, somente uma política do morde e assopra, amenizando o sofrimento por um tempo apenas, mas com o objetivo real oculto, a vontade de mais poder, e lucros, mesmo que custa a vida de famílias inocentes.
Referência: http://lounge.obviousmag.org/por_tras_do_espelho/2015/09/as-razoes-ocultas-por-tras-da-crise-migratoria-atual.html

Outros materiais