Buscar

av2 nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201348220)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A necessidade de alguns nutrientes aumenta na adolescência, que é uma fase de aumento do ritmo de crescimento. Com relação às necessidades de cálcio, ferro e zinco na adolescência, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	O cálcio é essencial, pois 45% da maximização do Pico de Massa Óssea ocorrem neste período.
	
	O ferro tem sua importância em adolescentes masculinos, pois o desenvolvimento muscular é acompanhado pelo maior volume sanguíneo, e em adolescentes femininas, é aumentada sua necessidade, uma vez que é perdido, mensalmente, com o início da menstruação.
	
	Estes nutrientes têm sua recomendação dobrada, em função do estirão de crescimento.
	
	O zinco é essencial para o crescimento.
	 
	Somente o cálcio e o ferro são importantes nesta fase, pois são necessários para o rápido crescimento, enquanto o zinco não é necessário nesta fase da vida.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201295217)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Terapia Nutricional Parenteral (TNP) é aplicada pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional - EMTN, na qual, cada profissional possui atribuições específicas. De acordo com as proposições abaixo, qual a alternativa contém as atribuições do Enfermeiro da EMTN?
		
	
	Indicar a TNP e estabelecer o acesso intravenoso central para a administração da NP.
	 
	Avaliar qualitativamente e quantitativamente as necessidades de nutrientes baseadas na avaliação do estado nutricional do paciente.
	 
	Receber a NP da Farmácia e assegurar a sua conservação até a sua completa administração e proceder ou assegurar a punção venosa.
	
	Proceder ou assegurar a punção venosa e selecionar, adquirir, armazenar e preparar criteriosamente, os produtos necessários ao preparo da NP.
	
	Prescrever a nutrição parenteral e selecionar, adquirir, armazenar e preparar criteriosamente, os produtos necessários ao preparo da NP.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201294611)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que representa a definição da dieta hospitalar BRANDA:
		
	
	Dieta composta totalmente por preparações líquidas indicada para dar repouso ao trato gastrointestinal (pós-operatórios, transtornos gastrointestinais) por exigir mínimo esforço nos processos de digestão e absorção.
	
	Dieta composta por preparações ricas em gordura, colesterol, açúcar e sal.
	
	Dieta balanceada em nutrientes e indicada para indivíduos sem exigência de modificações alimentares específicas.
	 
	Dieta que facilita a digestão onde todos os alimentos são modificados por cozimento ou mecanicamente (triturados, ralados, moídos) para abrandar as fibras.
	 
	Dieta balanceada em nutrientes, mas com modificação das características físico-químicas, para atender às necessidades específicas dos indivíduos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201293954)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As etapas relacionadas à nutrição humana são imprescindíveis para que haja o correto aproveitamento dos nutrientes presentes nos alimentos. A formação do bolo fecal representa a última etapa relacionada à nutrição humana que é fundamental para:
		
	
	Manutenção do catabolismo.
	 
	Excreção dos resíduos alimentares não digeridos e não aproveitáveis.
	
	Manutenção do anabolismo.
	
	Excreção dos resíduos alimentares digeridos.
	
	Absorção dos nutrientes.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201347792)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O diabetes mellitus não tratado adequadamente pode levar a várias complicações a longo prazo, que interferem na qualidade de vida do paciente. Assim, o controle glicêmico é de extrema importância, sendo a terapia nutricional imprescindível neste controle. Em relação à terapia nutricional no paciente diabético, leia as afirmativas abaixo:
I- Deve ser evitada a ingestão de alimentos ricos em açúcar, mel e refrigerantes.
II- O tratamento do paciente diabético deve ser realizado por equipe profissional multidisciplinar: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física.
III- As proporções de carboidratos e gorduras da dieta devem estar de acordo com o controle metabólico individual.
IV- Em relação ao consumo de gorduras e bebidas alcoólicas não há restrição para o paciente diabético, estando o consumo liberado.
 Marque a opção CORRETA:
		
	 
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão incorretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e IV estão incorretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201347909)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O enfermeiro deve conhecer todas as complicações que a Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG), pode desencadear. O cuidado nutricional adequado da gestante contribui para o bom resultado da gestação e reduz o risco de ocorrência de:
		
	 
	Prematuridade e baixo peso.
	
	Icterícia.
	
	Hiperglicemia.
	
	Macrossomia.
	
	Hipoglicemia.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201347714)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Uma adolescente resolveu adotar uma dieta hipocalórica, ficando muitas vezes em jejum. Devido à continuidade da dieta, cada vez mais restrita, os pais começaram a perceber, mesmo que de forma tardia, a alteração no comportamento alimentar da adolescente, associando à prática de exercícios físicos diários e à distorção da imagem corpórea. Entretanto, somente quando a adolescente sofreu um desmaio na escola apresentando odor ácido (de acetona) na sua respiração (halitose ácida), foi encaminhada para o serviço de psicologia com diagnóstico de anorexia nervosa. Sobre o caso clínico responda: a) Por que esta paciente apresentou halitose ácida? b) Relacione anorexia nervosa na adolescência com osteoporose.
		
	
Resposta: a)devido a falta de alimentação o nivel de acetona fica elevado, liberando entao o mau halito. b)a anorexia nervosa esta relacionada a nao ingesta de nutrientes, como calcio, ferro, o que é necessario para a contribuição para o PMO e evitando então a osteoporose.
	
Gabarito: a) Devido à dieta hipocalórica e ao jejum, ocorreu a formação excessiva de corpos cetônicos, como a acetona. b) ingestão dietética reduzida + exercício físico=perda de peso (massa gorda) que leva à diminuição no % gordura corpórea desencadeando uma hipoestrogenemia, amenorréia e prejuízo na maximização do pico de massa óssea.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201347893)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Várias são as tentativas de fornecer, por meio da dieta, a quota de ferro necessário na infância. A multimistura tem sido utilizada como uma estratégia para aumentar o aporte de ferro na alimentação de crianças carentes. Com relação à multimistura, leia as afirmativas abaixo: 
I Os nutrientes presentes na multimistura são prontamente absorvidos e aproveitados pelo organismo, uma vez que esta não apresenta antinutrientes, como fitatos e oxalatos, que poderiam interferir na absorção dos nutrientes presentes.
II As multimisturas são alimentos não-convencionais de origem vegetal que trazem quantidades relevantes de minerais e também de antinutrientes.
III Ao usar a multimistura, deve-se orientar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C para potencializar a absorção dos minerais, especialmente de ferro.
IV As multimisturas são oferecidas em pequenas quantidades ao dia, com o intuito de fornecer os minerais e vitaminas que são perdidos durante o processamento ou beneficiamento de alimentos.
Marque a opção CORRETA:
		
	 
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201303591)
	Pontos:0,0  / 1,5
	Um adulto, de 29 anos, possui uma estatura de 1,78 m e perdeu 28 kg nos últimos 3 anos após uma reeducação alimentar e a prática regular de exercícios. Considerando que o peso atual do paciente é de 75 kg. Calcule o IMC anterior e atual do paciente, classificando o estado nutricional adequadamente em cada fase.
		
	
Resposta: peso atual 75/3.56= 21 (normal) peso anterior 75/3.56=28 (sobrepeso)
	
Gabarito: O peso anterior do paciente é de 103 kg com IMC de 32,6 sendo anteriormente classificado como obesidade grau 1. Atualmente, com o peso de 75 kg, o IMC está em 23,7 sendo classificado em eutrofia (normalidade).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201294535)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O índice de massa corporal (IMC) é uma medida muito utilizada no diagnóstico nutricional, estando associado ao risco de desenvolvimento de doenças. Um paciente com IMC maior ou igual a 30 Kg/m2 pode ter maior risco de desenvolver várias doenças. A alternativa que NÃO apresenta uma doença que pode acometer este paciente é:
		
	
	hipertensão.
	
	obesidade.
	 
	síndrome metabólica.
	 
	artrite reumatóide.
	
	diabetes.

Outros materiais