Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL AULA 8

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL
8a aula Aluno: JOSEPH ARIVANAS
	 
	Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Brasil conseguiu protelar por muito tempo as medidas efetivas para enfrentar o problema secular da escravidão no país. Muito embora, desde 1831, tenham sido previstas, por uma primeira lei, duras penas para os traficantes de escravos, o tráfico continuou intenso durante muitos anos, quando uma nova lei entrou em vigor, no Segundo Reinado. Essas duas leis acima citadas foram, respectivamente:
		
	 
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado firmado entre o Brasil e a Inglaterra, em 1826; a segunda lei (1850), a Lei Eusébio de Queirós
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado entre o Brasil e a Inglaterra; a segunda lei (1850), a Lei do Sexagenário
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado firmado entre o Brasil e a França, em 1826; a segunda lei (1850), a Lei do Ventre Livre
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um tratado entre o Brasil e a França; a segunda lei (1850), a Lei Eusébio de Queirós
	
	a primeira lei (1831), decorrente de um pacto entre o Estado e os plantadores; a segunda lei (1871), a Lei do Ventre Livre
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a "Lei Áurea", abolindo, finalmente, a escravidão no Brasil. Muito mais do que uma ação espontânea da Princesa, a Lei foi o desfecho de um longo processo de luta contra a escravidão, que envolveu diversos setores da sociedade brasileira de então. Dentre os motivos que levaram ao governo imperial brasileiro a tomar essa medida, não podemos assinalar.
		
	 
	críticas da Igreja, que sempre se opôs à escravidão do negro e do indígena.
	 
	pressão exercida pelo Exército brasileiro, que via na escravidão um sintoma do atraso social e econômico do país.
	
	política de ¿branqueamento¿ da mão-de-obra, que já vinha sendo em prática desde a década de 1870, com a atração dos imigrantes europeus.
	
	lutas e resistências dos próprios escravos contra a situação de cativeiro em que se encontravam.
	
	pressão diplomática da Inglaterra, que via na escravidão um obstáculo ao desenvolvimento do capitalismo industrial.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Leia com atenção o trecho abaixo: 
"Em 1871 i jogo foi todo interno: não havia pressão material externa e não havia mais traficantes. A iniciativa foi sem dúvida da coroa, secundada pelo gabinete conservador e apoiada na imprensa abolicionista e parte do Partido Liberal. Segundo o depoimento de Joaquim Nabuco, fora o imperador ¿o principal impulso e o principal sustentáculo da reforma de 1871" auxiliado por um grupo de políticos em que sobressaíam Rio Branco, São Vicente e Nabuco. Mas um novo ator começava a surgir: os próprios escravos. Este ponto não está bem esclarecido nas pesquisas. Pode-se admitir um aumento na resistência escrava, sobretudo a partir da adoção da política de manumissão para o serviço militar." 
(CARVALHO, José Murilo de. O teatro das sombras. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2006. p. 314.) 
É possível dizer que essa abordagem destoa da historiografia tradicional porque:
		
	 
	Prioriza a participação dos escravos no processo de abolição do trabalho escravo no Brasil.
	
	Prioriza os impactos da pressão da Igreja Católica para o processo de abolição do trabalho escravo no Brasil.
	
	Trata o processo abolicionista como fruto da filantropia dos proprietários de terra.
	
	Trata o processo abolicionista como resultado da pressão imperialista do governo inglês.
	
	Prioriza os impactos da Guerra do Paraguai para o processo de abolição do trabalho escravo no Brasil.
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Assinale a lei que decretou o fim a comércio internacional de escravos no Brasil.
		
	
	Lei do Ventre Livre (1871)
	
	Lei Palmerston (1839)
	
	Lei Áurea (1888)
	 
	Lei Eusébio de Queirós (1850)
	
	Bill Abeerden (1845)
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Nas palavras de José Murilo de Carvalho, a questão que dominou o relacionamento entre o Brasil e a Inglaterra durante a década de 1830 e a de 1840 foi a do tráfico de escravos. (In: História da América Latina: da independência a 1870, vol. III, Leslie Bethell (org.). São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília : Fundação Alexandre de Gusmão, 2001. p. 749-769). Assinale a lei que pôs fim definitivamente ao tráfico externo de escravos no Brasil.
		
	
	Lei de 1831
	
	Lei de Terras (1850)
	
	Lei Palmerston (1839)
	 
	Lei Eusébio de Queirós (1850)
	
	Bill Aberdeen ((1845)
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	"E não devendo os senhores impedir o matrimónio aos servos, também lhes não devem impedir o uso dele depois de casados apartando o marido da mulher e deixando a um em casa, e mandando vender ou viver o outro em partes tão remotas, que não possam fazer vida conjugal. Porque quando não pequeis contra a justiça, privando o servo do que lhe compete por direito natural, como ensina o padre Sanchez; não se pode negar que pecas ao menos contra a caridade: porque apartando os servos casados um do outro, vindes a priva-los do bem do matrimónio, no que lheis causais dano mui grave, que a caridade proíbe se faça ao próximo sem urgentíssima causa." (BENCI Jorge. Economia Cristã Dos Senhores No Governo Dos Escravos. São Paulo: Grijaubo, 1977). Lendo o fragmento, podemos perceber que a igreja católica:
		
	
	Desestimulava o sacramento do matrimônio entre os escravos, pois a formação de laços familiares entre escravos era uma forma de manter a paz nas senzalas.
	
	Estimulava o sacramento do matrimônio entre os senhores de escravos, pois a formação de laços familiares entre escravos era uma forma de manter a paz nas senzalas.
	
	Estimulava o sacramento do matrimônio entre os escravos, pois a formação de laços familiares entre escravos era uma forma de manter a guerra nas senzalas.
	 
	Estimulava o sacramento do matrimônio entre os escravos, pois a formação de laços familiares entre escravos era uma forma de manter a paz nas senzalas. Desestimulava o sacramento do matrimônio entre os senhores de escravos, pois a formação de laços familiares entre escravos era uma forma de manter a paz nas senzalas.
	
	Desestimulava o sacramento do matrimônio entre os senhores de escravos, pois a formação de laços familiares entre escravos era uma forma de manter a paz nas senzalas.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que indique o nome da lei que tinha como meta ordenar a propriedade rural no Brasil, e, que foi promulgada duas semanas após a extinção do tráfico de escravos.
		
	
	Lei do Ventre Livre.
	
	Lei Eusébio de Queirós.
	
	Lei Alves Branco.
	 
	Lei de Terras.
	
	Lei Visconde do Rio Branco.
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sabe-se que a partir de 1880, no Brasil Imperial, acirrou-se a luta contra a escravidão, transformando-se numa verdadeira campanha. Assinale a afirmativa CORRETA em relação aos fatos ocorridos.
		
	
	Foi uma questão entre brancos e negros, que acabou por provocar distúrbios violentos em várias partes do Império.
	
	Foi uma luta sangrenta, que tirou centenas de vidas.
	
	Foi uma campanha que acabou se frustando por não conseguir extinguir com a escravidão no Brasil.
	 
	Foi um embate entre "moderados" e "radicais, os primeiros defendendo a abolição gradual, enquanto os segundos eram favoráveis à insurreição e o uso da violência.
	
	Foi um debate sem fim entre os partidos liberais e os conservadores, que acabaram por não resolver a questão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes